Abundantemente Rico, Tragicamente Pobre

Abundantemente Rico, Tragicamente Pobre
Texto: Marcos 10:17-22

Introdução: Vivemos em um mundo onde grande ênfase é colocada na posição social. Nós geralmente somos medidas pelo nosso status financeiro e social. A maioria acredita que o sucesso envolve grandes contas bancárias, acompanhados por uma vida de poder e prestígio. As pessoas já não são julgadas pelo caráter e integridade, mas pelo que elas possuem e os cargos que ocupam.

Nosso texto revela uma jovem, que pelos padrões dos nossos dias, tinha tudo. Ele era rico, bem conhecido, e influente. No entanto, Jesus considerou-o sem a única coisa que importa mais, o que garante a vida eterna!

Você já desejou uma vida de luxo? Você já sentiu que sua vida não é bem-sucedida?
Você está constantemente buscando mensurar os padrões estabelecidos pelo mundo em que vivemos? Quando olhamos para esta passagem, compare sua vida com este jovem. Você pode encontrar-se faltando, ou você pode ser muito mais rico do que você imagina! O homem só vê a aparência, mas Deus vê o coração. As coisas nem sempre são como parecem. Eu quero examinar as qualidades que este jovem possuía enquanto nós consideramos o pensamento: abundantemente rico, tragicamente pobre.

I. Ele Estava Procurando. v. 17

"E quando ele tinha saído pôr a caminho, veio alguém correndo, e ajoelhou-se para ele e perguntou-lhe: Bom Mestre, que devo fazer para que eu possa herdar a vida eterna?"
1. Primeiro de tudo, precisamos entender a posição do homem. Nosso texto, bem como os Evangelhos de Mateus e Lucas, nos diz que ele era rico. Mateus 19:22 revela que ele era jovem, e Lucas 18:18 nos diz que ele era um governante.
2. Ele tinha se tornado muito bem-sucedido na vida. Ele parecia ter tudo, juventude, riqueza e poder. Estas são coisas que a maioria das pessoas deseja. Mesmo com tudo isso, havia algo faltando. Sua vida tinha um vazio com necessidade de enchimento. Encontramo-lo em busca de uma coisa para tornar sua vida completa.
3. Há um senso de urgência sobre ele. Ele veio correndo para Jesus na esperança de encontrar o que lhe daria a paz em sua alma. Ele tinha tudo o que se desejaria aproveitar a vida, mas ele não estava preparado para morrer. Ele tinha obtido riqueza e poder e ainda assim ele não estava satisfeito.
4. Pode haver alguém aqui hoje como ele estava. Você pode ser muito bem-sucedido na vida, gozando de boa saúde, muito dinheiro, um bom trabalho, mas você não possui a verdadeira paz. Se você está à procura de paz em sua alma, ela pode ser encontrada em Jesus. Só Ele pode satisfazer o anelo da alma.

II. Ele Era Leal. v. 19-20

"Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, lhe replicou: Mestre, tudo isso tenho guardado desde a minha juventude".
1. Ele estava vivendo uma vida boa e moral. É possível que ele era um governante na sinagoga. Ele havia seguido a expectativas que a religião exigia. Ele havia guardado os mandamentos desde a sua juventude.
2. Ele estava contando com boas ações e vida limpa e moral para garantir a sua salvação. Mateus 19:20 “Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado; que me falta ainda? ” O rico, jovem príncipe estava confuso e angustiado. Em sua mente, ele tinha feito tudo o que era necessário para ser aceitável a Deus.
3. É evidente que nossas igrejas estão cheias de pessoas leais. Há muitos, como ele era, fiéis em frequentar a igreja. Eles vivem uma boa vida e presume que é suficiente. Isto é duro, mas é verdade: o inferno vai estar cheio de boas intenções. Mateus 7:21-23 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. A salvação não é obtida através de ser membro de uma igreja, recitar as Escrituras, boas obras ou uma vida moral; mas por meio da fé no Senhor, Jesus Cristo. Você pode ser leal à igreja, mas deve haver um relacionamento pessoal com Cristo. Necessário vos é nascer de novo!

III. Ele estava em falta. V. 21

"E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me".
1. Ele tinha um currículo impressionante. Ele era um homem de riqueza e posição. Ele certamente era bem estimado por aqueles que o conheciam. Ele era provavelmente causava inveja em muitos. Ele deve ter pensado que a vida era boa. Em meio a todo esse sucesso, ele descobriu que lhe faltava algo.
2. Nossa aceitação ao Senhor não é baseada em realizações terrenas. Nosso status na sociedade não tem nada a ver com a salvação. É um dom gratuito de Deus que deve ser aceito com um coração aberto. Exteriormente pode parecer que temos tudo em ordem, mas Deus conhece o coração. Se você está confiando em membros da igreja, boas obras, ou em outras coisas para chegar ao céu, está lhe faltando algo também.
3. Ele tinha religião, mas nenhuma relação. Ele era um líder, mas não tinha Senhor. Jesus estava interessado em uma vida que se rendesse. Suas riquezas ficaram no caminho da salvação.
4. Deus não espera que você liquide seus bens e dê tudo para a igreja, mas Ele espera uma vida de renúncia. Isto exige obediência. Devemos tomar a nossa cruz e segui-Lo. Qualquer coisa que se interpõe entre você e Jesus deve ser abandonado. Marcos 8:36 “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ” Sem rendição completa, (negar a si mesmo, tomar a nossa cruz e seguir a Jesus), você vai estar em falta diante do Senhor!

IV. Ele Estava Perdido. v. 22

"Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitos bens".
1. Aqui está a grande tragédia desta passagem. Ele tinha conhecido Jesus e aprendeu o caminho para a vida eterna. Ele escolheu agarrar a vida que ele tinha. Ele escolheu as posses terrenas sobre Jesus.
2. Ele enfrentou uma escolha, assim como nós. Você pode ter que escolher sobre o dinheiro, o pecado, os prazeres da vida, a família, ou amigos. No entanto, antes de decidir, deixe-me perguntar uma coisa: essa escolha vale a sua alma? Não há nada que vale a pena negociar sua alma em troca.
3. Eu não encontro nenhum registro deste homem, depois deste dia. Vamos supor que ele viveu uma vida longa e próspera. Houve um dia, no entanto, que a morte começou a chegar ao seu corpo. Sua juventude foi embora. Sua posição de autoridade teria sido entregue a outra pessoa. Toda a riqueza que ele tinha acumulada não poderia prolongar sua vida; ele não poderia comprar um segundo de tempo. É possível, que deitado em seu leito de morte, ele considerou a conversa com Jesus anos antes? Quando ele fechou os olhos na morte, ele encontrou-se no inferno porque ele tinha escolhido status sobre a salvação. Tudo o que ele tinha se tornou nada. Não seja como o jovem rico. Há esperança para você hoje!
4. Este é um relato trágico nas Escrituras, mas não tem que terminar desta forma. No meio de tal tragédia, há esperança. Por último observe:

V. Ele Era Amado. V. 21

"E Jesus, olhando para ele, o amou".
1. O jovem estava focado em sua riqueza e posição. Ele queria ter a certeza da vida eterna, mas ele não estava disposto a entregar-se, a fim de seguir a Jesus. Isso é trágico porque Jesus o amava. Certamente Jesus conhecia o seu coração. Ele sabia que o jovem rico, governante não tinha real desejo de seguir a Cristo, e ainda assim ele o amava de qualquer maneira. Este jovem se afastou de salvação sendo amado por Jesus.
2. Você é amado também. Você pode estar vivendo a vida e procurando tudo o que este mundo pode oferecer. Seu foco pode ser consumido com o desejo de obter mais do que você possui atualmente. Você talvez não tenha dado qualquer pensamento para Jesus ou a condição eterna de sua alma. Independentemente de onde você está na vida ou como você se sente a respeito de Cristo, por favor, saiba que você é amado por Ele. Romanos 5:8, “Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós”. Ele deseja salvá-lo hoje.

Conclusão: Você está procurando por esse meio de paz e conforto que este mundo não tem sido capaz de fornecer? Eu acredito que você já percebeu que a frequência à igreja e a vida moral não são suficientes. Eles são bons e devemos ser fiéis em ambos, mas eles não podem salvar. Você já percebeu o que está faltando?

Se assim for, você não tem que continuar nesse estado. Se você está confiando em outra coisa, e não no sangue derramado de Jesus, venha a Ele hoje e receba a salvação. Toda a riqueza e influência nesta vida não pode evitar a morte e não pode assegurar a salvação.

Pr. Aldenir Araujo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem