A Salvação de um Paralitico em Cafarnaum

A salvação de um paralitico em Cafarnaum
Texto: Lucas 5:17-32

Introdução: Irmãos não existe nada mais importante que a bênção da salvação, do perdão e da vida eterna.

O texto de Lucas 5:17-32 registra essa verdade, quando mostra que a ênfase não foi a cura, mas a salvação daquele paralítico em Cafarnaum.

Vejamos algumas lições sobre a ênfase do texto:

1ª LiçãoA Salvação, o Perdão dos Pecados e a Vida Eterna é Mais Importante do Que Qualquer Outra Coisa

- “Qual é mais fácil, dizer: Estão perdoados os teus pecados ou: Levanta-te e anda?” (v. 23).

A grande expectativa de toda multidão era a cura do paralitico. E Jesus curou. Todavia, precisamos considerar a ênfase de Jesus. Ele perdoou os pecados daquele homem, se baseando no sacrifício que iria fazer na cruz do calvário. Aprendemos aqui, que o homem só pode ser salvo olhando para o sacrifício que Jesus fez na cruz. A salvação, o perdão dos pecados, e a vida eterna, só há em Jesus (Atos 4:12). Não é igreja, boas obras, méritos, caridade que salvam, mas só Jesus. O sacrifício de Jesus foi suficiente para perdoar, salvar e conceder vida eterna.

2ª Lição – Seguir a Jesus Deve Ser o Nosso Projeto de Vida

- “... viu um publicano, chamado Levi, assentado na coletoria, e disse-lhe: segue-me!” (v. 27).

Levi era um cobrador de impostos e tinha a fama de desonesto, repugnante e odiado pelo povo. Jesus sempre foi e vai às pessoas que precisam de salvação, de perdão dos pecados, e de vida eterna. Levi, um pecador miserável, após convite, seguiu imediatamente a Jesus. A quem você está seguindo? Tem gente dentro da igreja seguindo a fulano, beltrana ou ciclano. Nós devemos seguir somente a Jesus, porque Ele é o caminho, a verdade e a vida. Fazendo assim, estaremos dentro da vontade de Deus.

3ª LiçãoFomos Salvos Para Sermos Missionários

- “... Ofereceu Levi um grande banquete em sua casa; e numerosos publicanos e outros estavam com eles a mesa” (v. 29).

Não fomos salvos apenas para desfrutar da salvação dando glória a Deus dentro do templo. Os quatro amigos levaram o paralitico a Jesus (v. 18). Levi levou seus amigos e familiares a Jesus. A nossa missão também é conduzir pessoas a Jesus, pois só Ele muda as pessoas. Todos nós somos missionários. A evangelização é um trabalho pessoal e coletivo.

Portanto irmãos, a salvação, o perdão dos pecados e a vida eterna são mais importantes do que qualquer outra coisa; seguir a Jesus deve ser o nosso projeto de vida e fomos salvos para sermos missionários. Amém.

Rev. Edson Dantas

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem