Oito Hábitos do Cristão Rumo a Maturidade

Oito hábitos do cristão rumo a maturidade
Texto: I Tessalonicenses 5:16 - 23

Introdução: Nunca é a vontade de Deus para os crentes permanecerem infantil no seu entendimento e comportamento (I Coríntios 14:20).

Nós todos devemos crescer e amadurecer em Cristo, mas infelizmente isso não é instantâneo.

Nossa passagem revela oito hábitos que devemos desenvolver, se quisermos amadurecer espiritualmente.

Se quisermos amadurecer espiritualmente temos que:

1. Alegrar sempre. V. 16.

Este não é um conselho para simplesmente ignorar dores e tragédias na vida. É um convite para a presença e o poder de Deus para nos sustentar nos bons e maus momentos de nossas vidas para que possamos experimentar a Sua paz e alegria. A verdadeira alegria não está dependente da alteração das circunstâncias terrena, mas sim do nosso Deus imutável. A verdadeira alegria não está limitada no tempo, mas é duradoura. É o fruto do Espírito que nos permite ser pacíficos e calmos mesmo quando as pessoas e as coisas ao nosso redor nos trazem situações vexatórias (I Pedro 4:13 - Tiago 1:2-3).

2. Orar sempre. V. 17.

Esta não é uma vã repetição ou uma referência às reuniões de oração (Mateus 6:7). Deus nos chama para sermos constantes na oração. Não deve haver intervalos prolongados em nossa vida de oração (Romanos 12:12). Uma vez que Deus é a fonte das coisas boas que possuímos, só faz sentido que nós sempre dependemos Dele. Uma das melhores coisas que podemos fazer é cultivar o hábito de orar em todas as coisas - grandes e pequenas (Lucas 18:1). Oração inclui elogio, confissão, agradecimento, pedido, e também a escuta de Deus (Efésios 6:18 - Colossenses 4:2). Nossa vida de oração deve ser uma comunicação contínua, aberta. Dizer "Amém" no final de uma oração não é como dizer adeus no final de um telefonema.

3. Sempre dar graças. V. 18.

Este versículo não diz: "Por tudo dai graças". mas "em tudo dai graças" É a vontade de Deus que sejamos gratos em todas as circunstâncias. Uma atitude de gratidão nos permite ver o panorama geral, para estar ciente de que Deus está no controle total e que podemos confiar nele, mesmo quando acontecem coisas ruins (Jó 1:21-22). O versículo 18 nos encoraja a desenvolver uma atitude de gratidão (Efésios 5:20 - Colossenses 3:17). Um coração grato é imediato e rápido a reagir a fidelidade de Deus e dar-lhe a glória que Ele merece. Proporciona satisfação e é um antídoto contra a cobiça, inveja, materialismo, etc.

4. Sempre reavivar a chama. V. 19.

O Espírito Santo é comparado ao fogo (Atos 2:3). O fogo é forte e nos dá tanto o calor como a luz. No entanto, ele pode ser apagado pela água. Permanecer no fogo de Deus é mais fácil dizer do que fazer porque podemos facilmente matar e entristecer o Espírito andando na carne, e dando lugar ao diabo (Efésios 4:27-32). No entanto, ser fervoroso e zeloso para com Deus é mais fácil se obedecermos os versículos anteriores. Se estamos sempre alegres, orando e gratos em todas as circunstâncias, então o Espírito Santo será mais eficaz no seu funcionamento em nossas vidas.

5. Aprender sempre. V. 20.

Um verdadeiro profeta é aquele que tem sido autorizado por Deus para falar suas verdades. Existem dois tipos de profecia na Bíblia: (1) Predizer é quando Deus prediz e delineia o futuro em detalhes impressionantes, e (2) profetizar é a pregação e ensino da palavra de Deus. Hoje não temos mais profetas humanos que possam predizer o futuro, mas temos a Bíblia Sagrada em nosso meio que se tornou nossa "palavra profética mais segura" (II Pedro 1:19a)  Qualquer pessoa que declara uma "profecia" que contradiz as escrituras podem ser descartado como um falso profeta (II Pedro 1:20-21).

O "Profeta" de hoje seria um pregador. Quando um pregador enviado de Deus fala a verdade de Deus em amor, não deve ser ofendido mesmo que o nosso orgulho e sentimentos sejam feridos, mas muitos de nós assim fazemos! Há aqueles que sustentam o desprezo a palavra de Deus e Seu pregador sempre que forem reprovados. Você pode não gostar de algumas coisas que você ouvir da palavra de Deus, mas isso não é desculpa para não dar ouvidos. Seja ensinável e aprenda! (Salmos 25:4-5)

6. Sempre examine. V. 21a.

Prove, examine e exige a prova de tudo que você ouve em relação à palavra de Deus (Atos 17:11-12). Os bereanos eram capazes de acreditar em Paulo porque eles conheciam as Escrituras e eram capazes de ver se o que Paulo dizia era verdade ou não. Muitas pessoas vêm à igreja e se contentam em apenas ouvir o que o pastor diz ou o que ouvem na TV Inconscientemente, eles estão lentamente sendo enganados e levados a um caminho de destruição, porque eles são preguiçosos demais para analisar as coisas com a Palavra de Deus (I João 4:1 – II Pedro 2:1).

7. Sempre reter o que é bom. V. 21b.

Segure firme e não deixe o que é bom e justo diante de Deus. Muitas vezes, o que é bom é mais difícil de fazer! Vamos lutar contra o desejo de fazer o que sabemos estar errado. Com Deus no nosso lado e pelo nosso lado, podemos ganhar! (Salmo 97:10 - Filipenses 4:13).

8. Sempre abster-se do mal. v. 22.

Paulo diz para ficar longe de algo, mesmo que só aparece mal. Isso por dois motivos: primeiro, uma vez que você dizer que você é um cristão, as pessoas começam a te observar e se te vires em qualquer lugar perto do mal, com certeza vão encontrar falha em você. Em segundo lugar, quando penduramos em torno de pessoas ou atividades, começamos a pegar os seus hábitos e sua maneira de lidar com as coisas. O senso comum nos diria que, se ficarmos muito tempo com alguém ou algo que claramente não é de Deus, então seremos influenciados lentamente e eventualmente corrompidos por seu estilo de vida (I Coríntios 15:33 – Provérbios 4:14-15 - Salmos 1:1).

Conclusão: Quando vivemos por esses oito hábitos para a maturidade espiritual, a oração de Paulo no versículo 23 será uma realidade. Deus vai nos santificar inteiramente - o nosso espírito, alma e corpo serão plenamente conservados irrepreensíveis até Jesus voltar! Que garantia para os cristãos! Amigo, você também pode ter essa certeza, se você chamar por Jesus e pedir a Ele para salvá-lo agora!

4 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Que texto abençoado Pr. Aldenir Araújo, a vejo como uma profeta de Deus para trazer essa palavra ao meu coração e creio que ao coração de muitas outras pessoas que leram esse texto.

    Que o nosso Senhor Jesus a abençoe mais e mais...

    ResponderExcluir
  2. @Dayane
    Graça e paz Dayane!
    É muito bom saber que você foi abençoada com essa mensagem. Obrigado pela sua participação.

    Um forte abraço.

    Obs. você escreveu como "uma" profeta. No caso seria um profeta.

    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  3. muito bom a biblia diz,bem aventurado os que ler ouvem e pratica,espero que esta mensagem tenha despertado mais alguém asim como,mi despertou mi trazendo mais entendimento DEUS abencoe irmão.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem