O Princípio da Semeadura e Colheita

O princípio da semeadura e colheita
Texto: Gálatas 6:7-10

I. Cada escolha tem uma consequência.

Se fizermos decisões sábias, decisões piedosas, podemos esperar que Deus nos recompensará por nossa fidelidade. Se fizermos escolhas precipitadas ou pecaminosas, podemos antecipar consequências negativas (Gálatas 6:7-8). Em outras palavras, você colhe o que planta, mais do que você planta, e mais tarde do que você planta. Embora o princípio usa termos agrícolas, aplica-se às coisas espirituais e em virtude desse fato, toda a vida.

II. O Aviso

A. Viver em rebelião contra Deus não tem consequências, nesta vida ou na próxima, é a ilusão mais comum da humanidade. "Não vos enganeis: de Deus não se zomba" (Gálatas 6:7).
B. Zombar do Senhor incluindo rir ou zombar de suas leis e ser arrogante para com ele. Algumas pessoas pensam que se eles não acreditam em Deus, não importa o que a Bíblia diz. Mas os princípios espirituais se aceitos ou desprezados, eles se aplicam a todos (Números 32:23; Ezequiel 18:20).  

III. Esclarecimento de Termos

Vamos definir alguns termos em Gálatas 6:7-8:

A. Carne - A parte de nós que quer a independência de Deus. Embora o Espírito Santo habite dentro de cada crente, uma parte de cada pessoa ainda quer viver independentemente de Deus. Chamamos de carne (Gálatas 5:17, 19-21), aquilo que o Senhor cura e santifica quando o seguimos.
B. Semear para a carne - Ceder aos desejos nocivos e desejos pecaminosos. Por exemplo, as pessoas podem exagerar sua aparência, o foco em se tornar rico, ou assistir a filmes imorais.
C. Corrupção - decadência, ruína e destruição. Em última análise, o pecado leva à morte (Romanos 6:23). Com o tempo a rebelião contra Deus destrói uma pessoa, assim como uma doença fatal lentamente leva a morte.
D. Semear para o Espírito - fazer coisas que agradam o Senhor. Obedecer a Deus aumenta a influência do Espírito em sua vida.
E. Eterna - Longa duração, de alta qualidade. Quando nós plantamos sementes divinas, vamos colher coisas de qualidade, tais como a paz, integridade e relacionamentos saudáveis, que tem valor permanente.

IV. A Promessa

A. Aqueles que continuam semeando para o Espírito podem esperar que Deus os recompensará (Gálatas 6:9). Paulo encorajou os crentes a "sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor" (1 Coríntios 15:58).
B. Deus não necessariamente nos recompensará materialmente aqui na terra. Apesar de sua fidelidade, Paulo experimentou intensa perseguição e finalmente foi decapitado (2 Coríntios. 4:9-10, 11:23-28). No entanto, no céu, sua recompensa será maior do que podemos imaginar.
C. A promessa em Gálatas 6:9 faz-me lembrar daqueles que fielmente servem a Deus com pouco ou nenhum reconhecimento terrestre.
1. Imagine um pastor que lidera uma pequena igreja, ganhando um salário pequeno e pouco apreço. No entanto, ano após ano, ele continua pastoreando sua congregação fielmente.
2. Pense nas pessoas piedosas que leem a Bíblia, são fieis à igreja, oram diligentemente, e sempre dizimam sua renda. Eles podem não ser capazes de usufruir de grandes realizações nessa vida, mas eles serão recompensados ​​no céu.  

V. A oportunidade

A. Semear para o Espírito é um ato de fé e, como tal, é possível somente durante nosso tempo na terra. Devemos aproveitar a oportunidade que temos de servir a Deus (Gálatas 6:10).
B. Todos nós temos a oportunidade de semear na vida de outras pessoas.
1. As sementes podem ser pequenos atos, como dizer a alguém que Deus o ama, oferecendo-se para orar por uma pessoa doente, ou mostrando bondade a um estranho.
2. Semear para o Espírito inclui coisas como falar com as pessoas sobre Jesus, entregar livretos ou folhetos, ou encorajar outros a ouvir as transmissões de rádio ou televisão.
 
Conclusão: Eu oro para que você faça hoje a decisão de plantar sementes de amor, paciência e verdade. Meu amigo, você colhe o que planta; não há como escapar deste princípio eterno. As pessoas precisam de você para fazer uma diferença eterna em suas vidas. Aproveite o tempo para plantar sementes de justiça, e você vai colher uma safra de recompensas eternas.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem