Lições da Oliveira

Lições da OliveiraTexto: Salmos 52:8
As árvores são um presente precioso do Senhor. Elas não só fornecem oxigênio para nós respirar, mas também comida para comer, madeira para construção de casas e móveis, celulose para papel, combustível para aquecer e sombra para descanso e lazer. Em sua grande variedade, as árvores proporcionam beleza natural para os nossos olhos contemplar.
Algumas espécies de árvores são conhecidas por suas qualidades especiais. O carvalho "poderoso" é conhecido por sua durabilidade e resistência. O pinheiro "sussurrando" proporciona um suave silêncio no fundo com o vento soprando através de suas agulhas. O salgueiro-chorão exibe seus ramos em cascata que graciosamente balançam com a brisa, muitas vezes pendendo sobre um lago tranquilo.
[post_ad]

A importância da Oliveira:

Uma das árvores mais notáveis ​​é a oliveira. A maioria de nós não está muito familiarizado com as oliveiras, porque elas não crescem na região onde vivemos. No entanto, na terra da Bíblia era e é a mais importante de todas as árvores, pois é uma fonte de alimento, luz, higiene e cura.

Se você for a Israel, você ficará fascinado pelas oliveiras que se encontram cobrindo as encostas na Galileia, Judéia e Samaria. Elas são bonitas de se olhar com seus troncos rugosos e retorcidos únicos e tops verdes. Basta olhar para elas que você tem a sensação de que elas têm uma graça e caráter que os diferencia de outras árvores.

Tal como acontece com outros símbolos comuns em Israel, as características da oliveira são usadas pelos escritores da Bíblia para nos dizer mais sobre Deus, sobre Israel, e nossa relação com ambos.

As Oliveiras, seu fruto, e o azeite dos seus frutos têm desempenhado um papel muito importante na vida diária de Israel. Por quase 6.000 anos, a oliva têm sido comido como um alimento básico do Mediterrâneo e o azeite tem sido usado para cozinhar, em lâmpadas (Êxodo 27:20, Levítico 24:2), para a medicina e para o óleo da unção nas cerimônias religiosas (Êxodo 30:24-25).

Até o momento da conquista romana da Judéia, a oliva havia se tornado um dos itens alimentares mais básicos, até mesmo entre os pobres.

As oliveiras eram sempre abundantes em torno do campo e são conhecidos por sua tenacidade. Elas crescem em praticamente qualquer condição: em colinas em socalcos ou em vales, em solo rochoso ou fértil. Elas podem prosperar em grande calor com um mínimo de água, e são praticamente indestrutíveis.

A oliveira simboliza fidelidade e firmeza.

Salmos 52:8 diz: "Quanto a mim, porém, sou como a oliveira verdejante na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para todo o sempre"

Não importa as condições: quente, seco, frio, úmido, rochoso ou arenoso, a oliveira sempre verde vai viver e produzir fruto.

A oliveira representa longevidade. 

Ela cresce por centenas de anos. Davi afirma ser como a oliveira, crescendo na presença da misericórdia de Deus.

A oliveira pode sobreviver todos os tipos de danos. 

Dizem que você nunca pode matar uma oliveira. Mesmo quando cortada ou queimada, novos brotos vão surgir a partir de suas raízes.

Esta passagem da Escritura nos faz lembrar que não importa as condições de vida, devemos permanecer firmes como a oliveira na presença de Deus – sempre verde (fiel) e dando frutos.

A Oliveira representa fecundidade, fidelidade e continuidade.

O Salmo 128:3 diz: "A tua mulher será como a videira frutífera, no interior de sua casa; Seus filhos como plantas de oliveira ao redor de sua mesa".

A analogia de seus filhos sendo "como plantas de oliveira, ao redor de sua mesa" diz ao leitor da Bíblia que sua descendência será abundante, saudável, e até obedientemente responsivo aos pais.

Tudo que você tem a fazer é olhar para uma oliveira e você vai ver tantos como dez ou mais novos brotos de árvores crescendo para fora das raízes ao redor da árvore. O Salmo 128:3 é uma promessa reconfortante e fiel do Senhor!

Embora nós também vivemos em um mundo de dificuldades, adversidades e decepção, vamos buscar o Senhor, para que possam florescer como a oliveira verde, e como Davi, termos os nossos corações e mentes enraizados no Senhor.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Lições da Oliveira Reviewed by Aldenir Araujo on sexta-feira, abril 25, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.