Cinco Características do Cristão Que Acredita no Retorno Iminente de Cristo

Cinco características do cristão que acredita no retorno iminente de Cristo
Texto: II Pedro 3:10-18

Introdução: O fato do retorno de Cristo em breve; deve ter um grande efeito sobre o nosso comportamento e perspectivas na vida. Sabendo que nada na terra é permanente e que este não é o nosso verdadeiro lar devemos dissuadir-nos do materialismo que leva a alma ao erro. Tais verdades relacionadas com o retorno de Cristo deve influenciar nosso estilo de vida e serviço para Deus.

Em nossa passagem há cinco características do cristão que acredita no retorno iminente de Cristo.

Se crermos verdadeiramente que Jesus Cristo está voltando muito em breve...

I. Se esforça para viver uma vida santa, sem culpa como Cristo. (Vv. 11, 14).

A. Qual seria sua reação imediata se Deus te revelasse que Cristo voltará dentro de duas horas?

B. Não é verdade que muitos cristãos, ao receber a notícia inesperada, usariam cada segundo das duas horas para se acertar com Deus e se preparar para a súbita vinda de Cristo? Talvez haveria dívidas vencidas a pagar, perdão a procurar ou a dar, erros terríveis para corrigir, acertar irregularidades, deficiências para compensar, e se arrepender dos pecados e abandona-los?

C. A verdade é que o Senhor Jesus Cristo está vindo sem aviso prévio! Ninguém sabe a data exata, mas Ele está chegando!(V.10)

Se crermos verdadeiramente que Jesus Cristo está voltando muito em breve...

II. Está muito mais interessado no mundo por vir do que no presente século mau. (V.13).

A. Isto não significa que os cristãos nunca devem compartilhar para a melhoria da sociedade e da humanidade. Grandes instituições foram fundadas no passado por não poucos cristãos em causa.

B. Um cristão deve sempre buscar o equilíbrio. Isto é, ele não deve ter uma "mente tão celestial” que ele é praticamente inútil na terra, nem muito ocupado com coisas mundanas que negligencia sua maior vocação celestial e prioridades.

C. Os cristãos são apenas peregrinos e estrangeiros de passagem pela terra, mas no nosso caminho para o céu. Por quê? Porque somos cidadãos do céu (Filipenses 3:20) e, na verdade alienígenas neste planeta!

D. Devido a nossa perspectiva única, somos mais frequentemente vistos como pessimistas. Ao contrário, somos as pessoas mais otimistas sobre o futuro. Enquanto o mundo presente e tudo o que nele há, já foi determinado para a destruição, nos foi prometido um novo céu e uma nova terra que estão por vir (I João 2:15-17).

Se crermos verdadeiramente que Jesus Cristo está voltando muito em breve...

III. Se preocupa com a salvação daqueles despreparados para o encontro com Cristo. (Vv. 9, 15).

A. Os versos 9 e 15 nos lembra da compaixão do Senhor para com aqueles que perecem. Você e eu que fomos perdoados e remidos devemos compartilhar a mensagem de Deus para persuadir os homens ao arrependimento para com Deus e a fé em Jesus Cristo (Atos 20:21).

B. Os sinais dos tempos - o renascimento de Israel, a União Europeia, terremotos frequentes e outras catástrofes naturais, fome, pestes, pragas, agitação política e social global - todos nos dizem que a vinda do Senhor se aproxima (Tiago 5:8; Apocalipse 22:7).

C. A vinda do Senhor é um dia maravilhoso para nós crentes, mas um dia terrível para aqueles despreparados. Vamos resgatar os perdidos!

Se crermos verdadeiramente que Jesus Cristo está voltando muito em breve...

IV. Permanece firme em meio à piora das condições no mundo. (V.17).

A. Embora existam profetas estranhos e falsos que nos dizem que o mundo está ficando melhor e mais brilhante, tais profetas estão destinados ao fracasso.

B. Pode um mundo que – tem rejeitado a Deus e Seu Filho, duvidado da Bíblia, e desprezando o Evangelho de Cristo - ficar melhor?

C. Pode uma humanidade pecadora, que não teve em conta o único remédio para o pecado e a condenação eterna, estar sempre sã e salva? NÃO!

D. Cuidado com o erro dos ímpios! Nós que estamos no mundo ainda; porém não somos do mesmo; devemos encontrar a paz, esperança e inspiração no Senhor que em breve deixar o seu trono para vir para nós (João 14:1-3).

Se crermos verdadeiramente que Jesus Cristo está voltando muito em breve...

V. Deseja acima de tudo crescer na graça e no conhecimento do senhor. (V.18).

A. A oração, estudo bíblico, meditação e memorização das escrituras, adoração, comunhão, testemunho, discipulado, e ministração, são apenas alguns dos elementos essenciais do crescimento espiritual.

B. Você conhece Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal? Quão profundo e precioso é o seu amor por Ele que primeiro te amou?

C. Se Cristo é realmente o seu Senhor e Salvador, então você deve se esforçar para crescer de forma constante e profundamente na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. É um pecado não crescer espiritualmente depois de tempo suficiente.

Conclusão: Amados, vamos antecipar a vinda do Senhor, vivendo bem a vida agradável aos Seus olhos. Vamos definir nossas prioridades corretamente, enquanto sempre se esforçando para levar o Evangelho de Cristo aos nossos semelhantes não salvos. Pela graça de Deus, vamos ficar alertas e manter a calma em meio ao mundo agitado, de angústia e calamidades. Acima de tudo, vamos conhecer a Cristo mais profundamente e servi-Lo com alegria! Amém!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem