Jesus acalma a tempestade

Jesus acalma a tempestadeTexto: Marcos 4:35-41

Introdução: O mar da Galileia é na verdade um grande lago (166 Km2) cercado por um anel de montanhas. Foi cientificamente provado que esta posição geográfica única é diretamente responsável pelas tempestades que varrem o lago durante as últimas horas do dia. Essa condição ainda existe até hoje e os pescadores locais exercem muita cautela.

É muito incomum que Jesus decidiu navegar através do lago à noite. Ele estava bem ciente dos riscos envolvidos. Além dos discípulos também estarem muito exausto depois de um longo dia de ministério, o pedido de Jesus não parece justo para eles. Todos esses fatores levam somente a uma conclusão. Jesus direcionou seus discípulos para uma tempestade consciente e deliberadamente!
[post_ad]
Por que Jesus faria algo assim?

A resposta é encontrada na repreensão de Jesus aos discípulos ("Você ainda não têm fé?") É claro que eles tinham fé. Mas, não em Jesus.

Alguns de nós somos como os discípulos. Nós temos fé. Mas está fora de lugar. O sermão de hoje é sobre mudar a nossa fé e colocá-la em Jesus.

1. Eu nas tempestades

A. A maioria dos discípulos era ex-pescadores. Eles estavam familiarizados com o mar da Galileia. Eles haviam superado muitas tempestades antes.
B. Eles acreditavam na experiência, força e habilidades. Afinal de contas Jesus era um carpinteiro. O que ele sabia sobre as tempestades e águas?
C. Nós também colocamos a nossa fé em nossa própria força e habilidades cada vez que tomamos o assunto em nossas próprias mãos, sem reconhecer o senhorio de Jesus.

2. Pânico nas tempestades

A. Em Marcos 4:40 "Deilos" é o termo grego usado no lugar de "medo". Implica "pânico". Pânico é diferente da emoção normal de medo que surge no perigo.
B. Colocar a fé em si mesmo é muito perigoso, porque nós começamos a entrar em pânico quando confrontados com situações que fogem ao nosso controle.
C. Quando entramos em pânico colocamos a nossa fé à sua disposição. Nós transferimos a culpa para os outros, como os discípulos, (... não te importa que pereçamos?).

3. Mentiras

A. A pergunta "quem é esse?" Implica que os discípulos não sabiam que Jesus era mais que um rabino, milagreiro e um profeta.
B. Conhecer a metade da verdade é acreditar em uma mentira. Os discípulos não sabia toda a verdade sobre o seu mestre. Assim, eles acreditavam na mentira que Jesus não se importava.
C. A maioria dos cristãos conhece apenas o que os outros dizem sobre Deus. Não é errado aprender com os outros. Mas é preciso conhecer Deus pessoalmente. Isso é chamado de intimidade.

Aplicação

A. Reconhecer o Senhorio de Jesus: "... Deus o exaltou e lhe deu o nome que está acima de todo nome..." (Filipenses 2:9-11). A tentativa de lidar com as tempestades da vida na sua própria força é um indicador claro de fé equivocada. Em outras palavras, a sua fé está em si mesmo. Para colocá-la de volta em Jesus, em primeiro lugar você deve reconhecer seu senhorio em todas as áreas (educação, casamento, carreira e até mesmo ministério) e em todas as tempestades da vida.
B. Autocontrole: "... Porque Deus não nos deu um espírito de covardia, mas de poder, amor e autocontrole..." (2 Timóteo 1:7). Controle-se antes de tentar controlar a situação. Não culpe os outros (os discípulos, repreenderam Jesus) Para que a vossa fé não seja deixado no descarte de medo e pânico, que também é fé no lugar errado. O autocontrole restaura a sua fé em Jesus e ajuda você a exercê-la.
C. Desenvolver intimidade: "As minhas ovelhas reconhecem a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem" (João 10:27)

Conclusão: Acreditar em uma mentira também é colocar a fé no lugar errado. Os discípulos acreditaram na mentira de que Jesus não se importava. Também somos propensos a mentiras de Satanás a menos que conheçamos a Deus pessoalmente. A intimidade não ocorre da noite para o dia. É um processo ao longo da vida, onde você aprende algo novo sobre o seu relacionamento com Deus todos os dias. Isso exige disciplina espiritual.

Pr. Aldenir Araújo

3 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem