Ads (728x90)

A Bela e a Fera
Texto: I Samuel 25:1-42 

Introdução: Você está familiarizado com a história de Nabal e Abigail? Se não, por favor, tire um tempo para ler todo o capítulo de I Samuel 25.
Davi foi ungido por Samuel para ser o próximo rei de Israel, mas o rei Saul, no seu ciúme, manteve Davi e os seus 600 homens isolados no deserto de Parã. Davi e seus homens continuaram a ministrar ao povo de Israel, oferecendo-lhes proteção contra seus inimigos. Eles foram montando guarda nas fronteiras. Em nosso texto, Davi envia dez dos seus jovens à família rica de Nabal. Eles vão para pedir uma oferta para apoiar seus esforços. Nabal é um tolo teimoso. Ele se recusa a fazê-lo. 
Na raiva, Davi diz a seus homens para se armarem para derramar sangue. No caminho para executar a sua vingança, ele se encontra com a esposa de Nabal. O nome dela é Abigail. Os servos de Nabal tinham avisado a ela sobre o perigo iminente e a insensatez de seu marido. Ela intercepta Davi e seus homens com uma oferta. Davi se sente tocado por sua fé, pega a oferta e se retira.
Dez dias se passam. Nabal toma conhecimento do presente de sua esposa a Davi, e Deus permite que seu coração já pedregoso se transforme em pedra. Davi fica sabendo da morte de Nabal e leva Abigail para ser sua esposa!

Eu intitulei a mensagem de hoje, "A Bela e a Fera”.

Primeiro vamos falar sobre a Fera, ou seja, Nabal.

1. A Fera - Nabal

A. Ele não quis ouvir seu avô.
1. Observe que no versículo 17, os servos de Nabal dizem a Abigail que o seu senhor era um homem insensato, pois não queria ouvir ninguém.
2. No texto de I Samuel 25, vemos que Nabal é da família de Calebe. Certamente seu avô Calebe deve ter desafiado seus próprios filhos e netos para servir e obedecer ao Senhor. O nome Nabal significa "tolo". E como um tolo, Nabal não estava ouvindo o seu avô.
B. Ele não quis ouvir seus amigos.
1. Observe que os homens que trabalhavam para ele, disseram que Nabal não quis ouvir ninguém. Eles devem ter dito a ele uma e outra vez das bênçãos que Davi e seus homens tinham sido para eles.
2. Seu relatório foi que Davi e seus homens militares tinham sido um muro de proteção para eles. Nabal não deu ouvido.
C. Ele não quis ouvir a sua esposa.
1. Abigail nem sequer foi ao seu marido, quando ela fez os preparativos para levar uma oferta a Davi e seus homens. "Porque ela não foi a ele?" Ela deve ter pensado consigo mesma: "Ele não vai me escutar de qualquer jeito”.
D. Ele não quis ouvir a sua própria consciência.
1. Nabal tinha sido abençoado com muito. Quando Abigail leva a oferta a Davi, ele nem sequer percebe que algo foi tirado.
2. Certamente, em sua própria consciência, ele sabia que Deus tinha o abençoado para que ele pudesse ser uma bênção para outros. A pergunta poderia ser feita "Nabal, como você consegue dormir à noite”?
E. Ele não quis ouvir a Deus.
1. Samuel, o profeta, havia ungido Davi para ser o rei. Nabal se refere a Davi como um jovem fugitivo.
2. Nabal era um tolo.
F. Existe alguma coisa que Deus tem pedido a você? Você está ouvindo?
G. Conclusão para a besta: Seu coração virou pedra.

2. A bela - Abigail

A. Ela viu o juízo iminente.
1. Ela sabia que Davi estava vindo com os seus cavaleiros. Você tem conhecimento de que uma grande tribulação está prestes a chegar ao planeta Terra? Leia o Livro do Apocalipse!
2. Ela viu a dor do pecado nos rostos dos abusados.
a. Certamente, Abigail podia ver o medo e tristeza nos rostos dos servos de Nabal em sua relação com ela à loucura de seu marido. A insensatez de Nabal significaria sua perdição. O pecado dói.
b. Olhe para os rostos das mulheres e das crianças que foram feridas pela loucura de seus pais rebeldes.
B. Ela viu a graça de Deus em suas bênçãos diárias.
1. Ela sabia que Davi e seus homens tinham sido um muro de proteção para ela e sua família. Ela estava agradecendo as bênçãos diárias.
C. Ela viu o plano de Deus se desenrolando.
1. Observe a palavra de profecia e de encorajamento que ela falou a Davi em sua intercessão com ele. Ela mencionou que ela sabia que ele era o rei ungido e que logo ele estaria sentado em seu trono de direito. Ela queria ser parte de seu reino vindouro.
2. Abigail viu a “grande” imagem. Não é?
D. Ela viu que uma dádiva sacrificial era sua única esperança.
1. A única esperança que Abigail poderia imaginar era de uma oferta apresentada a Davi.
2. Nossa única esperança de redenção é a oferta de sacrifício que Cristo fez em nosso favor no Calvário!

Conclusão: Final feliz: Abigail tornou-se a noiva do rei.

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Blogger Disqus