Cinco Grandes Poderes

Cinco grandes poderes
Texto: Lucas 7:11-16

Introdução: Uma surpreendente verdade - Jesus não realizou nenhum funeral!

A Bíblia nos diz que quando Jesus entrava em contato com os mortos, Ele devolvia a vida para eles!

Ele levantou três pessoas dentre os mortos: Lázaro, a filha de Jairo, e o filho da viúva.

No milagre na nossa passagem da Escritura eu vejo os cinco grandes poderes.

I. O poder da morte. V. 11-12

A. A morte é universal - cada um de nós vai morrer. Hebreus 9:27. “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo”

B. A morte nunca faz acepção de pessoas. Um dia ela virá para todos nós. Os grandes avanços na ciência, tecnologia e medicina pode prolongar a vida durante alguns anos, mas nunca pode ser interrompida uma vez que nosso tempo acabou! Todo o seu dinheiro não pode comprar o escape dela. Mesmo que você tenha os melhores médicos, os melhores tratamentos, e um estilo de vida muito saudável, mais cedo ou mais tarde, a morte, inevitavelmente, entrará e visitara a sua casa!

C. A morte como nosso inimigo veio por causa do pecado. Romanos 5:12 “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”

D. A morte é uma força misteriosa. Muitas vezes, ela ataca quando e onde menos esperamos.

E. Devemos reconhecer o poder da morte e se preparar para isso!
1. A melhor maneira de se preparar para isso é a plena confiança em Cristo, agora que venceu a morte. Apocalipse 1:18 “e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno” - João 11:25-26 “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?”

II. O poder do amor. V. 11-12

A. Sem dúvida, a viúva chorou por causa de seu grande amor por seu filho! Observe cuidadosamente que ela já havia perdido o marido e agora o seu único filho! Era como se ela perdesse partes de seu próprio ser! Lembre-se que, também foi o amor que trouxe o Filho de Deus para morrer por nós.

B. O amor é um dos maiores poderes do mundo! João 15:13. “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”
1. O amor a liberdade leva os heróis a lutar e morrer pela pátria. O amor a uma mulher fará com que um homem possa fazer qualquer coisa.
2. O amor pode transformar o pior pecador, uma verdade que muitos podem testemunhar.

C. O amor alivia o fardo da vida. O marido / pai não se importa com a labuta do trabalho diário, se ele sabe que as pessoas em casa amam e valorizam o que ele está fazendo. O mesmo é verdade para a esposa / mãe que diligentemente mantém a casa.

Nações poderosas têm tecnologias para destruir cidades e até mesmo nações, mas nada pode destruir o amor! O verdadeiro amor é imortal e eterno, porque é um dos atributos de Deus. I João 4:8 “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”

II. O poder das lágrimas. V. 13

A. As lágrimas nos movem à compaixão. Elas moveram Jesus para o lado desse filho morto. Elas o levaram a chorar no túmulo de Lázaro. Elas o levaram a chorar sobre a cidade de Jerusalém.

B. As lágrimas têm poder na conquista de almas. Se nós testemunhamos para as pessoas de uma maneira mecânica, fria, nós nunca vamos ganhá-los para Cristo. De alguma forma eles devem saber que nos preocupamos por sua alma. Salmo 126:5-6 “Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes”.
1. Em vez de julgar, os crentes devem ter compaixão pelos perdidos e os que estão morrendo.

C. Lágrimas não são um sinal de fraqueza, mas mansidão. Eles trazem alívio em momento de tristeza. "Jesus chorou" (João 11:35) não é apenas o menor versículo da Bíblia, mas também um dos mais poderosos!
1. Em Atos 20:31, Paulo chorava dia e noite para os cristãos de Éfeso. “Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um”
2. O Profeta Samuel chorou a noite inteira por causa da desobediência do rei Saul. I Samuel 15:11 “Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então, Samuel se contristou e toda a noite clamou ao SENHOR”.
3. Irmãos, vamos aprender o poder das lágrimas!

IV. O poder da oração

A. Certamente esta viúva orava pela cura de seu filho, mas a resposta de Deus foi adiada por um propósito maior e melhor. Deus realizou o milagre maior; a ressurreição dos mortos; maior do que apenas curar os doentes!

B. Há poder na oração que muda as coisas e as pessoas que oram! Jeremias 33:3 - Salmo 50:15. “invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás”. No entanto, observe que a oração como o amor e as lágrimas podem ter poder, mas deixe-me adverti-lo que quando o amor, lágrimas e orações não estão conectados com o Deus da Bíblia e Sua vontade, se tornam impotentes!

C. Comparado com o poder de Deus, todo o resto é inferior, o que me leva ao meu último ponto.

V. O poder de Cristo. V. 14-16

A. Jesus teve compaixão da mãe do jovem, então ele parou o cortejo e mandou o jovem se levantar. Imediatamente ele voltou à vida e começou a falar, e foi restaurado à sua mãe.

B. Isto lembra-nos o poder de Jesus em muitas ocasiões:
1. Havia um grande poder em Sua presença. Quando Ele aparecia, os demônios fugiam de diante dEle,
2. Havia um grande poder em sua voz. Ele chamou o mundo à existência. Ele acalmou o mar revolto. Há ainda o poder de Sua palavra hoje,
3. Havia um grande poder em seu toque. Ele tocou o caixão do jovem. Ele tocou corpos quebrados e os restaurou.

C. No entanto, o maior poder de Cristo encontra-se na Sua morte no Calvário e no seu sangue para expiar o pecado. Por meio do arrependimento e da fé em seu sacrifício, o mais vil pecador pode ser limpo. Isaías 1:18 “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã”.

Conclusão: Amado irmão, você conhece o poder do amor, lágrimas e oração? Você tem compaixão pelos perdidos que estão morrendo? Amigo, se você experimentar pessoalmente o poder de Cristo não só irá mudar a sua vida aqui na terra, mas seu destino na eternidade?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem