A fé vacilante

A fé vacilante
Texto: Tiago 1:1-8 
Introdução: A fé é a chave para cada aspecto de nossas vidas. Tudo é afetado por ela, quer estejamos conscientes disso ou não. Os cristãos têm fé em Deus e creem que Ele é quem Ele diz que Ele é e vai fazer o que Ele prometeu. Portanto, podemos viver cada dia sem se preocupar (Mateus 6:25). Sabemos que tudo está em sua mão poderosa. No entanto, a fé não vem da noite para o dia. Às vezes, oscila, e deve ser cultivada e reforçada ao longo do tempo.
Em Tiago 1:1-8, o apóstolo diz aos crentes que eles não devem esperar alguma coisa do Senhor, se eles são de "Ânimo dobre" ou "inconstante em todos os seus caminho" O que ele está advertindo é contra a fé vacilante, ou inconstante.[post_ad]Haverá momentos em que isso ocorrerá, mas não deve ser um modo de vida de um cristão. Qualquer coisa que pedimos segundo a vontade de Deus será feito, não importa o quão impossível pareça (Marcos 11:22-23).

I. O lugar da fé em nossas vidas

A. Nós temos acesso a Deus pela fé.
B. Nós andamos pela fé.
C. Temos filiação pela fé.
D. Nós vivemos pela fé.
E. Temos justificação pela fé.
F. Temos o perdão dos pecados pela fé.
G. Nós temos Cristo habitando em nós pela fé.
H. Recebemos o Espírito Santo pela fé.
I. Nós estamos protegidos pela fé.
J. Estamos firmes pela fé.
K. Resistimos ao diabo pela fé.
L. Temos vitória sobre o mundo pela fé.
M. Temos a vitória sobre o mal pela fé.
N. Temos a vitória sobre as dificuldades pela fé.
O. Nós temos o poder por meio da fé.

II. As causas da fé vacilante.

A. Quando confiar em Deus está em conflito com a razão humana. O apóstolo Pedro era um pescador que sabia que era inútil pescar no mar da Galiléia durante o dia, mas ele seguiu as instruções do Senhor e fez uma pescaria incrível (Lucas 5:1-11). O mesmo pode ser dito do dízimo. Não é razoável pensar que noventa por cento de nossa renda pode ir tão longe quanto cem, mas, se formos fiéis a Deus; dando de volta o que é Dele, vamos ser beneficiados (Malaquias 3:10).
B. Quando permitimos que nossos sentimentos superem a nossa fé. Suas deficiências não têm nada a ver com as bênçãos de Deus. Ele irá equipá-lo para fazer qualquer coisa que Ele te chama para fazer. Tudo o que você deve fazer é obedecer.
C. Quando não somos capazes de ver Deus agindo em nossas circunstancias. Quando as coisas não acontecem imediatamente ou não funciona do jeito que achamos que deveriam, vamos vacilar. Tudo o que Deus dá, é a melhor coisa para nós, mas ele deve estar na sua agenda.
D. Quando ouvimos conselhos negativos dos outros. Ninguém conhece a vontade de Deus para você, mas o Pai celestial. Ele dá a melhor orientação para sua vida.
E. Quando focamos nas circunstâncias, em vez de Deus. Quanto mais você se concentrar no seu problema, maior ele parece ficar. No entanto, o foco em Deus mantém as coisas na perspectiva correta. Por exemplo, Daniel passou a noite na cova dos leões, a Bíblia diz que ele dormiu. Seu foco não estava nos animais, mas no Deus onipotente, que fechou a boca dos leões.
F. Quando somos ignorantes dos caminhos de Deus. Deus opera em um conjunto de princípios, e se nós contamos com esse fato, em vez de nossos sentimentos, podemos entender melhor o que Ele está fazendo em nossas vidas. Tudo o que Ele permite que aconteça em nossas vidas, tem um propósito, e Ele está no controle de tudo.
G. Quando carregamos culpa pelos pecados do passado em nossas vidas. Quando estamos aprisionados pelo pecado e culpa, isso gera um curto-circuito do poder de Deus em nós. Ele promete nos perdoar e nos purificar de toda injustiça (1 João 1:9), o que significa que tudo o que devemos fazer é aceitá-lo e remover o que está impedindo a nossa caminhada com Deus.
H. Quando ouvimos as mentiras de Satanás. Quando fazemos isso, nós não estamos ouvindo a voz de Deus. Assim como fez Eva, ouvir seus enganos sempre leva à desobediência.

III. As consequências da fé vacilante.

Quando nossa fé é vacilante, muitas consequências negativas podem ocorrer. Por exemplo:
A. Nós nos tornamos de ânimo dobre.
B. Nós tornarmos inconstantes em todos os nossos caminhos.
C. Nós perdemos as bênçãos de Deus.
D. Nossa fé vai sendo destruída.
E. Nós enganamos os outros.
F. Nós perdemos a nossa influência e enfraquecemos nosso testemunho.
G. Tomamos decisões erradas.
H. Nós perdemos a paz de Deus.
I. Nós tomamos decisões custosas.
J. Nós desanimamos de orar.

VI. Como corrigir fé a vacilante.

A. Quando a nossa fé é fraca e falha, devemos perguntar a nós mesmos as seguintes perguntas. Muitas vezes, respostas honestas nos ajudarão a ter uma perspectiva correta.
1. De onde estão vindo essas dúvidas?
2. Deus já falhou comigo no passado?
3. Deus não promete atender às minhas necessidades?
4. Não tenho a ajuda do Espírito Santo?
5. Ele não está comigo em todos os momentos?
6. É algo muito difícil para Deus?
7. Esta é uma das bifurcações na estrada que poderia me custar uma vida de arrependimento por minha falta de fé?
B. Medite na Palavra de Deus. Ler a Bíblia sem pressa a cada dia e aplicar o que você lê ajuda a entender como Deus está falando com você e estabiliza a sua fé.
C. Lembre-se de exemplos passados ​​de petições que Deus respondeu. Anote suas orações e quando Deus respondeu em sua Bíblia ou em um diário. Quando sua fé estiver instável, ter um registro das grandes coisas que Ele tem feito vai sustentá-lo.
 
Conclusão: Há momentos em nossa caminhada, que será preciso muita coragem para confiar em Deus, mas nossa fé será sempre recompensada, muitas vezes de maneira que nunca poderíamos imaginar. Nosso Pai celestial está esperando para derramar a Sua bondade, amor, misericórdia, e generosidade sobre seus filhos, mas nunca saberemos o que Ele tem reservado para nós, se não estão dispostos a permitir que a nossa fé vacilante seja reforçada.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

A fé vacilante Reviewed by Aldenir Araujo on quarta-feira, fevereiro 15, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.