O Deus De Gideão É O Nosso Deus

O Deus De Gideão É O Nosso Deus
Texto: Juízes 7:1-8

Introdução: Muitas vezes o trabalhar, os métodos e os caminhos de Deus parecem não fazer absolutamente nenhum sentido. Parece não haver nenhum sentido ou razão de por que Deus faz as coisas da maneira que Ele faz. Vemos isso em Sua escolha de Israel para ser seu povo e a nação através de quem o Messias viria - Ele disse que não era por causa de sua grande força ou números que Ele escolheu Israel, mas por causa de sua pequenez e fraqueza.
 
Por causa do Seu amor e da aliança - Deuteronômio 4:37 “E, porquanto amou a teus pais, não somente escolheu a sua descendência depois deles, mas também te tirou do Egito com a sua presença e com a sua grande força”.
 
Ele escolheu Davi, com uma funda e uma pedra para salvar o seu povo do gigante Golias - 1 Samuel 17:40 “Então tomou na mão o seu cajado, escolheu do ribeiro cinco seixos lisos e pô-los no alforje de pastor que trazia, a saber, no surrão, e, tomando na mão a sua funda, foi-se chegando ao filisteu”.
 
O apóstolo Paulo foi o menor dos apóstolos e santos, contudo o mais poderoso dos pecadores - 1 Coríntios 6:4 “Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, constituís como juízes deles os que são de menos estima na igreja? ”
 
Efésios 3:8 “A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo”.
 
Gideão era o mais fraco dos fracos e mais pobres dos pobres - Juízes 6:15 “Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai”.
 
Muitas vezes, Deus espera até que cheguemos aos "300 de Gideão" para responder às nossas orações – fazer uma obra poderosa.

I. A Posição De Gideão. (v.1)

1. Acamparam junto a fonte de Harode. Eles estavam com muito medo porque eram superados em número pelos midianitas - 32.000 para uma "multidão numerosíssima". V. 12
2. Harode em hebraico significa; fonte de tremor, aflição.
3. Você está acampado junto à fonte do tremor e aflição hoje à noite? Esgotaram os seus recursos?
4. Esse é o tipo de lugar que Deus trabalha melhor - Isaías 59:19 “Quando o inimigo vier como uma inundação, o Espírito do Senhor levantará um estandarte contra ele”
5. O arraial de Midiã estava acampado perto do outeiro de Moré. Em hebraico Moré significa, chuva antecipada!
a. Ilustrar: Elias e a nuvem do tamanho da mão de um homem em 1 Reis 18:41-45.
6. Deus estava prestes a trazer a vitória - a chuva antecipada ia cair outra vez! Deus ia destruir os midianitas e mais uma vez derramar uma chuva que se transformaria em uma colheita.
7. Hoje temos a chuva serôdia - o poder do Espírito Santo!

II. O Poder De Gideão. (v.2)

1. O povo é muito. Gideão precisava encontrar Deus como sua fonte de poder e força. 32.000 era demais.
2. Não que Gideão não poderia derrotar os midianitas com esse número. É evidente que ele poderia.
3. Mas, Gideão, teria recebido a glória e não Deus (v.2).
4. A vida de fé não é para os fracos de coração (v.3).
5. 22.000 ainda era demais. 10.000 ainda era demais.
6. Deus então fez o incrível e provou a fé de Gideão (vv.4-7). Uma das lições mais difíceis que o povo de Deus parece ter dificuldade de aprender é que nós não podemos nunca fazer na carne o que Deus quer fazer no Espírito. Gideão teria usado seus 32.000, 22.000, 10.000 ou que teria sido uma vitória pela carne.
7. Seria preciso um milagre para derrotar aquele poderoso exército com apenas 300. Zacarias 4:6 – “Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos”.
8. O poder de Gideão não estava em si mesmo. Sua Fonte de poder era Deus. A sua fonte de poder e força veio daquele que chamou o mundo à existência e pelo poder de Sua palavra sustenta todas as coisas.
9. O povo é muito. É você já chegou aos seus 300? Deus suprirá o que quer que seja sua necessidade pelo Seu grande poder!

III. A Promessa de Deus a Gideão. (vv.7,8)

1. Deus fez uma dupla promessa maravilhosa a Gideão:
a. "Eu vos livrarei"
b. "Eu vou entregar os midianitas na tua mão"
2. Eu acredito que há alguém aqui nesta noite que Deus não só irá livra-lo da sua situação, mas vai entregar o inimigo em suas mãos – Ele tomará o que os "midianitas" fizeram para fazer-te mal, e transformará em bênção para sua vida.
a. Ilustrar: Êxodo 12:34-36 “Ao que o povo tomou a massa, antes que ela levedasse, e as amassadeiras atadas e em seus vestidos, sobre os ombros. Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e vestidos. E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, de modo que estes lhe davam o que pedia; e despojaram aos egípcios”.
3. Deus vai lhe dar de volta o que o inimigo roubou com juros e correção.
 
Conclusão: Agora note no versículo 8 que o arraial de Midiã estava agora embaixo no vale. Os dias do povo de Deus sendo "habitantes de cavernas e covas" estava no fim. Deus estava mudando o cativeiro do seu povo!
 
Pr. Aldenir Araújo

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem