Removendo os Lugares Altos

Removendo os lugares altos
Serie: Caminhos para o avivamento - Mensagem # 1

Texto: II Reis 18:1-4; II Crônicas 29:1-5

Introdução:  É um fato trágico que o fervor espiritual e a disciplina muitas vezes diminuem no meio de grandes bênçãos. Esse foi sempre o caso com Israel, e com todas as outras nações que andaram com Deus e, em seguida, viu-se sendo grandemente abençoada. Nesses momentos, uma ação é necessária para reavivar a paixão espiritual e a disciplina, se esse indivíduo ou nação quer continuar experimentando as bênçãos de Deus. 

Em quase todos os casos o "retrocesso" de Deus não acontece da noite para o dia, mas é um processo gradual de afastamento de Deus.

Nós, como igreja, estamos precisando de um reavivamento, e a Bíblia mostra o caminho para o avivamento, a única questão é se estamos prontos para seguir esse caminho.

A Bíblia nos ensina que o caminho para o reavivamento começa com o arrependimento, não apenas tristeza, mas uma mudança de rumo!

I. Remover o que há de errado. II Reis 18:1-4

A. Lidar com o passado. V. 1-3
1. Ezequias era o filho de um dos reis mais perversos de Judá, o rei Acaz!
a. No entanto, Ezequias acabou por ser um dos reis mais piedoso de Judá!
b. Como pode ser isso?
c. Ezequias virou as costas para os maus caminhos de seu pai... e seguiu em uma direção completamente diferente... de volta para Deus.
2. É muito comum os filhos de uma geração seguir os maus caminhos da geração anterior... ou os filhos de uma geração seguir os caminhos divinos da geração anterior!
a. Cada um enfrenta escolhas
b. O caminho que caminhamos é aquele que escolhemos.
3. Assim que Ezequias não queria mais governar como seu pai Acaz, ele muda de direção.
4. Ezequias sabiamente decide sair completamente do caminho mal de seu pai, não apenas parte do que Acaz tinha feito, mas de tudo!
a. A trágica verdade de hoje é que muitos se arrependam apenas parcialmente de seus pecados, na esperança de que somente "fazer melhor" já é bom o suficiente!
b. Este tipo de arrependimento "parcial", entretanto, não quebra o jugo do pecado que pesa sobre nossas vidas, deve ser um completo afastamento do pecado!
5. Ezequias não ignora o passado, ou desculpa, ele lida com ele.
a. Seu pai e a geração tinha escolhido pecar contra Deus, a condição de Judá teve que ser confessada e arrependida.
b. Este é um passo necessário no caminho para o reavivamento
c. Esta é a etapa do arrependimento - o reconhecimento da direção errada.
6. Ezequias sabia que o caminho que Judá tinha tomado estava errado, eles tinham andado no caminho errado por muito tempo. Seria necessário lidar com o passado agora no presente!

B. Lidar com o presente. V. 4 1. Ezequias começa o caminho de volta para Deus, removendo os "lugares altos”.
a. Estes altares foram erguidos aos ídolos na maioria dos casos.
b. Mas havia também altares e lugares altos dedicados a Deus, mas que tinham perdido o seu verdadeiro significado e tornou-se pagão também.
2. Ezequias percebeu que um reavivamento que só reacende as paixões para Deus em um culto de adoração seria de curta duração, a menos que os altos fossem removidos também.
a. Não é suficiente "entusiasmar-se por Deus" se não lidarmos com o pecado em nossas vidas ou nossa terra!
b. Reavivamento tem que ser muito mais do que apenas uma experiência emocional intensa, deve ser uma experiência transformadora!
c. O real reavivamento lida com o passado no presente... e começa a derrubar os lugares dedicados a essas coisas contrárias a Deus!
3. A mentalidade do nosso país é que a paixão é tudo, a espiritualidade verdadeira não é nada!
4. Somos um país construído sobre paixão, mas muitas vezes a paixão se perdeu... e se não tivermos cuidado, podemos ter a paixão espiritual perdida se esquecermos de lidar com o pecado como o primeiro passo para um relacionamento correto com Deus.
a. Para que as pessoas tenham uma experiência verdadeira com Deus, elas devem primeiro, achegar através do arrependimento, não apenas o êxtase!
b. É o problema do pecado que nos afasta de Deus e do melhor de Deus.
5. Temos de lidar com os efeitos de nosso passado no presente!
a. Grande parte da indiferença ao pecado hoje é o resultado da rejeição anterior das coisas espirituais.
b. Hoje é o fruto da rejeição de ontem da Palavra de Deus.
c. Geralmente, os resultados de um processo gradual, é igual a Judá, eles não conseguiram os seus da noite para o dia!
6. Ezequias percebeu que um plano radical era necessário para reverter os erros do passado, para que um reavivamento viesse, eles tinham que se livrar dos erros do passado, bem como buscar uma nova paixão por Deus.
7. Inclusive a serpente de bronze que Moisés fizera havia se tornado um objeto de adoração falsa...
a. Deus disse a Moisés para fazer esta serpente para que os Filhos de Israel fossem curados!
b. Mas com o tempo; mesmo algo de bom dado por Deus tornou-se corrompido por Seu povo, e quando isso acontece isso deve ser destruído!
c. O que encorajou o povo a escolher a superstição sobre a espiritualidade teve que ser descartado e destruído.
8. Não há maneira certa de fazer uma coisa errada!
9. Remover o que está errado é parte da solução, mas também devemos escolher o que é certo!

II. Restaurar o que é certo. II Crônicas 29:1-5

A. Determine as prioridades. V. 1-3
1. Nesta outra passagem da mesma história, nós encontramos o foco em fazer o que é certo, enquanto que em II Reis o foco está em se livrar do que está errado.
a. Note que Ezequias não espera até que haja um tempo "apropriado" para começar a corrigir os erros, ele o faz imediatamente após assumir o cargo de Rei! "No primeiro mês do primeiro ano do seu reinado...”.
b. Ao mesmo tempo em que, ele está removendo os "lugares altos", ele estabelece as prioridades correta novamente para ele e para o povo de Deus.
2. Ezequias começa com a reabertura do templo de Deus que seu pai tinha fechado... e reparar os danos causados ​​pela geração anterior.
a. Não havia tempo para sentar e reclamar sobre a geração anterior, havia muito que precisava ser feito para restaurar as coisas agora!
b. Muito tempo poderia ter sido usado para culpar o passado, ou a geração anterior, mas isto só teria os desviado de fazer as coisas acontecer de novo, Ezequias passa seu tempo na restauração, em vez de culpar!
3. Ele não espera pelos outros para começar o reavivamento, ele começa com o que ele pode controlar na esperança de que isso vai trazer mudanças em outros também!
Ilustração: Deixe-o que move o mundo, primeiro mover a si mesmo - Sócrates.
4. Ezequias queria abrir os olhos das pessoas para onde tinham se desviado, para realizar isto, o templo de Deus teria que ser reaberto e a verdade sobre a Palavra de Deus revelada novamente.
5. Isso não poderia ter ido um grande sucesso com todos...
a. Todos os seus lugares altos tinham sido demolidos, isto ajuda a remover a tentação à idolatria.
1) Seria sábio aprender aqui sobre vencer o pecado em nossas vidas, o arrependimento funciona melhor se remover a fonte da tentação também!
2) Muitas pessoas estão dispostas a se arrepender, mas não removem a fonte de sua tentação, então eles caem facilmente de novo.
3) Ezequias foi sábio em remover os altos primeiro!
b. O templo foi aberto novamente.
c. A Palavra de Deus em breve revelaria a natureza de onde eles haviam perdido o seu caminho.
d. Como eles vão responder?
e. Como é que vamos responder?

B. Decidir pela pureza. V. 4-5
1. Apenas recebe-los de volta à "Igreja" não seria suficiente, tinha que haver um claro apelo pela Palavra de Deus para nascer de novo!
a. Ezequias sabia que apenas a abertura do templo não era suficiente, mesmo tendo boa música não seria suficiente, tinha que haver uma mensagem clara do que era certo e o que era errado... e um chamado ao arrependimento então o reavivamento viria!
b. Judá por muito tempo tinha aprendido a comprometer a verdade e aceitar compromisso como um modo de vida, agora que eles precisavam ser chamados à pureza, à santidade de novo!
2. Os sacerdotes foram pressionados a voltar ao serviço novamente, e ordenados a purificar tudo, eles mesmos e o templo de Deus!
a. A fim de o reavivamento vir, alguém tinha que dar o exemplo de limpeza!
b. Quando confrontado com os seus próprios pecados, eles precisavam se arrepender primeiro para que eles pudessem levar os outros!
3. Em vez de explicar por que eles tinham se afastado, eles simplesmente ajustam suas vistas sobre como lidar com o pecado e chamam as pessoas para o mesmo.
4. O caminho para o reavivamento estava em marcha, quando uma pessoa ou as pessoas lidam com seus pecados e arrependem-se deles, o reavivamento não está longe!
5. Como podemos restaurar a nossa terra?
a. Derrubar os altos nas nossas vidas também!
b. Arrependendo-se de nossos pecados em primeiro lugar!
c. Chamando os outros de volta à comunhão com um Deus Santo.
6. Não devemos ver o reavivamento apenas como uma correção rápida, não apenas algo para agitar nossas emoções, mas como uma verdadeira solução para um problema real, o problema do pecado!
7. Precisamos de um reavivamento, uma renovação bíblica... onde o pecado é tratado!
a. Este tipo de reavivamento está acontecendo em muitos lugares agora mesmo!
b. Está acontecendo aqui? Com você? 

Conclusão: O caminho para o reavivamento é pavimentado com verdadeiro arrependimento. Reavivamento que ignora as questões do pecado só irá agitar as emoções por um tempo curto, mas o que lida com o pecado pode mudar o curso da vida! 
Reavivamento deve ser tanto celebrativo como confessionário!

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Graça e paz ! encontrei este estudo na procura de acrescentar informações e enriquecer um estudo que fazia sobre o assunto para treinamento de uma equipe ,foi uma benção pra mim que Deus continue lhe abençoando .

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem