Conselhos de Deus Para Que te vá Bem

conselhos-de-Deus-para-que-te-va-bemTexto: Provérbios 4:23-27

“Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a malignidade da boca, e alonga de ti a perversidade dos lábios. Dirijam-se os teus olhos para a frente, e olhem as tuas pálpebras diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e serão seguros todos os teus caminhos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal”.

Introdução: A Palavra de Deus está cheia de exortações de Deus para que o homem vá bem. Por exemplo, o livro de Provérbios está cheio de conselhos sábios da parte de Deus.  “Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel: Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras de inteligência; para se instruir em sábio procedimento, em retidão, justiça e equidade; para se dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso. Ouça também, o sábio e cresça em ciência, e o entendido adquira habilidade, para entender provérbios e parábolas, as palavras dos sábios, e seus enigmas. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução”. Provérbios 1:1-7

Se de fato queremos ter dias prósperos e abençoados, então é necessário que guardemos esta palavra em nossos corações.

1. Guarda o seu coração.

O coração é a sede das emoções.
Deus não quer que andemos por emoções, mas, por Fé.
O Senhor nos manda pensar nas coisas que são de cima. Colossenses 3:2 “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;”.
A razão é que quando fixamos os nossos olhos nas coisas que são de cima onde Cristo está; nosso coração estará nele.

2. Guarda sua língua.

O que falamos pode ser benção ou pode nos criar muitos problemas.
É por isso que Deus nos aconselha a guardar nossa língua. Tiago 3:5-10 - “Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniquidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno. Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano; mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim.
Deus quer usar nossa língua para abençoar. Lemos Provérbios 15:23; Provérbios 25:11; Salmo 34:13

3.   Guarda seus olhos.

É fácil desviar nossos olhos e nos afastarmos do alvo.
O Apóstolo Paulo reprende os cristãos de Gálatas e lhes diz: “Corríeis bem; quem vos impediu de obedecer à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chama”. Gálatas 5:7-8
A versão da Bíblia Deus fala hoje diz: “Andavam no bom caminho. Quem fez com que deixassem de seguir a verdade? O Deus que vos chamou não foi quem vos induziu a isso”.
O segredo do êxito está em colocamos os nossos olhos em Cristo. Hebreus 12:2 “fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus”.

3.   Guarda seus pés.

No podemos agir de forma impulsiva; é por isso que Deus nos aconselha que oremos e meditemos em sua Palavra.
Salmo 37:23 “Confirmados pelo Senhor são os passos do homem em cujo caminho ele se deleita”
1ª Samuel 2:9 “Ele guardará os pés dos seus santos, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas, porque o homem não prevalecerá pela força”

Conclusão: Se guardamos estes sábios conselhos de Deus; sem duvida vamos ter dias prósperos e abençoados, porque Deus disse: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” Provérbios 4:18

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. estou mui grato por vossos estudos e esboços,,,deus vos abençoe,,,

    ResponderExcluir
  2. dou graças a deus por pessoas valorosas como voices isto é uma bênção

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem