A Bondade de Davi - Um Tipo da Graça de Deus

A bondade de Davi - um tipo da graça de Deus
Texto: II Samuel 9:1-13 

Introdução: O rei Saul causou a Davi um momento difícil durante o seu reinado. Em sua inveja e insegurança, ele tornou a vida de Davi muito difícil. O rei Saul procurou tirar a vida de Davi que, infelizmente, se tornou um fugitivo depois de ser ungido seu sucessor. A hora finalmente chegou para Davi reinar como rei.

Apesar de ser o costume de cada novo rei destruir qualquer um que poderia mais tarde desafio seu trono, Davi não busca vingança com a casa de Saul. Em vez disso, ele mostrou-lhes bondade. Davi era um homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22).

Este incidente tem uma impressionante semelhança com a graça e a misericórdia de Deus em nossa salvação. Vamos observar e aprender com esta passagem.

I. O iniciador da busca. V. 1-3

A. Depois que Davi subjugou todos os seus inimigos, ele pensou na família de seu amigo Jônatas. Observe como Davi é um retrato do Senhor. Como o Senhor, ele tomou a iniciativa e se reconciliou com seus inimigos (cf. Romanos 5:10 - Colossenses 1:21).

B. Como o Senhor, Davi mostrou graça e misericórdia aos seus inimigos miseráveis ​​e condenados (cf. I Timóteo 1:15 - Lucas 19:10). Ele gentilmente procurou, perdoou e até mesmo os abençoou!

C. A verdadeira grandeza de um homem não é visto pela maneira como trata seus melhores amigos, mas pela maneira que ele trata os seus piores inimigos! Jesus Cristo e seus apóstolos ensinaram-nos esta grande virtude (Mateus 5:44 - Romanos 12:14, 20).  Bem-aventurado o homem que destrói seus inimigos, transformando-os em amigos!

II. O mediador da busca. V. 1, 7

A. A busca de membros sobreviventes da casa de Saul não foi feita em nome de Saul, mas de Jônatas que tinha um vínculo entre ele e Davi. (I Samuel 20:14-17).

B. Jônatas, tendo obtido um pacto com Davi, é um tipo ou uma imagem de Cristo (Hebreus 8:6 - I Timóteo 2:5).

C. Fora da Pessoa de Cristo e a obra consumada, Deus não pode amar o pecador. Deus está irado todos os dias com os ímpios (Salmos 7:11), mas Ele pode amar e perdoar-lhes em nome de Cristo (Efésios 4:32 - I João 4:9-10).

III. O alvo da busca. V. 4-8

A. Mefibosete (significado vergonhoso) era um filho sobrevivente de Jônatas e era neto de Saul (II Samuel 4:4).

B. Com medo do rei Davi, Mefibosete não tem dúvida de se esconder como um fugitivo. Ele é como o pecador que se envergonha e tem medo de Deus. O pecador culpado corre e se esconde de Deus e não quer nada com Ele (cf. Gênesis 3:8).

C. Mefibosete ficou aleijado de ambas as pernas através de uma queda quando ele tinha apenas cinco anos de idade. Como ele, o pecador não está mais no estado em que ele foi originalmente criado. Todos os pecadores são impotentes aleijados espirituais que são incapazes de salvar-se da condenação de Deus (Romanos 5:6, 8).

D. Mefibosete realmente se humilhou diante do rei Davi e obteve sua bondade maravilhosa e favor. Da mesma forma que somente quando o pecador se humilha e joga-se à mercê de Deus é que ele pode obter o perdão dos pecados e a salvação (Provérbios 22:4 - Tiago 4:6).

IV. As bênçãos da busca. V. 9-13

A. Apesar de ser um príncipe, Mefibosete foi ao Rei Davi como um homem pobre e humilde. Ele havia perdido toda a sua herança. Ele não fez exigências nem qualquer reclamação nem colocou qualquer coisa como um príncipe na casa de Saul. Deus não deseja aqueles que estão cheios de vaidade e orgulho. Ele busca abençoar aqueles que são pobres neste mundo, mas ricos na fé (Tiago 2:5).

B. Antes de Mefibosete conhecer o rei, ele era apenas um pobre, inimigo, miserável ​​sem esperança e condenado. Depois que ele foi resgatado e salvo pelo rei, Mefibosete se tornou um rico, escolhido, prestigiado e altamente favorecido filho real! Que dia de regozijo, foi para Mefibosete!

C. Mefibosete prenunciava o pecador que se humilha perante a poderosa mão de Deus. Ele é uma excelente ilustração de um pecador perdido, que é salvo pela misericórdia de Deus e é enriquecido por sua bondade (Salmos 23:6). 

Conclusão: amigo não salvo, você pode desfrutar dos privilégios de ter seus pecados perdoados, tendo a garantia de vida eterna, e recebimento de herança celestial se você vir a Jesus pela fé.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem