Como Começar Bem O Novo Ano?

Como Começar Bem O Novo Ano?
Texto: Isaías 42:9
Introdução: Aqui estamos, mais uma vez - no início de um ano novo - um momento para reavaliações e uma temporada de novos começos.

Quantas vezes na vida nós começamos um novo ano sem perceber os objetivos que definimos no ano que passou ou mesmo reservamos tempo para avaliar por que esses objetivos não foram alcançados?
Nós não podemos viver nas bênçãos de ontem nem devemos debruçar sobre os fracassos e as decepções de ontem.

Este é um tempo para esquecer o passado e seguir em frente para o presente e o futuro.
Filipenses 3:13-14 “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus”.

Muitas pessoas em todo o mundo estão em processo de fazer resoluções de Ano Novo, das quais muitas delas nunca vão acontecer.

Para nós, como cristãos que creem na Bíblia esta é uma oportunidade de olhar para trás em relação ao ano passado, para ver se fomos capazes de fazer todas as mudanças desejadas que nos propusemos a fazer.

· O início de um novo ano pode ser um tempo de novos começos para nós.
· É um momento de olhar para frente com um senso de antecipação e entusiasmo para as coisas novas que Deus quer fazer em nossas vidas.
· É um tempo de estabelecer novos objetivos e pôr em prática as coisas que temos proposto fazer.
· Pode ser um tempo de novos começos para cada um de nós.

No Senhor cada dia deveria ser um dia de novos começos, mas podemos olhar para esta época como um tempo para refletir e reavaliar onde estamos e para onde estamos indo em Deus.

2 Coríntios 4:16b “mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.

Eu creio que Deus quer criar um sentido de novidade em nossas vidas.

Eu creio que é sempre o desejo de Deus que sejamos preenchidos com uma sensação de novidade e frescor do que Ele deseja e quer fazer em nossas vidas. Ele deseja muito que sejamos cheios com um renovado sentido de propósito e destino. Isto é o que é realmente necessário para que possamos começar bem o novo ano.

Isaías 43:18-19 "Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova; agora está saindo à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo”.

Ao longo dos anos eu tive um monte de objetivos realizados e um monte de fracassos e objetivos não alcançados também.

A coisa bonita sobre ser um cristão e conhecer o Senhor é que não temos de viver nossas vidas com culpa e condenação por nossas falhas e metas não alcançadas.

Nós temos a oportunidade de limpar o quadro e começar de novo. Deus não usa nosso passado contra nós enquanto nos arrependemos sinceramente e avançamos continuamente em direção ao alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Nós somos uma nova criatura em Cristo todos os dias de nossas vidas.

2 Coríntios 5:17 “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”

I. Como o Novo de Deus e a Revelação Vem?

1. O novo vem, quando deixamos o passado para trás.
Não importa o quão miseravelmente falhamos na vida ou no nosso cristianismo, o desejo de Deus para nós é receber o Seu perdão e seguir em frente.

Salmos 103:12 “Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões”.

Insistir reviver o passado é como o ar que se move através de um filtro sujo. Mesmo que algo novo e fresco entra no filtro; sai sujo e contaminado por causa da sujeira que flui.

Tome Jonas como exemplo. Amuada decepção de Jonas veio de uma falta de imaginação, uma falha do coração. Ele não tinha ideia do que Deus estava fazendo - a grandeza do seu amor, sua misericórdia e salvação.

Ele tinha reduzido a sua vocação ao seu próprio desempenho - ele estava no lugar certo, fazendo a coisa certa - mas ele interpretou tudo através de suas ideias, seus desejos.

Muitas vezes, nós também estamos no lugar certo, na hora certa, mas porque estamos focados em nós mesmos, perdemos as coisas novas que Deus quer fazer através de nós e para nós.

Nossas próprias ideias e desejos ficam no caminho e perdemos totalmente o que Deus está tentando dizer e fazer.

Um dos princípios de Deus sobre coisas novas é esquecer o passado e não andar em condenação e culpa, mas sim caminhar na liberdade e na liberdade de Seu perdão.

Romanos 8:1-2 “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte”.

Se Ele se esqueceu de nossos pecados passados, fracassos e derrotas, nós também devemos esquecer e seguir em frente com as coisas novas que Ele deseja fazer em nossas vidas.

2. O novo vem quando temos fome e sede.
Mateus 5:6 “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos”.
Testemunho pessoal: Quando adolescente eu tinha uma fome extrema e sede de Deus e Sua palavra e Seu propósito em minha vida. Como resultado, eu estava cheio com uma enorme sensação de novidade.

3. O novo vem quando permitimos Deus renovar nosso espírito.
Entre em contato com o que Deus quer fazer em sua vida, e não o que você quer.

Davi orou a Deus para criar um coração puro e renovar nele um espírito reto. Esta deve ser a nossa atitude de coração.

Salmos 51:10 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável”.

Deus só pode criar um sentido de novidade quando entregamos a Ele com o coração aberto e contrito.
Não seja apegado à sua identidade - Deus quer mudar continuamente a sua identidade, para que você seja cada vez mais conforme à Sua imagem. Estou convencido de que uma das razões que muitas pessoas não mudam tanto quanto eles gostariam; é porque elas não estão dispostas a deixar ir a sua identidade - uma identidade que é embrulhada em os pecados do passado.

O clamor do nosso coração deve ser para Deus criar continuamente um novo coração dentro de nós e renovar continuamente o nosso espírito nele. Ao fazermos isso, ele vai nos colocar na posição correta para Deus falar e criar coisas novas em nossas vidas.
• É preciso uma visão restaurada e renovada para avançar em Deus.
• Isto significa gastar tempo com Deus, para que Ele possa renovar e fortalecer nossas vidas.
• Ter o Espírito Santo revelando coisas novas, só é possível quando esperamos em Deus e permitimos que Ele fale ao nosso espírito.

Isaías 40:31 “mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão”

Aprenda a esperar em Deus com a expectativa de nova revelação e entendimento de qual é Seu desejo para você. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam.

III. Quatro Maneiras De Começar Bem O Seu Novo Ano

1. Confie no Espírito Santo para ajudá-lo e equipá-lo.
Colossenses 1:29 “para isso também trabalho, lutando segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente”.

Poderosamente - dunamis, é poder milagroso - em si um milagre
A principal razão porque os incrédulos têm dificuldade em cumprir suas resoluções de Ano Novo é porque eles estão tentando em suas próprias forças.

Romanos 8:11 “E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita”

Como cristãos, Deus nos deu o Espírito Santo e todas as coisas que dizem respeito à vida e à piedade.
Portanto, uma nova esperança vem com novos desafios e metas, porque todas as promessas de Deus são sim e amém!

2. Construa sobre os sucessos do passado e aprenda com os erros do passado.
Grandes realizações são muitas vezes tentadas, mas apenas ocasionalmente atingidas. Aqueles que os alcançam são geralmente aqueles que falharam muitas vezes antes. As falhas são apenas testes temporários para nos preparar para triunfos permanentes.

Filipenses 3:16 “Mas, naquela medida de perfeição a que já chegamos, nela prossigamos”

Nós todos temos falhas em nossas vidas. É o que fazemos com elas e como reagimos a elas é que faz a diferença.

A nossa forma de lidar com o fracasso pode determinar como nós mantemos a motivação.
Alguém disse que uma pessoa bem-sucedida falha duas em cada cinco vezes, enquanto a pessoa vencida falha três em cada cinco vezes. Não é uma grande diferença.

Precisamos olhar para o quanto nós perdemos o alvo e, em seguida, fazer os ajustes necessários que nos ajudarão a atingir o alvo mais perfeitamente nesse ano.

· Devemos pensar em um objetivo como um alvo. Alguém disse: "Eu prefiro tentar fazer algo grande para Deus e falhar, do que não fazer nada e ter sucesso"

3. Defina novos objetivos.
Provérbios 29:18 Onde não há visão ou revelação, o povo se corrompe; mas feliz é aquele que guarda a lei.

Sem visão e direção você vai arrematar todas as restrições e não atender a essas áreas de mudança que o Senhor quer trazer para suas vidas.

Quais são seus objetivos para esse ano?

Encorajo você a pensar sobre quais são seus objetivos para esse ano e anotá-los.
· Faça uma lista de áreas que você quer vitória durante o próximo ano.
· Faça uma lista de áreas que você quer ser mais diligente.
· Faça uma lista de novas áreas e experiências que você deseja.
· Faça uma lista de novas áreas nas quais você quer se comprometer com ou comprometer-se a.
· Faça uma lista do que você quer que Deus faça em sua família.
· Torne-se responsável perante alguém nas áreas que você está buscando mudança e novidade.

Filemom 1:6 “para que a comunicação da tua fé se torne eficaz, no pleno conhecimento de todo o bem que em nós há para com Cristo”

4. Espere o Espírito Santo trazer novos começos.
Devemos ter uma grande expectativa em nossos corações que coisas novas e novos tempos vão irromper em nossas vidas, porque esta é a vontade de Deus em nossa direção. É apenas uma questão de concordar com a vontade e o propósito de Deus para as nossas vidas.

Filipenses 1:6 “tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus”

Pr. Aldenir Araujo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Como Começar Bem O Novo Ano? Reviewed by Aldenir Araujo on terça-feira, janeiro 05, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.