Nem Tudo Que Reluz É Ouro

Nem Tudo Que Reluz É Ouro
Texto: Êxodo 32:1-14
Introdução: Nem tudo que reluz é ouro. Enquanto Moisés estava no Monte Sinai recebendo os Dez Mandamentos, algo terrivelmente errado estava acontecendo logo abaixo entre Arão e os israelitas. Eles haviam formado um bezerro de ouro para ser um objeto de adoração. Se não fosse a intercessão de Moisés, Deus teria destruído cada um deles. A partir desse relato, Deus deseja ensinar-nos que Ele e somente Ele é digno de adoração e também o valor da oração de intercessão.

I. Demora Não Significa Negação

1. "Quando o povo viu" - a decisão do povo de Deus de agir ao invés de seguir a vontade de Deus foi baseada no que eles podiam "ver" (v. 1).
a. Moisés estava na presença do único Deus verdadeiro.
b. Deus estava no processo de revelar Seu plano divino para o seu povo.
c. O que poderia ser mais importante do que esperar até que eles ouvissem de Deus?
1) Ilustrar: Abraão e Sara equivocadamente pensaram que Deus tinha esquecido da promessa de dar-lhes um filho, ou talvez haviam simplesmente esperado por muito tempo. Eles tomaram o assunto em suas próprias mãos, e hoje o mundo ainda está pagando o preço dessa decisão louca. Gênesis 16:1-12 “Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos. Tinha ela uma serva egípcia, que se chamava Agar. Disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de ter filhos; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos por meio dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Assim Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar a egípcia, sua serva, e a deu por mulher a Abrão seu marido, depois de Abrão ter habitado dez anos na terra de Canaã. E ele conheceu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. Então disse Sarai a Abrão: Sobre ti seja a afronta que me é dirigida a mim; pus a minha serva em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou desprezada aos seus olhos; o Senhor julgue entre mim e ti. Ao que disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está nas tuas mãos; faze-lhe como bem te parecer. E Sarai maltratou-a, e ela fugiu de sua face. Então o anjo do Senhor, achando-a junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur, perguntou-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vieste, e para onde vais? Respondeu ela: Da presença de Sarai, minha senhora, vou fugindo. Disse-lhe o anjo do Senhor: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo das suas mãos. Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, de modo que não será contada, por numerosa que será. Disse-lhe ainda o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e terás um filho, a quem chamarás Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição. Ele será como um jumento selvagem entre os homens; a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos”.
2. O povo disse a Arão, "faze-nos um deus que vá adiante de nós"
3. Depois de todos os milagres que tinham visto Deus fazer, eles ainda não tinham aprendido a lição de que era Deus conduzindo-os e não Moisés (v. 1). Basta olhar para o que eles viram Deus fazer:
a. Travessia do Mar Vermelho
b. Águas amargas tornaram doces
c. Maná caindo do céu
d. Codornizes
e. Água da rocha em Refidim
f. Derrota dos amalequitas
4. Eles deram seus brincos de ouro para Arão moldar o bezerro ídolo (v. 2,3). Se havia uma oferta para dar, deveria ter sido dada ao verdadeiro Deus.
5. No entanto, até este momento Deus não havia requerido uma oferta deles. Infelizmente, eles estavam dispostos a dar a um deus falso, mas não dariam a oferta de obediência ao Deus Único e Verdadeiro.
6. Quantas vezes o povo de Deus hoje, dão de seu tempo, esforço, lealdade e substância às coisas do prazer e interesse para nós, só para não ter mais nada para Deus?
7. Depois que Arão fez o ídolo, ele declarou: "Eis aqui, ó Israel, o teu deus" (v. 4). Como é triste que depois de tudo o que Deus tinha feito por eles, eles deram ao falso deus de ouro a glória de tirá-los para fora do Egito.

II. Demora Nunca É Uma Desculpa Para Diminuir A Glória De Deus

1. Arão não só cometeu o pecado de fazer um ídolo, ele construiu um altar a ele. O altar foi e é para ser:
a. Um lugar de culto
b. Um lugar de sacrifício
c. Um lugar de consagração
2. Ele proclamou que o dia seguinte era uma "festa ao Senhor." Note-se que ele estava dizendo que a festa era ao verdadeiro Deus. Sabemos disso porque ele usou o nome "Jeová", traduzido aqui "Senhor".
3. Na manhã seguinte, as pessoas fizeram oferendas ao Deus verdadeiro e, ao mesmo tempo comeram, beberam e folgaram (v. 6). Quando a Bíblia diz que "folgaram" é uma maneira de dizer-nos que eles estavam entregando-se a imoralidade sexual (ver versículo 25).
4. Quando tentamos misturar nosso próprio desejo egoísta de prazer com a adoração ao único Deus verdadeiro, é um culto contaminado e torna-se um mau cheiro nas narinas de um Deus santo! DEUS NÃO DIVIDE A SUA GLÓRIA COM NINGUÉM OU COISA!
5. Deus procura verdadeiros adoradores (João 4:23). Que Ele está "procurando" implica que os verdadeiros adoradores podem não ser muito fácil de encontrar. Ouça as palavras de Jesus: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem".
6. Você é um VERDADEIRO adorador?

III. Deus Mostrou Sua Misericórdia e Graça No Pronunciamento Do Juízo

1. Ele mostrou sua graça, quando Ele disse a Moisés para ir para baixo e ver o que as pessoas tinham feito enquanto ele estava com Deus (v. 7).
2. Deus poderia ter destruído o povo imediatamente, mas por misericórdia Ele estava dando a oportunidade a Moisés para interceder em favor deles. Basta olhar para as acusações nos versos 8 e 9:
a. Eles se desviaram rapidamente - muito tempo para eles, era apenas um curto período de tempo para Deus.
b. Eles desobedeceram ao "caminho que Deus ordenou"
c. Eles fizeram um ídolo.
d. Eles adoraram-no.
e. Eles sacrificaram a um ídolo.
f. Eles reconheceram o ídolo como seu deus.
g. Eles deram ao ídolo a gloria pela libertação do Egito.
h. Ele disse que eles eram um povo obstinado.
3. Deus não estava sendo injusto ou duro no decreto do juízo. Nunca se esqueça que Ele estava dando a Moisés a lei e sua promessa de bênção, enquanto eles estavam cometendo adultério espiritual. Deus desejava abençoá-los e torná-los uma bênção para o mundo em Seu plano de redenção.
4. Deus disse a Moisés: "Agora, pois, deixa-me, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma"
5. Oh, igreja, é uma coisa terrível cair nas mãos de um Deus irado. A Bíblia nos diz que Deus é um fogo consumidor. Se Deus quiser me consumir, eu quero que Ele me consuma em Seu amor, não em ira. Eu quero amar, confiar e ser obediente a Ele. Eu quero agradá-Lo com minha fé. Eu quero ouvi-Lo dizer um dia, "muito bem, servo bom e fiel"

IV. Israel É Introduzido A Bênção Da Intercessão

1. Ele disse que faria de Moisés uma grande nação.
2. Moisés sabia que esse não era o plano de Deus. Teria sido fácil dizer, "SIM!" E ter a honra de ser o pai de uma grande nação, mas em vez disso. . .
3. Moisés suplicou ao Senhor (v. 11).
a. A intercessão de Moisés pelo povo de Israel revela que Deus responde às orações de Seus servos fiéis e lhes permite compartilhar seus propósitos redentores.
b. Através da intercessão, nos tornamos colaboradores com Deus.
c. Dessa forma o destino de outros está em nossas mãos, como o destino de Israel estava nas mãos de Moisés.
d. A nossa sala de oração da igreja precisa ser uma sala de intercessão.
4. Moisés reconheceu que Arão havia falhado em reconhecer. Reconhecer a libertação, o poder e a força de Deus.
5. Moisés estava preocupado com a reputação de Deus entre os gentios (v. 12). O pecado do povo de Deus, não o ato de Deus, teria sido responsável pelo nome do Senhor ser caluniado.
6. Com que frequência nossos pecados trazem vergonha para a causa e o nome de Cristo em nossa comunidade? É por isso que nós devemos guardar cuidadosamente a nossa conduta. É por isso que a Bíblia coloca esses padrões elevados na liderança da igreja.
7. Ele implorou a Deus para mudar o veredito.
8. Ele lembrou Deus do pacto que fez com Abraão, Isaque e Israel. Deus fez um pacto com você e eu? SIM! Basta olhar para o que Deus prometeu:
a. Atos 16:29-34 “Tendo ele pedido luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Então lhe pregaram a palavra de Deus, e a todos os que estavam em sua casa. Tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes as feridas; e logo foi batizado, ele e todos os seus. Então os fez subir para sua casa, pôs-lhes a mesa e alegrou-se muito com toda a sua casa, por ter crido em Deus”.
b. Ezequiel 36:26 “Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne”.
c. Jeremias 31:34 “perdoarei a sua iniquidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados”.
d. Salmo 103:12 “Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões”.

V. A Oração Muda As Coisas

1. Moisés foi capaz, através da intercessão de mudar o veredito de Deus (v. 14).
2. A ORAÇÃO muda as coisas!
3. Deus não despreza a intercessão de um servo fiel. A súplica de um justo pode muito.
4. É um mistério insondável, Deus ser persuadido pela intercessão de um ser humano falível a alterar seu plano.
5. Deus se deleita em ser movido pelo amor, fé e orações de seu povo fiel. Ilustrar: Abraão intercedeu por Sodoma (Gênesis 18: 22-33).
 
Conclusão: Sobre o que você está orando? Não desista. A demora de Deus não significa a negação de Deus! Não mude de rumo como os israelitas fizeram quando ficaram impacientes e criaram o bezerro de ouro. Ele mantém a sua promessa - Sua palavra é a verdade. Apenas continue orando até que a luz ilumine o calabouço da sua vida!
 
Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nem Tudo Que Reluz É Ouro Reviewed by Aldenir Araujo on segunda-feira, setembro 14, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.