Guardando a Palavra

Guardando a palavra
Serie: Caminhos para o avivamento – Mensagem # 3

Texto: II Reis 18:6; Deuteronômio 30:11-20 

Introdução: Uma das mudanças mais profundas que ocorrem durante um avivamento bíblico é uma paixão revivida pelas Escrituras. Este não é apenas um desejo de conhecer a Bíblia, mas a paixão de viver a Bíblia. O maior problema hoje não é tanto a falta de conhecimento da Bíblia (embora isto esteja se tornando uma triste realidade hoje!), Mas o fato é que muitas pessoas conhecem a Bíblia, mas não praticam o que conhecem.

A maior necessidade não pode ser "informação"; A maior necessidade deve ser "execução" a Palavra de Deus. A paixão que Ezequias demonstrou pela Palavra de Deus era outra forma segura que Judá estava no caminho para o avivamento! O avivamento não deixa de lado a Palavra de Deus e diminui sua importância, ao contrário, centraliza a sua importância e renova o compromisso de nossa parte para com ela!

Não podemos permitir um avivamento que enfatiza a "experiência" sobre a "exegese" das Escrituras! Não é um ou outro, mas ambos! Certamente, a palavra determina a experiência e não o contrário.
Ezequias serve como um modelo para avançar em direção ao avivamento; o seu passo em demonstrar o seu compromisso absoluto com a Palavra de Deus permanece como um farol para nós encontrarmos o nosso caminho também.

A Bíblia nos ensina que o avivamento inclui uma grande paixão pela Palavra de Deus em nossas vidas, e que o caminho do avivamento é pavimentado com a Palavra de Deus e nosso compromisso com ela!

I. Compromisso com a palavra. II Reis 18:6

A. Aceitação! 18:6
1. "Porque se apegou ao Senhor; não se apartou de o seguir...”, Ezequias não era crente casual em Deus ou Sua Palavra!
a. Ezequias não encontrou o seu compromisso com Deus e Sua Palavra mudando na base do que acontece com ele dia após dia, era um compromisso absoluto em sua mente e em suas ações.
b. Muitos cristãos vivem para Deus com uma paixão que segue como as coisas estão indo bem para eles no dia a dia!
c. Existem muitos "convenientes" cristãos ao invés de "comprometidos" cristãos na Igreja!
2. Judá era como muitas pessoas hoje, rebeldes a tudo o que Deus lhes havia dito! Ezequias mudou tudo isso por seu compromisso inabalável com a Palavra de Deus!
3. Era hora de Judá tratar com o coração rebelde!

B. Absoluto. 18:6b 1. “e guardou os mandamentos..." Ezequias entendeu que, o que estava certo não era determinado pela maioria ou o pelo que se sente, é declarado pela Palavra de Deus!
2. Há muito de uma atitude de fazer o que queremos fazer e não o que deveríamos estar fazendo!
3. Muitos cristãos vivem como o mundo, quando nos sentimos bem somos fiéis, e quando não; não somos!
a. Muitos cristãos usam a lógica deste mundo: "Bem, a maioria dos cristãos fazem da mesma forma que faço e isso é bastante aceitável com a maioria. O nível de compromisso que eu estou vivendo é quase o mesmo que a maioria dos cristãos que eu conheço".
b. Desde quando se usa o que é aceitável ou o que dizem ou pensam a maioria determinar o que é moralmente certo ou errado?
1) Houve um tempo quando a maioria sentiu que o povo judeu na Alemanha eram inferiores e poderiam ser destruídos, o fato de sentirem tornou a atitude certa?
2) Nós vivemos em uma época quando a maioria acha que um compromisso radical com Cristo é estranho, e a maioria sente que ninguém pode ser casto antes do casamento... o fato de sentir torna isto certo?
c. Precisamos entender que o certo e o errado, ou um compromisso com Deus, não tem nada a ver com o que alguém sente ou o que a maioria pensa, mas é baseado no que o próprio Deus diz!
4. Ezequias não teria visto um grande avivamento em Judá se ele não tivesse "guardado os mandamentos"!
a. O problema de Judá foi a desobediência à Palavra de Deus, que se propagou pelo pai de Ezequias e a geração anterior!
b. A única maneira de recuperar as bênçãos de Deus e ajudar; era um avivamento da Palavra de Deus.
c. Simplesmente clamar a Deus não seria suficiente, a obediência à Palavra de Deus também era necessário para a recuperação real; e produzir mudanças na sociedade!
5. A regra de conduta na Igreja e no mundo ainda é a Palavra de Deus, não importa o que a sociedade diz sobre a Palavra de Deus!
6. Ezequias estava no caminho certo em direção ao avivamento! E nós?

II. Desafios da Palavra. Deuteronômio 30:11-20

A. Alcançável! 30:11-14 1. A primeira coisa que Judá, Israel, e nós precisamos saber é que Deus não está pedindo algo de nós que não é possível!
a. Muitas vezes você ouve esta lógica: "bem quase todas as pessoas fazem isso, ninguém é perfeito!"
b. Claro que ninguém é perfeito, mas o fato de a maioria fazer alguma coisa ou não, não é uma indicação de que nós devemos fazer a mesma coisa!
c. Deus não nos pediria para obedecer a algo que não podemos obedecer!
2. A linguagem que Deus usa aqui sobre a obediência de Israel à Sua Palavra é muito clara:
a. “não te é difícil demais..." - significando que não era incompreensível!
b. "nem tampouco está longe de ti" - o que significa que não era impossível ou inatingível!
c. Deus não estava sendo misterioso ou impossível aqui!
3. O fracasso da maioria dos cristãos em viver para Deus corretamente tem pouco a ver com a Palavra ser impossível de obedecer; tem a ver com o foco indevido na vida!
4. A verdade é que a Palavra de Deus não é nem muito profunda para nós entendermos o que Deus pede de nós, nem é impossível obedecer!
a. Quando há um problema, é muito mais provável que nós escolhemos ignorar o que diz a Palavra, ou desculpar-nos de obediência, de alguma forma!
b. Deus não pede que façamos o impossível, apenas a coisa certa!
5. Deus cumpriu as exigências da Palavra para duas coisas básicas, declarada nos 10 mandamentos:
a. Amarás o Senhor teu Deus de todo o seu coração.
b. Amarás o teu próximo como a ti mesmo!
6. Estes não são impossíveis de fazer, mesmo que o mundo pode pensar que estamos espiritualmente raros se o fazemos!
a. A verdade é que o mundo pensa que somos excessivos se realmente praticamos a Palavra de Deus...
b. Hoje em dia você pode ser objeto de chacotas das outras pessoas; por ser muito apaixonado por Deus!
c. O que aconteceu com a crença de que a Palavra de Deus viva em nossas vidas é uma realidade alcançável?
7. A verdade é que obedecer a Palavra de Deus é uma possibilidade real para aqueles que queiram admiti-la, em nossas bocas e nos nossos corações... só precisamos fazê-lo!

B. Responsável! 30:15-18
1. Observe a linguagem forte aqui que Deus usa para convencê-los a escolher sabiamente: “Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres”.
a. Deus não está exigindo que o ame, ele está exortando-os a escolher corretamente!
b. Por que ele é tão forte sobre isso? - Porque a aceitação da aliança significa consequências reais, eles serão responsabilizados por suas ações, não apenas sua teologia!
2. A responsabilidade é baseada no relacionamento que Deus ter com o homem, isso é verdade com todos os relacionamentos.
a. Ter os valores corretos é importante... eles não podem ser determinados por apenas como nos sentimos, mas pelo que está certo!
b. Não devemos olhar nossa sociedade quando se trata da adesão ao que é verdade e o que é certo.
3. Deus não poderia ser mais claro em seus comentários ao seu povo: “O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”.
a. Nada ambíguo sobre a responsabilidade aqui!
b. Nada confuso sobre as consequências da obediência ou desobediência.
4. As mesmas ordens que funcionava para Israel há 4.000 anos ainda funcionam na sociedade de hoje, ninguém jamais aumentou os 10 mandamentos!
5. Cada pessoa e cada sociedade que optou por ignorar as leis de Deus experimentou o mesmo tipo de consequências.
6. Em um mundo que diz, "não é culpa minha, todo mundo faz isso" temos de perceber que somos responsáveis ​​perante as leis de Deus, pois eles são imutáveis, como o próprio Deus!

C. Conselhos! 30:19-20
1. Deus conclui suas observações sobre o que é bom e o que é ruim com os conselhos que eles deveriam ouvir e escolher a vida!
a. O que aconteceu com o conceito de "dever"?
b. Há mais na vida do que ser uma grande pessoa, é muito mais importante que vivamos corretamente!
2. Se somos notados ou não; não é a questão, como vivemos o chamado de Deus em nossa vida que é mais importante.
3. Deus não força a sua mão ou força sua vontade, mas seu conselho é claro.
a. Há vida real e alegria na escolha dos caminhos de Deus sobre os do mundo.
b. Haverá uma grande perda tanto agora em suas vidas e nas vidas de seus filhos, se optar por se rebelar contra as leis de Deus.
4. O convite ainda está ai para escolher a vida - que escolha você está fazendo?
5. Ezequias levou Judá, derrubando os seus altos e os ídolos e voltando às leis de Deus, assim que fizeram, o avivamento eclodiu e Deus destruiu seu inimigo e restaurou suas fortunas. Bastou um retorno à Palavra de Deus!
6. Ezequias guardou a palavra e isso levou ao avivamento, estamos guardando a Palavra de Deus? ... Você está guardando a Palavra de Deus? 

Conclusão: O avivamento tem sempre conectado a ele uma maior paixão pela Palavra de Deus! Quando Ezequias optou por guardar a Palavra de Deus, ele fez uma escolha que traria o avivamento a Judá. Nosso firme compromisso com a Palavra de Deus é a marca de uma pessoa, Igreja, ou nação avivada. Deus nos ajude a guardar a Sua Palavra sempre!

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem