Como Recuperar o Machado Perdido

Como Recuperar o Machado Perdido
Texto: II Reis 6:1-7

Introdução: A escola dos profetas havia crescido a ponto de que eles precisavam providenciar novas instalações. Enquanto eles estão no processo de cortar árvores para construir sua nova casa, um dos profetas perdeu o machado no rio Jordão. Ele fica perturbado, porque o machado era emprestado. Ele comunica o problema a Eliseu e o grande profeta realiza um milagre e o machado flutua à superfície e o homem estende a mão e o pega. Agora, para que não sejamos tão duros com este pobre homem que perdeu o machado, lembremos-nos que ele está envolvido em uma grande obra. Ele está ocupado! No entanto, se há uma falha em sua atividade, encontra-se no seguinte: ele estava trabalhando, mas ele não estava vigiando! Como consequência, ele perdeu o machado e foi incapaz de continuar seu trabalho. Ele havia perdido o machado.

Podemos olhar para esta história e perguntar se há alguma coisa aqui para a igreja moderna. Eu acredito que há muito aqui para nós aprendermos. Você observa que, o machado representa o poder de fazer o trabalho! Nenhum homem pode derrubar árvores batendo com um cabo de machado! É preciso o poder cortante do machado para cortar através da madeira e derrubar a árvore. Na igreja, precisamos perceber que sem o poder do corte, que é o poder do Espírito Santo, nunca seremos capazes de servir ao Senhor de forma adequada, nem vamos ser capazes de fazer diferença neste mundo. Nós precisamos de Deus e Seu poder para fazer o trabalho para a Sua glória!

Infelizmente, a igreja moderna como se tornou tão ligado às suas tradições e seus programas que, na maioria das vezes, o machado se perdeu. Como resultado, não há poder na igreja, na vida dos santos, ou em qualquer coisa que fazemos. Perdemos o machado! A maior parte do que fazemos na igreja pode ser feito sem a direção ou o poder do Espírito Santo! Nós somos tão bons no que fazemos que podemos operar no poder da carne e ninguém percebe a ausência de Deus! No entanto, embora possamos ser capazes de operar nossas igrejas, nossos programas e nossas vidas sem o poder de Deus, nós nunca vamos fazer incursões no mundo sem o poder de Deus. Nós nunca seremos capazes de servir ao Senhor de maneira eficaz, até que o serviço que realizamos seja feito Seu poder!

Enquanto levamos alguns minutos para ver como esta situação foi tratada naquele dia, podemos aprender algumas lições valiosas sobre como a igreja deve lidar com a situação em que ela se encontra esta noite. Deus nos ajude a recuperar o machado.

Esta passagem nos diz como! Observe as etapas envolvidas na recuperação do machado.

I. Envolve preocupação. V. 5

A. Assim como este homem sente o ferro do machado voando, ele grita em desespero. Ele sabe que não pode continuar o que está fazendo até que ele recupere o machado.

B. O primeiro passo para a recuperação do poder do Espírito é chegar ao lugar onde sabemos que não o temos. Estou convencido de que muitas pessoas andam por esta vida achando que estão cheios do Espírito, quando eles perderam o seu poder e nem sequer sabem disso. Eles estão tentando viver para Deus e fazer a Sua obra no poder da carne e nem sequer percebe que Ele está longe. Esta condição de muitas igrejas modernas, e das pessoas modernas da igreja, se parece com a de Laodicéia antiga, Apocalipse 3:14-20.

C. Eu me pergunto se nós nos preocupamos o suficiente para procurar em nossos corações, nossas vidas e na vida da nossa igreja e descobrir se ou não o que estamos fazendo é do homem ou do Espírito? Estamos preocupados com a presença e o poder de Deus estar no meio de Sua Igreja? Amigo, estamos sempre felicitando a nós mesmos o fato de que "onde dois ou três estiverem reunidos, Ele está no meio" O Espírito do Senhor está em nós. Quando nos apresentamos na igreja, Ele se apresenta na igreja! Eu não estou falando sobre a Sua mera presença. Estou falando de sua presença manifesta. Onde Deus não só aparece, mas quando Ele também mostra sua gloria!

D. Que o Senhor nos ajude a se contentar com nada menos que o melhor que Deus pode nos dar!

II. Envolve confissão. V. 5

A. Quando este homem percebeu que o machado tinha desaparecido, ele imediatamente disse a Eliseu o que tinha acontecido. Ele confessou o fato de que ele havia perdido o machado. Ao admitir que o machado tinha desaparecido, ele estava também admitindo o fato de que o cabo do machado estava frouxo e ele não se preocupou em apertá-lo.

B. Depois que descobrimos que nos falta algo, devemos chegar ao lugar onde podemos admitir que falta para o Senhor e uns aos outros. Esta é uma pílula difícil de engolir, mas é necessário recuperar o machado. Acho que uma das coisas mais difíceis para qualquer um de nós fazer é admitir a falta. Queremos que todos pensam que estamos no topo da pilha; que não precisamos de nada, e que estamos no controle. Onde estão os corações honestos que vão gritar e dizer: "Eu simplesmente não tenho o fogo que eu costumava ter! Eu não estou tão perto do Senhor, como eu costumava estar! Eu preciso do poder de Deus operando através de mim para fazer o trabalho!" O que precisamos são corações honestos que diga a verdade sobre a nossa condição. Nós precisamos confessar e dizer ao Senhor a verdade sobre onde estamos! Ele já sabe, mas Ele quer que a gente saiba tão bem. Precisamos reaprender o caminho para o altar. Nós precisamos dele e Seu poder em nosso meio, mas há um preço a pagar. Parte do preço é confessar nossa falta de poder.

C. Antes de recuperar o machado, como indivíduos e como igreja, devemos primeiro chegar ao lugar onde podemos honestamente admitir que não podemos fazê-lo, mas Deus pode! Temos de encontrar esse lugar de dependência total e absoluta em Deus e no Seu poder! Quando o fizermos, vamos ver almas salvas. Vamos ver o poder manifesto de Deus em nossos cultos. Vamos experimentar o Seu poder na igreja, mais uma vez!

III. Envolve compreensão. V. 5

A. Uma das razões deste homem estar tão chateado é porque o machado nem sequer pertencia a ele. Ele havia tomado emprestado de alguém, a fim de ser capaz de ajudar a construir a escola. Agora, perder um machado pode não parecer tão grande problema a você e a mim. Nós podemos ir à loja e comprar vários, se quisermos. No entanto, as ferramentas e outras coisas feitas de ferro eram muito escassas e insuficientes. Isto é ilustrado por uma história em I Samuel 13:22. Além disso, o fato de que era uma ferramenta emprestada era exigido deste homem substituir o machado, que ele obviamente não poderia fazer uma vez que ele teve que pegar emprestado. O fato de uma pessoa emprestar a este homem uma ferramenta de tal valor era um sinal de que o dono do machado tinha confiança no jovem profeta. Ele não queria violar essa confiança!

B. Eu acho que a lição para a igreja é cristalina. Quando estamos trabalhando para o Senhor, como deveríamos, estamos operando com poder emprestada! O poder para servir ao Senhor não vem de dentro de nossa própria natureza humana, mas vêm do Senhor, Atos 1:8. Portanto, precisamos ter um cuidado especial com o poder que nos foi confiado. Nunca podemos chegamos ao lugar onde agimos como se nada pudesse tomar o nosso poder. Deus nos ajude a nunca violar sua confiança! Tão certo como o Senhor dá Seu poder, Ele pode retira-lo novamente.

C. Se vamos servir ao Senhor e ver os resultados eternos do nosso serviço, temos de aceitar o fato de que somos incapazes de fazer o trabalho com nossa própria força. Precisamos de poder do alto. Precisamos do poder emprestado! No entanto, devemos também compreender que o mesmo Deus que tão livremente salva o pecador, também de graça dá Seu poder para aqueles que o buscam e estão qualificados para recebê-lo.

IV. Envolve voltar. V. 6

A. Assim que Eliseu ouviu falar sobre o problema, ele chamou o profeta de volta para o lugar onde o machado foi perdido. Antes que pudesse ser recuperado, eles tiveram que ir para ao lugar onde ele tinha sido perdido.

B. Assim, é no âmbito espiritual. Antes que possamos recuperar o poder de Deus em nossas vidas e em nossa igreja, devemos voltar ao lugar onde nós perdemos o poder. Ou seja, temos de descobrir a razão pela qual o poder foi perdido. É por causa de algum pecado que tenha sido cometido? Será que é porque nossas prioridades tornaram-se equivocadas? Será que é porque nós somos culpados de confiar no braço da carne em vez do poder do Espírito? Onde foi que perdemos o poder?

C. Se fôssemos honestos, esta noite, todos nós poderíamos identificar as áreas de nossas vidas que estão entre nós e ter o glorioso poder de Deus em nossas vidas. O que precisamos fazer é voltar atrás e descobrir onde saímos do caminho. Nós precisamos voltar a esse ponto e fazer uma correção do caminho. Quando o fizermos, podemos nos preparar para a glória do retorno.

V. Envolve confronto. V. 6

A. A resposta de Eliseu à situação foi cortar uma árvore e lançá-la no rio. Quando ele faz, o machado flutua à superfície. Um milagre acontece quando os meios humanos são abandonados e a ajuda divina é solicitada.

B. Quando chegamos ao lugar onde reconhecemos a perda do machado, só há uma maneira de recuperá-lo. Deve haver um confronto com o divino! Primeiro, deve haver uma árvore envolvida. A árvore que eu me refiro é a cruz de Jesus. Quando levamos a sério a questão sobre como lidar com nossos pecados e falhas, o Senhor vai responder com o perdão e restauração, 1 João 1:9. Então, deve haver um abandono total de toda a ação e poder humano. Confiar em um pedaço de pau para fazer o machado flutuar parece loucura, mas funcionou! Para nós, parar de tentar fazer a obra do Senhor, e dar um passo atrás e, colocar tudo em Suas mãos e confiar nEle completamente é difícil. No entanto, é a única solução.

C. Queridos, um dos principais passos na recuperação do machado do poder na igreja é um retorno ao altar de Deus. Quando a igreja lida com seus pecados, e o caminho entre nós e o Senhor é livre de todas as obstruções, podemos contar com o retorno de Seu poder e glória na casa de Deus.

VI. Envolve compromisso. V. 7

A. A última coisa que esse rapaz fez foi estender a mão e pegar o machado. Ele se comprometeu a receber pela fé o que o Senhor tinha feito. Este pode ser o fim da história, quanto o registro bíblico, mas podemos ter certeza do que aconteceu em seguida. Este jovem firmemente recolocou o machado no cabo e voltou ao trabalho de cortar as árvores. Ele havia recuperado o machado e foi capaz de fazer o que precisava ser feito.

B. Deus tem poder disponível para aqueles que pagam o preço para isso e que o toma pela fé. Quando chegamos ao lugar onde estamos cansados ​​das velhas historias de sempre e estamos dispostos a lidar com nossa perda do machado da maneira de Deus, Ele vai nos dar de volta o poder de fazer a Sua obra da Sua maneira. No entanto, não é para os fracos de coração! É pela fé de coração, somente!

C. A que ponto estamos comprometidos com a ideia de experimentar a presença manifesta de Deus e poder na igreja? Nosso nível de comprometimento será revelado pelo que estamos dispostos a fazer para vê-lo se tornar uma realidade!

Conclusão: Onde está o machado esta noite? Para a maioria de nós, está no fundo do rio, totalmente fora do nosso alcance e além de nossa capacidade de recuperação. Podemos obtê-lo de volta? Sim! Se tomarmos as medidas que nos foi dada esta noite. Você está disposto? Esse é o primeiro passo. O segundo é no sentido de entrar diante do Senhor e lidar com o problema do seu jeito!

7 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. @Anônimo
    Toda a glória ao Senhor!
    Obrigado pela participação.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. UM BOM COMENTÁRIO AMADO PASTOR. ABRAÇO EM CRISTO JESUS!

    ResponderExcluir
  3. me ajudou muito pastor que Deus te abencoe ricamente.

    ResponderExcluir
  4. me ajudou muito pastor que Deus te abencoe ricamente.

    ResponderExcluir
  5. me ajudou muito pastor que Deus te abencoe ricamente.

    ResponderExcluir
  6. Muito edificante gostei muito fui muito abençoada. Deus abençoe pastor.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem