O Coração de um Guerreiro

O Coração de um GuerreiroTexto: Salmos 27:1-14
 
Introdução: O coração é a verdadeira sede de tudo o que eu e você realmente somos. Onde está seu coração - é o lugar onde você realmente está. Nós não fomos chamados para sermos fracos, fracos seguidores de Cristo, pelo contrario fomos chamados para fora como intercessores, lutadores, guerreiros, conquistadores, defensores da verdade, patriotas celestiais. Paulo constantemente relacionou nossa caminhada cristã diária com uma luta contínua e um campo de batalha.

Precisamos chegar ao lugar em nossas vidas em que nós começamos a entender que, como crentes em Jesus Cristo, o inimigo estará constantemente tentando travar uma guerra contra nós. Ele deseja nos derrubar, destruir a nossa fé e confiança, para quebrar nossas esperanças e sonhos, em última análise, ele deseja nos derrotar completamente. Este é o lugar onde o coração de um guerreiro entra em jogo. Se o seu homem mais íntimo, seu coração, é definida em ser um guerreiro, se você é um guerreiro de coração, você estará preparado para o que vier em seu caminho. Você vai viver todos os dias dizendo: "Eu sou um vencedor!”.
 
O Rei Davi era um veterano de muitas guerras estrangeiras. Ele era um conquistador, um defensor, um verdadeiro patriota. Este homem também era um veterano de muitas guerras espirituais e foi, assim, preparado na arte de enfrentar o inimigo com o único propósito de vitória. Vamos olhar para este salmo, que ele escreveu. Salmos 27:1-14
 
Tendo ele estado envolvido em um vasto número de lutas físicas e espirituais e batalhas tal, Davi é mais do que qualificado para nos instruir em travar a guerra espiritual bem-sucedida e, no processo para desenvolver o coração de um guerreiro.
 
Desenvolver o coração de um guerreiro começa colocando nosso:

1. Foco em Deus, não no medo - (v. 1-3).

A. Davi começa com uma declaração forte: "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?”
Ilustração: Max Lucado compartilha a história de um periquito chamado Chippie que teve um dia muito ruim. Tudo começou quando a dona do pássaro decidiu limpar sua gaiola com um aspirador de pó. Ela estava quase terminando quando o telefone tocou; então ela se virou para atendê-lo. Antes que ela percebesse, Chippie tinha ido embora. Tinha sido sugado.
Em pânico, ela rasgou o saco de vácuo. Lá estava Chippie, coberto de sujeira e com falta de ar. Ela levou-o para o banheiro e lavou-o debaixo da torneira. Então, percebendo que Chippie estava frio e úmido, ela resolveu seca-lo com o secador de cabelo! Chippie nunca soube o que o atingiu.
Alguns dias depois lhe perguntaram como ele estava se recuperando. "Bem", ela respondeu "Chippie não canta mais”.
 
Alguma vez você já se sentiu assim? Um minuto você está assobiando através da vida, e no próximo você está preso em um turbilhão de stress. A vida suga-o para seu vórtice e quando você acha que já se recuperou de um problema outro vento da adversidade sopra em sua direção.
 
Aplicação: Não seja como Chippie o periquito. Não deixe que a música saia de sua vida. Davi não deixou o medo tirar a canção de sua vida e nem nós deveríamos. Mas como isso é possível? Isso só é possível quando nos concentramos em quem é Deus, quão grande ele é, e o que Ele significa para nós. Ele é a nossa luz. Ele é a nossa salvação. Por causa dele, não estamos mais vivendo na escuridão do pecado. Nenhum inimigo pode tirar a salvação de nós!

B. Continuando no versículo 2 e 3, Davi diz: "Quando os malvados investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, eles, meus adversários e meus inimigos, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança"
- A guerra espiritual requer confiança. A confiança não em nossa própria força e habilidades, mas em Deus em Sua força, habilidades e poder.
- O inimigo usa a guerra psicológica contra nós. Ele sabe que, se ele e seus demônios puderem levar os crentes a temer, eles percorreram um longo caminho para vencer uma batalha espiritual.

C. Davi, o guerreiro veterano de Deus, sabia que o segredo para vencer o jogo do medo era concentrar completamente em Deus.
 
O coração de um guerreiro é refinado quando aprendemos a:

2. Praticar a comunhão consistente com Deus - (v. 4-10)

A. Versículo 4: "Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo"
- Quando Davi diz "todos os dias da minha vida", ele está falando sobre a constante comunhão com Deus. Ele não está falando de chegar a Deus apenas quando ele está em apuros!

B. Davi coloca desta forma no versículo 5: "Pois no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo me esconderá; sobre uma rocha me elevará”.
- Por que Davi tem essa confiança em tempos de angústia? Porque antes que o problema chegasse a ele, ele havia estado habitando na casa de Deus "todos os dias" de sua vida.
- Um dos maiores erros que você pode cometer na batalha espiritual é esperar treinar para a batalha no meio da batalha. Treinar antes de a batalha começar. Como Davi menciona uma e outra vez, o melhor lugar para treinar para a batalha é na casa de Deus.

C. Os versículos 6-7: "E agora será exaltada a minha cabeça acima dos meus inimigos que estão ao redor de mim; e no seu tabernáculo oferecerei sacrifícios de júbilo; cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor. Ouve, ó Senhor, a minha voz quando clamo; compadece-te de mim e responde-me”.
- Davi fez da assistência ao culto na casa de Deus uma prática consistente em sua vida!
- Davi era um excelente guerreiro de Deus, porque ele era fiel à casa de Deus. Os filhos de Deus do século 21 estão perdendo uma grande batalha aqui.

D. Os versos 8-10: "Quando disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração te disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei. Não escondas de mim o teu rosto, não rejeites com ira o teu servo, tu que tens sido a minha ajuda. Não me enjeites nem me desampares, ó Deus da minha salvação. Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá".
- Quando Davi clamou a Deus - Deus lhe respondeu. Qual foi a resposta de Deus? "Buscai a minha presença" ao que Davi imediatamente respondeu: "buscarei, pois, Senhor, a tua presença”.

Aplicação: O que você está buscando hoje? Conforto? Riquezas? Popularidade? Deus nunca nos pede para procurar qualquer dessas coisas. Ele nos pede para buscar a Sua face - buscar intimidade com ele. Deus deseja proximidade. Ele deseja uma proximidade íntima pessoal. Mesmo quando outras pessoas, incluindo familiares mais próximos, te rejeitam; Deus deseja você.
- A chave para a vitória na batalha espiritual é a comunhão consistente. Você anda com Deus face a face, ou o seu relacionamento com Deus é "dentro e fora"? Esforce-se para manter a consistência. Faça da adoração uma prioridade.
 
O passo definitivo de um verdadeiro guerreiro é aprender a:

3. Viver uma vida reta - (v.11-14)

A. Versículo 11: " Ensina-me, ó Senhor, o teu caminho, e guia-me por uma vereda plana, por causa dos que me espreitam"
- Como cristãos, o nosso desejo deve ser o caminho reto.
- Muito pouco se fala hoje sobre o valor de uma vida moralmente boa. Não é politicamente correto dizer que uma forma de vida é "boa" e a outro não é, que uma ação é "moral" e a outra não é.
- Os valores tradicionais da sociedade foram derrubados em nome da justiça e da tolerância.
- Isso também levou a fraqueza na guerra espiritual. O inimigo tenta nos convencer de que nossos valores estão desatualizados ou "intolerantes".

B. Versículo 12: "Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantaram falsas testemunhas e os que respiram violência"
- Quando você vive uma vida moralmente reta, as pessoas vão ser cruéis com você. Eles vão falsamente acusa-lo de ser "mais santo do que eles".
- Confia no Senhor para receber paciência e proteção.

C. Versículo 13: "Creio que hei de ver a bondade do Senhor na terra dos viventes"
- Deus é um Deus bom e amoroso que irá revelar a você a Sua bondade em sua hora de necessidade.
- Existe uma forma "boa" e "reta" de viver e há uma maneira "errada" de viver. Os relativistas morais podem tentar apagar as linhas, mas todos nós sabemos que há uma diferença entre o certo e o errado.

D. Versículo 14: "Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor".
- A única maneira de superar os impulsos da sociedade é seguir o conselho de Davi aqui no versículo 14.
- Temos de olhar para o Senhor, e não para a sociedade que nos rodeia para receber orientações sobre o que é certo e errado. Se esperarmos para ver a direção que os ventos morais estão soprando; ficaremos perdidos no mar.
 
Conclusão: Você tem coração de um guerreiro? Você está vencendo as batalhas da vida? Considere este conselho de um veterano. Faça os ajustes que a Palavra de Deus requer e sua vida será vitoriosa...

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem