Sem Esperança, Falsa Esperança, Verdadeira Esperança

"Sem esperança, falsa esperança, verdadeira esperança"Texto: Tito 2:13

Introdução

A. Apesar de Fé e Esperança estarem intimamente ligadas entre si, deve ser claramente distinguidas.
B. A fé tem um trabalho a realizar hoje; a esperança aplaude a fé ao longo do caminho e aponta a recompensa do serviço.
C. A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17); a esperança vem pela experiência (Romanos 5:4).
D. A fé aceita o dom da promessa; a esperança confiante espera o cumprimento da promessa.
E. A Palavra de Deus diz muito sobre esperança, mas nunca usa o termo para significar incerteza ou dúvida.
F. É errado usar o termo bíblico para dizer: "Eu espero ser um cristão", tanto quanto seria errado dizer: "Espero ser um brasileiro”.
G. Eu não espero ser algo que eu sei que já sou!
H. Vamos examinar três classes no mundo de hoje no que diz respeito às suas relações com a esperança.
I. Há aqueles que não têm esperança, aqueles que têm uma falsa esperança, e aqueles que têm a verdadeira esperança.

I. Sem Esperança. (Efésios 2:11-12)

A. De acordo com a Palavra de Deus, existem aqueles que hoje são descritos como não tendo esperança - e sem Deus no mundo.
B. A esperança é tão essencial para a alma humana como é a fé para a sociedade.
C. Uma vida sem esperança se torna um sofrimento insuportável, um fardo demasiado difícil de suportar.
D. Deus reconheceu a necessidade de esperança para a alma humana - Em Gênesis 3, depois de Adão e Eva pecarem, eles estavam sem esperança.
E. Deus condescendeu com a necessidade do homem e deu a Adão ESPERANÇA - Gênesis 3:15
F. Em Efésios 2:11-12, Paulo afirmou que, aqueles que não tem esperança - estão sem Deus no mundo.
G. Desde a origem do homem, o homem pôs a sua esperança em um ou mais deuses.
H. No entanto, devemos admitir que ainda existem aqueles que estão perturbados - "Sem esperança e sem Deus no mundo"
I. Infelizmente, uma das principais causas de morte entre adolescentes ainda é o suicídio!
J. Ainda hoje, minha esposa me contou sobre uma mãe cuja filha de 16 anos suicidou-se.
K. Que coisa terrível para jovens e velhos que estão sem ESPERANÇA!

II. Falsa Esperança. (Mateus 7:21-27)

A. Infelizmente, aqueles que têm falsas esperanças são mais numerosos e pior do que aqueles que não têm esperança.
B. Eles não são encontrados apenas nos cantos escuros da África ou nas selvas mais profundas da América do Sul.
C. Muitos que têm uma falsa esperança podem ser encontrados em nossas próprias comunidades.
D. A falsa esperança é muito pior do que não ter esperança!
E. Um homem que se encontra sem esperança pode ser inclinado a aceitar a verdadeira esperança, mas alguém que tem uma falsa esperança precisa admitir sua falsa esperança, antes de aceitar a verdadeira esperança.
F. A falsa esperança parece ser autossuficiente – até que os tempos de provações venham!
G. Muitos homens e mulheres descobriram que sua esperança era mera vaidade quando os problemas surgiram.
H. Aqueles que têm uma falsa esperança e não construíram sobre uma base sólida, são como o "homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia!"
I. O bêbado que pensa que pode parar a qualquer momento, tem falsa esperança.
J. O viciado em drogas que pensa que pode escapar de seus problemas, se drogando, tem falsa esperança.
K. O ladrão que pensa que pode roubar sem consequência tem falsa esperança.
L. O membro da igreja que pensa que o batismo, ser membro, ou obras é tudo o que é necessário para escapar do inferno tem falsa esperança.
M. A criança rebelde que desobedece a seus pais e acha que ficará sem punição tem falsa esperança.
N. O marido ou esposa que é infiel, mas acha que é inteligente o suficiente para esconder suas ações tem falsa esperança.
O. Há também aqueles que acreditam em religião sem Cristo - eles têm falsa esperança.
P. Na Palavra de Deus, os filhos de Eli eram maus, mas pensavam que, porque eles nasceram em uma família proeminente, eles poderiam ficar sem punição – Falsa Esperança.
Q. Mesmo a sabedoria que não é fundada sobre o temor de Deus é vaidade e aflição de espírito - Eclesiastes 1:18
R. Há aqueles que acreditam em uma segunda oportunidade além da nossa vida presente - Eles acreditam que o arrependimento pode acontecer após a morte – Falsa Esperança.
S. Há aqueles que acreditam que, se casar com um não crente, pode levá-lo a Cristo posteriormente – Falsa Esperança.
T. A maioria das mulheres que se casam com homens não crentes acabam fracassando na vida cristã.
U. Oh, a lista de falsa esperança é extensa; estes foram somente alguns exemplos!

IV. Verdadeira Esperança (Tito 2:13-37)

A. Qual é a verdadeira esperança? Há apenas uma em relação à salvação.
B. Leia - Tito 2:13 - 3:7
C. Leia - Hebreus 6:18-19
D. Leia - 1 Pedro 1:3-5
E. A verdadeira esperança só pode ser encontrada em Cristo!
F. 1 Pedro 3:15 - "antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós"
G. Você pode dar essa resposta? Você tem essa esperança?

Conclusão: Jamais se desespere em meio às sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras caem águas límpidas e fecundas.

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Somente o Espírito Santo na vida do homem de Deus, Pr. Aldenir, para inspirá-lo a compor um sermão como esse maravilhoso. Parabéns amado irmão e que possa te usar mais e mais.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem