Nossa Visão De Mundo

Nossa Visão De Mundo
Texto: Hebreus 11:27

“Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível”.

Introdução: Em meio a todas as escolhas certas palavras são usadas mais e mais. Valores, moralidade e integridade são algumas dessas palavras. Vamos considerar algumas definições no início da mensagem, porque é necessário que entendamos o que estamos falando.
  • Valor: O valor ou a importância de algo
  • Morais: Princípios de direito e comportamento errado
  • Integridade: Adesão a um código de valores morais. Integridade ou honestidade.
Agora todos esses termos podem ser aplicados de forma diferente dependendo do que usamos como padrão. A norma determina os valores, a moral e a integridade de uma pessoa.

Observe a frase "honra entre ladrões". O padrão pelo qual temos de definir e aplicar essas cláusulas deverão ser a Palavra de Deus. Não pode ser a sociedade porque a sociedade muda. Não pode ser o conhecimento, porque isso também muda. Deve ser a única coisa em nosso mundo que não muda; a Palavra de um Deus imutável.

I. Dois Mundos

  • Cada pessoa na Terra é um cidadão de um dos dois mundos diferentes.
  • Se ele é um descrente, ele pertence ao mundo das trevas. (Colossenses 1:13) "e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado"
  • Se ele é um cristão, ele é um membro do mundo da luz. (Colossenses 1:12) "dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz". Cada mundo tem seu próprio sistema de verdade e os valores: Portanto, o filho de Deus e o incrédulo tem radicalmente diferentes identidades e visões de mundo.
A. O mundo das trevas
1. A Bíblia usa a palavra "escuridão" para descrever o mundo do pecado.
2. Esta escuridão, que entrou no mundo após a queda, é o domínio de Satanás e seus ajudantes espirituais.
3. Satanás criou o temporal, material, centrado no homem e, muitas a filosofia imoral que ainda é tão prevalente no mundo.
4. Como a escuridão física, esta escuridão espiritual, cega.
a. Ela impede as pessoas de verem a verdade e cega os seus olhos para que nem mesmo saibam onde eles estão indo. (1 João 2:11) “Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos”.
b. Ela ofusca o seu pensamento sobre o significado da vida, a maneira correta de viver e as verdadeiras prioridades da vida.
c. Uma vez que as pessoas que vivem nas trevas não entendem o que é a vida como Deus planejou, suas ações refletem esse fato.
5. Como crentes, nós ainda não estamos totalmente livres do ambiente deste sistema de valores do mal.
a. Nós teríamos que deixar o mundo para estar completamente livre de contato com sua maldade.
b. Mas como não podemos fugir deste mundo...
c. Não devemos tomar parte no pensamento e comportamento que ele produz.
d. Por quê?
6. Ele “nos libertou do poder das trevas" e nos deu a capacidade de escolher obedecê-Lo e viver na luz e não na escuridão.
7. A chave é aprender a distinguir entre os dois sistemas e, assim, desenvolver uma visão de mundo com os valores e objetivos bíblicos.

B. O mundo de Luz - (1 João 1:5) "E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas"
1. Ele enviou Seu Filho, a Luz do mundo, para nos libertar da escuridão para a sua maravilhosa luz (1 Pedro 2: 9).
2. Ele faz de nós "filhos da luz e filhos do dia" (1 Tessalonicenses 5:5).
3. Uma vez que os crentes foram libertos da escuridão, a nossa visão de mundo é transformada de acordo com a Palavra de Deus e o Espírito Santo renova as nossas mentes.
4. Devemos entender os valores espirituais e adotá-las como as diretrizes para as nossas próprias vidas.

II. Valores Corretos.

  • Deus provê em Sua Palavra tudo o que precisamos saber fazer as escolhas certas.
  • Ele providenciou modelos e exemplos (positivos e negativos), dos quais podemos aprender.
  • A vida de Moisés nos dá um modelo digno de seguir enquanto nós aprendemos a desenvolver um sistema de valores piedoso.
  • Precisamos ver os princípios que o levaram ao seu compromisso.
  • Estes princípios são demonstrados no reverso da ordem em que aparecem no texto.
A. Nós começamos com um alicerce de fé - Hebreus 11:27 “Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê aquele que é invisível”.
1. Moisés tinha um alicerce de fé em Deus e em Sua Palavra revelada.
2. Ele entendeu que Deus, embora invisível, estava trabalhando em sua vida e em seu mundo.
3. O fundamento para a sua vida não estava em si mesmo, mas na verdade do Deus verdadeiro.
4. Princípio: Nossa visão de toda a vida deve repousar sobre o fundamento da fé em Deus e Sua verdade.

B. Valores com base em nossa fé - Hebreus 11:26 “tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa”.
1. Moisés valorizou as coisas de Deus mais do que os tesouros do Egito.
2. Ele baseou seus valores em seu fundamento da fé em Deus.
3. Não há dúvida de que seus pais crentes lhe ensinaram a verdade de Deus, que o levou a valorizar as coisas eternas.
4. É importante para nós fazer a nossa casa uma escola de fé ensinada por exemplos piedosos que dizem: "Faça o que eu faço"
5. Princípio: Os valores são moldados pelo nosso sistema de verdade.

C. As nossas escolhas são baseadas em nossos valores - Hebreus 11:25 “escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado”
1. Moisés rejeitou uma vida de facilidades no palácio do faraó, preferindo sofrer ao lado de seus irmãos israelitas.
2. Ele rejeitou uma vida de status, poder, riqueza e fama do mundo em favor de uma vida com os escravos - uma escolha que o mundo diria que não faz sentido.
3. Mas Moisés baseou suas escolhas, não em valores materiais, mas nos valores de Deus.
4. Princípio: Nossas escolhas demonstram nossos valores.

D. O caráter é refletido em nossas escolhas. - Hebreus 11:24 “Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó”
1. Moisés tinha uma boa reputação com Deus por causa de suas escolhas.
2. A verdade muda nossos valores.
3. Os valores corretos levam a escolhas certas.
4. E um padrão de escolhas certas resulta em um bom caráter.
5. Esta sequência torna possível uma vida de compromisso com Cristo.
6. Princípio: Um padrão de escolhas certas resulta em um bom caráter.
 
Conclusão: De que mundo somos um cidadão? O mundo das trevas ou o mundo da luz? Essa determinação é feita por aquilo que fazemos com Jesus Cristo. Já o aceitamos como nosso Salvador? Será que pela fé, abraçamos Sua morte sacrificial no Calvário como expiação pelos nossos pecados? Isto é de importância eterna!

E quanto aos nossos valores? Nossa moral? E o nosso caráter? Será que eles refletem que somos cidadãos do mundo da luz? Em outras palavras, faz com que os outros saibam que pertencemos ao Senhor? Se precisamos dizer a alguém que somos um cristão, algo não está certo. Nossa fé deve ser refletida em tudo o que fazemos em nossas vidas.
 
Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem