A Verdade Sobre o Caminho de Volta Para Canaã

A Verdade Sobre O Caminho De Volta Para Canaã
Texto: Gênesis 13:1-4

Introdução: Em Gênesis 12:10-20, Abrão é visto deixando Canaã (A terra prometida) durante um período de fome para ir ao Egito (a imagem do mundo). O texto nos diz que para chegar ao Egito a partir de Canaã, Abrão teve que "descer", 12:10.

Sempre que um crente deixa o lugar onde Deus o colocou, ele pega um caminho descendente. Isto é visto nas ações de Abrão enquanto no Egito.
1. Ele mentiu sobre Sarai, 12:12, 18
2. Ele a encorajou a cometer o mesmo pecado, 12:12
3. Ele tornou-se autocentrado, 12:14
4. Ele criou o potencial para os outros cair em pecado, 12:14-15
5. Ele deixou o Egito pior do que o encontrou, 12:17
6. Ele arruinou o seu testemunho aos olhos dos egípcios, 12:19-20.

Para dizer o mínimo, a viagem de Abrão ao Egito foi um desastre!

No entanto, eu estou contente de informar a você que nenhum fracasso precisa ser permanente na caminhada de fé!

O versículo um do nosso texto nos diz que Abrão "subiu do Egito". Enquanto ele tinha tomado um caminho descendente para entrar no Egito, ele tomou um caminho para cima para sair daquele lugar.

São os passos que Abrão deu para chegar de volta a Canaã que me interessam esta noite. Porque é possível para o santo rebelde voltar ao lugar da bênção, mas existem alguns requisitos que devem ser preenchidos pelo santo que está retornando.

No capítulo 12, nós observamos a verdade sobre o caminho para o Egito. Hoje à noite, eu quero compartilhar com vocês a verdade sobre o caminho de volta para Canaã.

I. Envolve Remoção. V. 1-2

A. Ele removeu a sua pessoa do Egito - Abrão separou-se do Egito. Ele colocou distância entre ele e aquele lugar.
1. A separação é um requisito para aqueles que desejam caminhar na bênção e no poder de Deus, 2 Coríntios 6:17, Hebreus 12:1
2. Considerando a ira do Faraó, foi pura graça que Abrão foi autorizado a deixar o Egito depois de tudo, 12:18-20! Assim é com o santo rebelde. Se Deus nos desse o que merecemos, Ele iria nos matar em nossos pecados. Ele nos disciplina, Hebreus 12:6-12. Mas, graças a Deus, Ele sempre nos trata com amor e graça.

B. Ele removeu suas posses do Egito - Ele não permitiu que nada do que possuía fosse deixado à disposição daquele sistema perverso. Ele levou seus recursos com ele quando ele voltou para o lugar de bênção.
1. Muitos cristãos gostam de falar sobre viver para o Senhor, mas eles gastam mais de seus recursos em prazeres mundanos do que comprometer ao controle do Senhor e Sua obra. Gostaria apenas de lembrá-lo que o Senhor abençoa em proporção direta à nossa doação, Malaquias 3:8-10; Lucas 6:38.

C. Ele removeu seu potencial do Egito - Ele tomou Sarai com ele quando deixou o Egito. Ela guardava dentro dela a chave para as promessas de Deus. Ele sabia que Deus queria crescer sua família em Canaã e não no Egito. Canaã era o lugar onde Deus havia prometido se encontrar com eles e abençoá-los.
1. O Senhor quer mais do que nossas pessoas e nossos recursos, Ele também quer nossos futuros colocados à sua disposição, Romanos 12:1-2.

II. Envolve Voltar. V. 3-4

A. Para o lugar de adoração a Deus - Ele deixou o Egito e pegou o caminho de volta para Betel, "casa de Deus", e "o lugar do altar", v 4. Quando Abrão estava no Egito, não havia altares, não houve oração e não havia nenhuma palavra do Senhor.
1. O filho de Deus nunca estará realizado até que ele ou ela volte para o lugar onde Deus pode ser encontrado.

B. Para o lugar do trabalhar de Deus - Abrão voltou para o lugar onde Deus já havia trabalhado em sua vida. O Senhor sempre será encontrado no lugar onde o deixamos.
1. Muitos do povo do Senhor precisa voltar para seus altares e para o lugar onde eles se afastaram de Deus. Ele está esperando para encontra-lo e abençoá-lo novamente!

C. Para o lugar da vontade de Deus - Abrão voltou para o lugar onde Deus o enviou. Canaã representava a perfeita vontade de Deus para Abrão.
1. O lugar onde Deus pode abençoar lhe muito, é o lugar onde Deus coloca você! Ele vai dar-lhe um monte de corda, mas no final, se você quiser as bênçãos dele em sua vida, você deve estar naquele lugar perto dele. Moisés - Êxodo 3:21

III. Envolve Renovação. V. 3-4

A. Ele renovou sua devoção a Deus - Abrão voltou para o lugar para o altar. Parece haver uma renovação do desejo de estar na presença de Deus. Ele voltou para o altar!
1. Há algo fundamentalmente errado quando um crente não possui o desejo de adorar o Senhor. Isto é verdade tanto em privado ou publicamente. Deus quer que estejamos em uma condição em que adorá-lo é uma prioridade em nossas vidas, João 4: 23-24; Hebreus 10:25.
2. Nós nos esquecemos que o altar é na igreja! É um lugar de sacrifício; de buscar o Senhor; de arrependimento; de entrega; de ação de graças; de perdão, tanto de dar como receber; de súplica; de louvor e adoração! Que o Senhor nos ajude a lembrar o caminho até lá e como usar o altar para a Sua glória!

B. Ele renovou sua dependência de Deus - Abrão "invocou o nome do Senhor..." Abrão agora está saindo do Egito e ele faz o que deveria ter feito em primeiro lugar, Gênesis 12:10, ele confia no Senhor.
1. Em vez de procurar aqui e ali para a ajuda que precisamos, o Senhor quer nos caminhemos em total dependência dele. Ele deseja nossa fé e honrará a fé genuína através das suas provisões, Mateus 6:25-34

C. Ele renovou sua dedicação a Deus - O que aconteceu no coração de Abrão que o levou a voltar ao lugar onde Deus havia tratado com ele? As frases "ao princípio" e "dantes" sugere que Abrão experimentou uma renovação do seu "primeiro amor".
1. O que aconteceu na vida deste homem é o que precisa acontecer na vida de muitos dos filhos de Deus, esta noite! Muitos têm permitido que as chamas do amor se torne meras brasas. Precisamos de um avivamento! Precisamos voltar ao primeiro amor com Jesus! Apocalipse 2:1-7
2. Os dias passados ​​fora da comunhão com Deus são "madeira, feno e palha". Eles são desperdiçados e nunca podem ser recuperados!

Conclusão: Gostaria de saber quantos tem coragem de admitir que estão mais "para baixo" do que "para cima" na sua caminhada com o Senhor? Quando estamos indo para baixo espiritualmente, o Senhor não pode abençoar e usar-nos como Ele deseja. Precisamos dar os mesmos passos que Abrão deu e voltar novamente.

Eu não sei onde você está espiritualmente esta noite, mas eu sei que se você precisa vir diante do Senhor para buscar o Seu perdão, amá-Lo, e agradecer a Ele, para orar por um ente querido perdido, ou por qualquer motivo, Ele terá prazer em encontrá-lo aqui se você vier.

Que possamos determinar em nossos corações que o Egito não é lugar para nossa habitação e que nós vamos voltar para Canaã, custe o que custar!

Pr. Aldenir Araujo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem