8 Passos Para A Prosperidade Espiritual

8 Passos Para A Prosperidade Espiritual
Introdução
A. Até onde eu me lembro, eu nunca ouvi falar de alguém que foi até o chefe e disse: "Eu preciso de um corte no meu salário. Você pode diminuir o meu salário?"
1. Em vez disso, a maioria das pessoas reconhecem que a prosperidade pessoal é uma coisa boa, quando usada corretamente.
2. 3 João 2
B. Mas como é que a sua alma prospera?
1. É o mesmo que a prosperidade física?
a. Existem moedas espirituais para serem colocadas num bolso espiritual?
b. Será que nós comercializamos em um mercado espiritual e acumulamos a justiça como o dinheiro no banco?
2. Não exatamente. Você não pode contar bens espirituais como se conta moedas na palma da sua mão.
a. E eles não são transferíveis ... Eu não posso pedir, pegar emprestado ou roubar seus bens espirituais e colocá-los na minha conta bancária celestial.
b. Observe o que Jesus disse em Mateus 6:19-20[post_ad]c. "Ajuntai para vós ..." - Sim, a prosperidade espiritual exige contabilidade espiritual pessoal, e é 100% segura.
C. Mas há algumas semelhanças entre a prosperidade física e a prosperidade espiritual.
1. No mundo físico, a prosperidade boa e moral é o resultado de certas disciplinas praticadas de forma consistente e de acordo com as leis econômicas estabelecidas por Deus.
2. Da mesma forma, a prosperidade espiritual é também o resultado da forma consistente como você molda sua vida para corresponder com as leis divinamente ordenadas.
D. Então, se você estivesse fazendo uma lista, quais seriam as ideias mais importantes para promover a prosperidade espiritual?
1. Muitos podem ter ideias diferentes sobre isso.
2. Deixe-me sugerir-lhe 8 conceitos chave - que vai ajudá-lo a alcançar a prosperidade espiritual.

I. Pensamento Correto

A. O primeiro passo em direção à maturidade espiritual é o pensamento correto.
1. E o tipo mais importante de pensamento correto envolve uma análise realista de si mesmo.
2. Isso significa que temos que olhar no espelho e ser completamente honesto. Sem mais jogos de culpa, sem complacência com a mediocridade ou auto ilusão sobre onde estamos no âmbito espiritual.
3. Tiago 1:22-25
B. Se uma pessoa quer ser verdadeiramente espiritual, ela deve primeiro reconhecer a impossibilidade absoluta de se tornar uma pessoa espiritualmente madura por seus próprios meios. Em outras palavras, você precisa de ajuda.
1. Deixe-me enfatizar este ponto. Quando você realmente começar a pensar com precisão sobre o seu estado de espírito, você vai perceber que não há nada que você pode fazer com seu próprio projeto ou plano para consertar o que está quebrado espiritualmente.
2. Nenhum de nós tem isso dentro de nós mesmos - não podemos fazê-lo por nós mesmos
3. O mundo diz que todas as respostas estão dentro de você. Enquanto a pessoa acredita nessa mentira, ela vai continuar pisando em areia movediça e é apenas uma questão de tempo antes que ela afunde em um abismo de miséria humana e destruição.
4. Mas a boa notícia é esta: Deus te ama tanto que Ele deu a você tudo o que você precisa para ter o problema corrigido - Ele deu-lhe um roteiro para ajudá-lo a superar o impossível.
5. 2 Pedro 1:3
C. O pensamento correto começa com a autoanálise, mas também se estende a qualquer outra disciplina.
1. Você precisa adotar a disposição mental de que, o que é suficiente bom não é bom o suficiente. Perfeito é bom o suficiente, mas não podemos ser aperfeiçoados sem o Todo-Poderoso
2. Você deve estar fascinado com a verdade - não apenas casualmente interessado. João 8:31-32
3. Sem o pensamento correto - pensamento preciso - especialmente sobre si mesmo e todos os outros tópicos espirituais, você não pode sequer começar a dar o primeiro passo em direção à prosperidade espiritual.

II. Esteja Motivado

A. Mesmo que estejamos dispostos a se engajar no pensamento correto sobre nós mesmos e sair desse exercício de perceber o quão ruim somos - nada, repito, nada vai mudar, a menos que nós estejamos motivados a mudar a direção da nossa vida.
B. Mas o que é motivação? A raiz da palavra é a base de uma outra palavra familiar; emoção.
1. E o que são emoções? São intensos sentimentos que nos obrigam a fazer alguma coisa.
2. Emoção é bom? Sim, absolutamente. Deus as criou para nos ajudar a levantar-se do sofá e entrar no jogo da vida.
3. No entanto, elas devem ser educadas com perspectiva espiritual.
4. Provérbios 14:12
C. A primeira parte dessa perspectiva já foi mencionado na primeira etapa (pensamento correto).
1. O pensamento correto deve estimular sentimentos emocionais intensos – sentimentos as vezes dolorosos - que nos motivam a fazer algo sobre o estado lastimável em que nos encontramos.
2. Esse estado real, emocional deve fornecer a motivação necessária para nos ajudar a chegar na próxima etapa.

III. Diga "não" para o eu

A. Enquanto as emoções são ótimas para motivar-nos a tomar medidas, especialmente quando elas são o produto de vermos o nosso verdadeiro estado espiritual, os sentimentos devem dar lugar a disciplina.
B. Se você não pode dizer "não" para si mesmo, colocando os freios quando necessário ... ou se você não pode motivar-se quando necessário, então a sua força emocional será desperdiçada e destinada a causar mais dano do que bem – a emoção sem ação pode levar a ira, mau humor, depressão, etc.
1. Gálatas 2:20
2. Diga não a si mesmo e sim a Cristo
C. Aqui vai um conselho. Dizer "não" a si mesmo é, provavelmente, a parte mais difícil ... especialmente quando vivemos em um mundo que faz com que seja fácil evitar as consequências negativas imediatas para as más decisões que tomamos.
D. Mas, se você pode aproveitar suas emoções e usá-las para que você esteja indo na direção certa espiritualmente, então é o momento de alimentar a devoção.

IV. Seja um adicto espiritualmente

A. Adicto para muitas pessoas é uma palavra ruim, porque muitas vezes traz à mente aqueles que são escravizados por uma dependência química de algum tipo.
1. No entanto, existe um vício que é perfeitamente aceitável, e aqui está.
2. Ser viciado em ler, estudar, aplicar e ensinar a Palavra de Deus.
3. 2 Timóteo 2:15
4. 1 Timóteo 4:13
5. Salmo 119: 97
B. Conheço um sujeito que me disse uma vez: "Eu realmente não gosto de ler a Bíblia"
1. Isso me deixa triste.
2. Porque essa pessoa não é viciada em uma coisa que fornece a única fonte do verdadeiro desenvolvimento espiritual.
3. Mateus 5:6
C. Quando você se auto analisa e percebe que você está quebrado espiritualmente ...
1. Quando ficar motivado para fazer algo sobre isso - para fazer mudanças reais e significativas...
2. Quando você dizer não para os pensamentos de sua própria cabeça e procurar respostas reais na palavra de Deus, e, em seguida, começar a pesquisar as escrituras incansavelmente em busca de sabedoria e direção em sua vida,
3. Quando você se torna física e psicologicamente dependente da palavra de Deus, e quando não há nenhum substituto plausível
4. Então, e só então o seu progresso espiritual melhora muito
5. Mas cuidado, há uma armadilha a evitar. E é a base do próximo passo.
6. Mas, antes de seguir em frente, vamos recapitular rapidamente as quatro primeiras etapas.
a. Pensamento correto - Temos de exigir de nós mesmos pensamento corretos em todos os assuntos espirituais ... especialmente quando se trata de auto avaliação.
b. Esteja motivado - Temos de ser emocionalmente afetados pela verdade. As rochas não têm emoção; assim são os tocos de árvores. Nós somos seres humanos, não tocos, ou rochas. Devemos alimentar o fogo emocional que nos ajudará a se mover na direção da maturidade espiritual.
c. Diga "não" para o eu – A energia emocional não deve correr solta. Nossas emoções devem ser dirigidas com autodisciplina. Nós canalizamos a energia emocional para trabalhar para nós e não contra nós.
d. Seja viciado espiritualmente - Com tantos desvios e distrações, nós nunca vamos crescer como deveríamos até que sigamos a justiça como se fosse a coisa mais importante em nossas vidas.
7. Este próximo passo é fundamental, pois ela aborda um grande problema que tem o potencial de destruir até mesmo a pessoa mais piedosa. A fim de continuar a progredir ao longo de um caminho em direção à maturidade espiritual, temos de desenvolver...

V. Tenha Compaixão pelos outros

A. Você já conheceu alguém que parece ser espiritualmente informado? Quero dizer, eles podem citar versículo após versículo da Bíblia (ou pelo menos citar muitas referências), mas, em seguida, eles demonstram muito pouca tolerância ou compaixão pelos outros, especialmente para com aqueles que estão apenas começando no caminho em direção à maturidade espiritual.
B. A compaixão pelos outros é o próximo passo. Você não deve ignorá-lo.
1. A misericórdia e a compaixão sincera pelos outros é essencial para obter além do básico.
2. Porque o amor demonstrado constantemente nos lembra de onde estávamos e onde estamos espiritualmente.
C. Promover a compaixão pelos outros nos ajuda a não pensar em nós mesmos mais do que deveríamos.
1. Romanos 12:3
2. 1 João 3:17
3. Um sentimento de compaixão pelos outros nos ajuda a voltar e reviver o passo #1 (pensando correto), mas em um nível mais ativo.
4. Por que algumas pessoas guardam rancores? Por que alguns constantemente correm para a posição em busca das primeiras cadeiras?
5. Tais comportamentos apenas demonstram que uma pessoa está atolada e presa em uma vala espiritual ao invés de verdadeiramente estar amadurecendo em virtude cristã.

VI. Elimine as impurezas

A. Então, como é que nos tornamos um povo mais compassivo?
1. Como um refinador de ouro faz, devemos nos livrar da escória - as impurezas sem valor que desvalorizam o tesouro.
2. Eliminar todas as outras motivações que não sejam servir a Deus e ajudar os outros é a chave para este passo.
B. Mas as palavras são baratas. É muito mais fácil dizer: "Eu amo a Deus", que provar isso por demonstração.
1. Na verdade, a pessoa que realmente domina este passo tem pouca necessidade de contar a alguém o quanto ela ama a Deus - porque isso é facilmente visto
2. Então, aqui vai um conselho. O comportamento demonstra os seus motivos. Em outras palavras, como diz o velho ditado; as ações falam mais alto que as palavras.
3. Mateus 7:21
4. Lucas 6:46
C. Em outras palavras, o fruto que você carrega é uma evidência do tipo de árvore que você é...

VII. Ajude a transformar outras pessoas ... até mesmo seus inimigos.

A. Se você seguiu todos esses passos, desde o pensamento correto com a autoanálise, o foco emocional, a autodisciplina, tornar-se um adicto na palavra de Deus, a compaixão pelos outros, purificando os seus motivos...
1. Quando você entender e colocar estes passos em ação, então você estará preparado para ser transformado em algo diferente.
2. E o mais importante, você estará pronto para lidar com as pessoas mais difíceis de sua vida em um nível totalmente novo.
3. Romanos 12:1-2
B. O fato é que você nunca vai saber se o seu inimigo poderia tornar-se um amigo a menos que você tente com o seu melhor esforço tornar-se o que Cristo chamou de um "pacificador".
1. Mateus 5:9
2. Quando você tem a confiança justa que só vem com a maturidade espiritual e a compaixão pelos outros,
3. Quando você percebe que você não pode perder ao promover a paz, em vez de se envolver em um combate mortal com os outros - a paz é possível
C. Nós não estamos falando de comprometer a verdade para promover a paz.
1. Provérbios 23:23
2. Estamos falando de trabalhar pela paz e harmonia com seus inimigos - aqueles que lhe fariam mal - usando a palavra de Deus como nosso guia
D. E agora você está pronto para passar para a etapa final ...

VII. Compromisso incondicional, total e absoluto

A. Este último passo é tão simples e tão óbvio para explicar, mas não tão fácil de fazer. Essa parte será de você.
B. Quando o presidente Truman estava negociando os termos da rendição na Segunda Guerra Mundial, estas foram suas condições: não havia condições. A única coisa que ele iria aceitar era a rendição incondicional, total e absoluta.
C. Na jornada espiritual que estamos discutindo, nós somos o inimigo. Cristo é o vencedor. Ele está nos convidando para acompanhá-lo como amigo e irmão.
1. Mas aqui estão Seus termos: rendição total e incondicional. O compromisso total a Ele, não importa qual o custo ... Marcos 12:30
2. E há um custo. Você pode ser torturado por inimigos que nunca vão suavizar apesar de seus melhores esforços de pacificação - pode custar-lhe as relações com a família - pode custar-lhe o emprego
3. Mateus 10:34-39
4. A maturidade espiritual vai custar-lhe algo, assim aqui está a chave ...
D. Você está disposto a sacrificar alguma coisa agora para algo melhor mais tarde?
1. Jesus coloca isso assim.... Lucas 9:62
2. Para realmente se desenvolver espiritualmente, você tem que estar 100% empenhado em fazer progresso espiritual - não importa como.
E. Esses são os 8 passos que levam à prosperidade espiritual.
1. Abrace o Pensamento Correto
2. Esteja emocionalmente Motivado
3. Exercite o auto controle
4. Se vicie na Retidão
5. Pratique e demonstre compaixão
6. Elimine os motivos impuros
7. Procure a paz
8. Esteja totalmente comprometido
 
Conclusão
A. Estes 8 passos que levam em direção a prosperidade espiritual não são apenas passos que são a prosperidade espiritual.
B. Neste caso, a viagem é realmente a recompensa.
1. Quando você incorporar com sucesso estes princípios, todos eles em sua vida, você será uma pessoa espiritualmente próspera - algo para se pensar.
2. E, finalmente, essas atitudes vai levar você para a recompensa espiritual final no céu com o seu Deus.
C. Finalmente, eu não inventei estes passos. Eles não são criação minha. Então, eu não levo o crédito por algum tipo de super discernimento espiritual. Eu apenas trouxe essas ideias para você como algo que pode realmente ajudá-lo como têm me ajudado.
D. De onde tirei estas ideias? Leia Mateus 5:3-13
 
Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

8 Passos Para A Prosperidade Espiritual Reviewed by Aldenir Araujo on sábado, março 14, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.