Três mentalidades e três atitudes


Três mentalidades e três atitudes
Texto: Lucas 10:30-37
Introdução: Amado, sua mentalidade vai ditar a sua atitude. O Senhor resumiu toda a lei do Senhor em Marcos 12:30-31. Nossa passagem é bem rica em analogia. Leia Lucas 10:30. A vítima representa os nossos vizinhos perdidos e incrédulos que aos olhos de Deus estão espiritualmente nus, espancados, feridos, e em estado de desamparo. Hoje nós vamos ver quem é o ladrão, o sacerdote, o levita e o samaritano, e que tipo de atitude que tiveram. Na passagem lida eu vejo três tipos de mentalidades e três atitudes.

I. A mentalidade de um ladrão. V. 30

[post_ad]– Sua atitude: O que é teu é meu, e vou levá-lo!
Talvez isso fosse uma história verdadeira. A estrada de Jerusalém a Jericó era a estrada mais pública e mais viajada na Judéia. Dizem que naquela época Jericó era a residência de 12.000 levitas. Esta estrada era muito infestada com hordas de bandidos e muitos assaltos eram cometidos naquela estrada.
O ladrão é um tipo de Satanás (João 10:10a) que invade sua vida e privacidade para roubar a sua alegria, amor, fé e utilidade para o Senhor, mata o corpo e joga a sua alma no inferno, destrói sua sanidade, caráter, testemunho, e a família! Rogo-vos, amados irmãos, não deixe que isso aconteça com você! Vamos expulsar o diabo e sua influência para fora da nossa vida, nossa família, nossos negócios e nossa igreja! Se assim fizermos, Deus nos abençoará além de nossa expectativa! 

II. A mentalidade de um sacerdote e um levita. V. 31-32.

- Sua atitude: O que é meu é meu, e vou mantê-lo!
Um sacerdote e um levita foram mencionados aqui, porque eles eram os viajantes mais frequentes nessa estrada e para mostrar que de todas as pessoas, pela natureza do seu trabalho e ministério, eram os mais esperados e obrigados a fazer obras de bondade e misericórdia. O sacerdote era quem, uma pessoa em sofrimento tinha o direito de pedir ajuda imediata e apoio. Sua conduta indiferente aqui era uma violação direta da lei de Moisés (Deuteronômio 22:4).
Espiritualmente, o crente do NT é um sacerdote em Cristo (I Pedro 2:5, 9). Como tal, ele é mais obrigado a ser zeloso de boas obras (Efésios 2:8-10 - Tito 2:14). Infelizmente, como o sacerdote e o levita aqui, muitas vezes fingimos de "cegos" aos gritos e necessidade de nossos vizinhos por ajuda, espiritual. Nossa preocupação "é o nosso próprio negócio" e seguimos com os nossos interesses da vida diária sem pensar na preocupação por outros que estão sofrendo e quase a ponto de perecer!

III. A mentalidade de um samaritano. V. 33-35.

- Sua atitude: O que é meu é seu, e vou compartilhá-lo!
O samaritano é mencionado no versículo 33 para mostrar que ele era uma pessoa de quem um judeu não tinha direito de esperar qualquer ajuda ou socorro por causa da inimizade que existia entre as duas nações (João 4:7-9). Judeus não se comunicavam com os samaritanos.
O versículo 34 é um retrato perfeito da conquista de almas. "E foi para ele" (Mateus 28:19). "cuidou-lhe as feridas" implica amor e preocupação pelos que sofrem, pobres, doentes, abandonados, com o coração partido, etc. "aplicando-lhes azeite e vinho", era uma forma de primeiros socorros, mas é um tipo do Espírito Santo (Hebreus 1:9; Efésios 5:18). "colocando-o sobre o seu próprio animal", obviamente, significa que o samaritano negou a si mesmo o conforto e a conveniência, e andou a milha extra (Mateus 5:41-42).
"Levou-o para uma estalagem" A "estalagem" é um retrato da igreja local, onde os atormentados pelo diabo encontram descanso e conforto. É um lugar onde os enfermos encontram a cura, os famintos e sedentos, alimento e água; o vazio, o enchimento; o confuso, a iluminação, os solitários, alegria; o perdido a salvação! 
Ver II Coríntios 8:9; João 10:10b. O samaritano é um tipo do Senhor Jesus que veio para que tenhamos vida, e que possamos tê-la mais abundantemente. Ele se fez pobre para que sejamos ricos, sofreu para que possamos ser consolados, morreu na cruz para que possamos viver, e foi humilhado para que pudéssemos ser exaltados! Essa é a graça incrível e maravilhosa de Deus!
Amado, tudo de bom que você teve no passado, independentemente da prosperidade que você tem agora, e todas as bênçãos que você terá no futuro é tudo o fruto da graça e da misericórdia de Deus para você! Que a bondade de Deus te guie ao arrependimento. Que a graça de Deus nos leve a andar de maneira digna do Senhor, deixando um exemplo para nossos filhos e aqueles que virão depois de nós nessa vida! Veja Filipenses 2:5-11.

Conclusão: Que mentalidade e atitude você tem? Amados, lembre-se que fomos salvos porque um dia Deus enviou um Bom Samaritano em nossa vida! É hora de retribuir e devolver o favor para os outros. Veja o que Paulo disse em Romanos 1:14-16.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Três mentalidades e três atitudes Reviewed by Aldenir Araujo on quarta-feira, fevereiro 16, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.