Jesus: O Nome Que Eu Gosto De Ouvir

Jesus: O Nome Que Eu Gosto De Ouvir
Texto: Mateus 1:18-25
Introdução: "Precioso para mim é Jesus" - Um dos meus hinos favoritos! Ele exalta o Nome que Deus disse que está "acima de todo nome".

Os nomes em nossos dias não significam muito. Os pais escolhem os nomes para os seus filhos, por muitas razões. Alguns são diferentes; outros são estranhos; alguns são escolhidos para homenagear alguém; ou às vezes o nome da criança é de um membro da família. Mas, na maioria das vezes, não há nenhum significado especial por trás da escolha de um nome.

Nos tempos bíblicos, as coisas eram diferentes. Os nomes eram dados por uma razão. Os nomes queriam dizer alguma coisa e as pessoas muitas vezes viviam de acordo com seu nome. Jacó - "Enganador"; Davi - "Amado"; Abraão - "Pai de multidão"; Moisés - "Tirado das águas"

Hoje eu quero considerar o nome mencionado no versículo 21. O anjo ordenou a José o nome do bebê que Maria daria à luz; Jesus. Por quê? Esse nome poderia descrever em detalhe a totalidade de tudo o que Jesus vinha a fazer.

Eu gostaria de observar o nome de Jesus e dizer-lhes que: "Jesus: o nome que eu gosto de ouvir" 

I. Esse Nome Declara Sua Identidade

O nome Jesus significa "Jeová é salvação". Era um nome muito comum naquela sociedade.

Jesus pode ter tido um nome comum, mas Ele não era um bebê normal. Seu nascimento foi normal, mas a sua concepção foi tudo, menos normal, Lucas 1:26-38. Jesus era um bebê humano real, mas Ele também era Deus em carne, João 1:1; 14.

Quando Jesus nasceu em Belém, Deus veio à terra para viver entre os homens - Filipenses 2:5-8!
As implicações disso! O Criador se tornou dependente da criatura!

Quando falamos do Jesus da Bíblia, estamos nos referindo a Deus em carne e osso!

II. Esse Nome Declara Suas Intenções

Seu nome significa "Jeová é salvação". A palavra "salvação" nos diz o que Jesus veio a este mundo realizar. Ele veio para "salvar o seu povo dos seus pecados", v. 21.

A palavra "salvar" significa "manter sãos e salvos, resgatar do perigo ou destruição". Como Jesus faria isso? Ele nos diz em suas próprias palavras, Marcos 10:45. Jesus veio a este mundo para um único propósito e esse propósito foi o de morrer na cruz pelos pecadores, Filipenses 2:8b; João 18:37. (Filipenses 2:8b, "até mesmo a morte de cruz" - Isaías 53:4-6; Salmos 22: 1; 12-18) Até mesmo a grande missão do Senhor, Lucas 19:10, revela suas intenções.

Apesar de tudo o que Ele fez enquanto esteve aqui, seu objetivo principal ao vir a este mundo foi para que Ele pudesse morrer por seu povo.

III. Esse Nome Declara Seu Empobrecimento

O nome "Jesus" é o nome humano do nosso Senhor. A Ele é dado muitos nomes na Bíblia. Alguns. Mas o nome "Jesus" é o nome que o identifica com as próprias pessoas que Ele veio salvar, Filipenses 2:5-8. Ele era todo Deus; mas, Ele ainda era todo homem também! (E Ele ainda é!)

Imagine isso; o Senhor da glória veio a este mundo. Ele não veio como um Rei, mas como servo humilde. Ele não nasceu em um palácio, mas numa manjedoura. Jesus compreendeu a pobreza, Mateus 8,20; cansaço, João 4:6; Mateus 8.24; fome, Mateus 4:2; rejeição, João 1:11, João 19:10; solidão, João 6:15; Mateus 26:29; tentação, Mateus 4: 1-11; e o resto das provações da condição humana.

Ele suportou tudo o que Ele suportou para que pudesse identificar-se conosco, nos entender, e ser capaz de nos consolar em nossas provações, Hebreus 4:15-16.

IV. Esse Nome Declara Sua Individualidade

Como eu disse, havia muitas crianças naquele tempo com o nome de Jesus. Mas, havia apenas um quem poderia ser chamado de "Emanuel"! (Versículo 23)

Milhares de bebês estavam no mundo no mesmo ano, mas apenas um deles iria crescer para ser o Salvador do mundo!

Depois de todos esses anos, Jesus ainda é o único. Ele é o único que pode salvar uma alma perdida, João 14:6; Atos 4:12.

A humanidade tem caído no profundo abismo do pecado. Enquanto ela está ali perecendo muitos salvadores andam por aí com os seus conselhos.
  • O legalista diz: "Você não deve cair em abismos"
  • O religioso diz: "Eu posso dizer-lhe como sair desse abismo e evitar outros abismos no futuro"
  • O pessimista diz: "Você vai morrer nesse abismo!"
  • O otimista diz: "Eu já vi abismos piores do que esse"
  • O realista diz: "Você precisa aceitar o seu abismo".
  • O espiritualista diz, "Não há abismo"
Mas, Jesus vem, e Ele diz: "Eu vou entrar no abismo com você e tirar você!" Isso é exatamente o que Jesus fez por você e eu, Salmo 40:1-3.

Jesus é o único que pode salvar a alma doente do pecado!

Conclusão: Jesus é o nome que eu gosto de ouvir! Em Jesus, vejo e ouço Sua encarnação, humilhação, crucificação, ressurreição, glorificação e Salvação. Você o conhece? Você quer conhecê-lo melhor? Precisa de agradecer a Ele?

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Jesus: O Nome Que Eu Gosto De Ouvir Reviewed by Aldenir Araujo on sexta-feira, outubro 16, 2015 Rating: 5

Um comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.