A mão do oleiro

A mão do oleiro
Texto: Jeremias 18:1-6

Introdução: Deus não comete erros.
Em 1502, em Florença, Itália, foi doado um grande bloco de mármore a uma igreja em Santa Maria, a igreja contratou imediatamente o que eles pensavam que era um profissional para esculpir a peça enorme de pedra. O homem era um profissional e, logo depois de iniciar a grande tarefa o homem perfurou um buraco na parte inferior e destruiu a magnífica peça de mármore. Então, a igreja decidiu apenas colocar um enorme lençol sobre ela não sabendo mais o que fazer, uma vez que o mármore tinha sido danificado além do reconhecimento e reparação. Um certo homem, chamado Michelangelo soube desta grande pedra e como ela havia sido destruída, por curiosidade, ele foi verificá-la e pensou: "Ei, eu acho que posso fazer alguma coisa aqui" Depois de um tempo ele começou a trabalhar e esculpir, e o que parecia ser uma causa perdida se tornou uma das maiores estátuas do personagem bíblico Davi já construída.
Muitas pessoas hoje sentem-se como uma gigantesca pedra de mármore -, talvez, golpeado e ferido - talvez sem substância - talvez alguém que tenha sido rejeitada por algumas pessoas.
Mas, nas mãos capazes do Senhor Deus Todo-Poderoso, você pode ser moldado em algo bonito.

Deus - O Oleiro Mestre - tem um jeito de pegar os restos e fazer algo belo.
Ele é o oleiro, nós somos o barro. Ele é o pastor, nós somos as ovelhas. Ele é o Mestre, nós somos os servos. Não importa o quão educados somos, não importa quanto poder e influência podemos pensar que possuímos, não importa quanto tempo temos andado sem Ele, não importa o quão insignificantes podemos nos imaginar para estar em seus planos, nada disso nos qualifica para compreender por que Ele faz o que ele faz quando o faz e como ele escolhe fazê-lo. A vontade de Deus é um caminho além da nossa compreensão, mas é um caminho em que somos chamados a pensar e viver.

Deus sabe o que está fazendo por todos nós. Ele é o oleiro e nós somos Suas argila. Ele vai moldar-nos e fazer-nos, de modo que pode ser feito uma peça perfeita de trabalho para cumprir a Sua boa, agradável e perfeita vontade.
Hoje, ao estudarmos Jeremias 18, vemos três fases do barro na mão do oleiro.

Fase 1: A imagem de um vaso estragado. V. 4.

“Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu”
A. Deus usa a adversidade e as experiências negativas em sua vida para moldá-lo a semelhança de Cristo.
- Não é você quem forma Deus, é Deus quem forma você.
- Assim, pois, você é o mundo de Deus, esperando a mão do Artista.
- Quem faz todas as coisas no devido tempo
- Ofereça ao Oleiro seu coração, macio e formável,
- E mantenha o propósito em que Ele moldou você.
- Deixe seu barro estar úmido, para não endurecer, e perder a marca da mão do oleiro.
- Não gostamos de experiências na vida que criam cicatrizes.
- A dor. O luto. As lágrimas. As perguntas. O lamento.
- Encontramo-nos quebrados.
- Será que o quebrantamento é o primeiro passo para ser a pessoa que Deus quer que sejamos?
- Davi disse, como registado no Salmo 51:17, "Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus"
- Talvez a nossa oração devesse ser: "quebrantamento, quebrantamento, é o que eu desejo. Quebrantamento é o que eu preciso"

Fase 2: A imagem de um vaso que está sendo reformado. V. 4.

“Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu” .
A. Às vezes, as coisas precisam ser refeitas. Como você e eu
B. Deus – O Oleiro Mestre - sabe como tirar os erros da vida e reformá-lo em algo belo.

1. Há uma presença divina no trabalho em sua vida.
Quando você estiver viajando pela estrada da vida e, finalmente, permitir o Senhor assumir o volante, espere uma reviravolta.
2. Existe um propósito divino em ação em sua vida.
Às vezes, temos tudo misturado com o que nosso propósito na vida se trata.
Você já reparou que quando você tenta consertar as coisas que você não está qualificado a consertar, você se encontra em uma profunda confusão?
Há um propósito divino em ação em sua vida - Vamos deixar o Senhor tomar conta das coisas.
3. Existe uma paciência divina no trabalho em sua vida.
Ficamos frustrados na vida quando as coisas não acontecem na nossa tabela de tempo.
Acredito que uma das áreas de nossa paciência é testada quando estamos dirigindo. 
O Senhor é paciente com você e eu
4. Será que precisamos aprender a ser paciente com a Sua obra em nós?

Fase 3: a imagem de um vaso útil. V. 4.

“Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu”
- V. 5. “Então, veio a mim a palavra do SENHOR:” (v.6) "Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? -- diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”
- II Timóteo 2:20-21 “Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra”
- Meu amigo, Deus não comete erros.
- E você nunca estará cumprido na vida, até você permitir que Deus faça a obra em sua vida que precisa ser feita.

Conclusão: Como a palavra do Senhor veio a Jeremias, a palavra do Senhor vem a você hoje: "Como barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão”.

Pr. Aldenir Araújo

Faça uma contribuição
Seja um investidor financeiro e colaborador deste ministério. MAIS OPÇÕES

Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »
Obrigado pelo seu comentário