Forte e Corajoso Como Josué

Forte e corajoso Como JosuéTexto: Josué 1:1-9
Introdução: O medo é uma emoção paralisante. O Senhor nunca pretendeu que os seus seguidores temessem o futuro. Embora possamos sentir medo, às vezes, nunca devemos deixar o medo nos controlar.
Uma das minhas passagens favoritas sobre superar o medo é encontrada na história de Josué. Deus disse: "Seja forte e corajoso! Não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo onde quer que andares" (Josué 1:9). A promessa que Deus deu a Josué não é menos verdade para nós hoje. Não há necessidade de ter medo quando que se apoia na presença poderosa do Senhor.

I. Por que Josué precisava de coragem?

A. Josué tinha visto como o povo se rebelou contra Moisés.[post_ad]Agora, ele era encarregado de levá-los para tomar a Terra Prometida dos guerreiros qualificados.
B. Era um desafia para Josué ser corajoso, Deus assegurou-lhe de sua presença (Josué 1:5-6). O Senhor também prometeu ao líder Josué que ele iria encontrar o sucesso se ele fielmente meditasse e obedecesse as Escrituras (Josué 1:8-9).

II. O que Deus ordenou a Josué sobre ser corajoso?

A. Coragem é uma qualidade da mente ou espírito que nos permite enfrentar o perigo, a oposição, ou os desafios da vida com coragem, firmeza e calma. Alguém que tem coragem ainda pode sentir medo, mas - através do poder de Deus - pode agir com confiança.
B. O Senhor queria que a sabedoria divina, não a lógica humana, guiasse a nação. Por exemplo, se a confiança de Josué fosse em si mesmo e sua experiência militar, ele pode ter resistido o plano não ortodoxo, mas altamente bem sucedido de Deus para derrotar Jericó.
C. Deus também disse a Josué que se ele obedecesse à lei de Moisés, ele teria sucesso (Josué 1:7). Em essência, esta é a chave para o nosso sucesso também. Nós não temos que obedecer as leis dadas aos judeus em Êxodo e Deuteronômio sobre rituais de sacrifício e práticas alimentares. No entanto, devemos seguir os mandamentos morais dadas a Moisés e aos outros escritores bíblicos.
D. O Senhor fez uma promessa maravilhosa a Josué: Ele estaria com ele, não importa o que acontecesse (Josué 1: 5). Se você já aceitou o presente do Pai; a salvação, você tem a mesma garantia (João 14:16-20 - Hebreus 13:5).

III. O que podemos fazer para desenvolver a coragem?

A. Medite na Palavra de Deus: em vez de uma rápida leitura de uma grande parte da Bíblia a cada dia, escolha um curto trecho e realmente pense sobre a sua mensagem. Peça ajuda a Deus para interpretar e aplicar a sua vida.
1. Meditando sobre a Palavra de Deus:
a. Acalme seu espírito.
b. Afie sua percepção (Salmo 119:105).
c. Purifique seu coração (Hebreus 4:12).
d. Clarifique a sua direção (Provérbios 3:5-6).
B. Lembre-se das experiências passadas de fidelidade de Deus: Lembre-se da maneira que você confiou no Senhor em crises anteriores e como a Sua bondade te sustentou através das dificuldades.
C. Observe a coragem dos outros: Como crente compartilhe seu testemunho da fidelidade do Senhor; deixe suas histórias reforçarem sua fé Nele.
D. Faça a pergunta crítica: Se eu não obedecer a Deus, o que vai acontecer? Cada ação, seja boa ou ruim, tem uma consequência. Rebelar-se contra o Senhor pode parecer um caminho mais fácil, mas vai ser finalmente doloroso. Confiar e obedecê-lo sempre traz bênçãos espirituais.
E. Lembre sua promessa de estar conosco em todos os momentos: O Senhor disse a Josué que Ele nunca o abandonaria. Através das Escrituras, você e eu temos a mesma garantia hoje. Nosso Deus onipotente tem todo o poder para nos guiar e trazer sucesso em nossas vidas.

Conclusão: Você está enfrentando uma situação assustadora? O segredo para superar o medo é se concentrar em Deus, e não nas suas circunstâncias. À medida que você medita no Senhor e observa seu mover em torno de você, os problemas parecem menores e mais gerenciáveis. Cada desafio é superável na presença do nosso Deus santo, todo-poderoso, e impressionante. Tire os olhos das circunstâncias e mova-os em direção ao seu grande defensor e Libertador. O Pai celeste tem todas as coisas sob controle - não há necessidade de ter medo.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Forte e Corajoso Como Josué Reviewed by Aldenir Araujo on quarta-feira, setembro 26, 2012 Rating: 5

Um comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.