Integridade Espiritual


Integridade espiritual
Texto: I Reis 21:1-16 
Introdução: Quando os homens se recusam a comprometer, podem perder muito, mas através deles Deus vai cumprir o seu maior propósito eterno. 

Qual é a sua resposta quando o inimigo perguntar: "É a sua integridade espiritual à venda?" A resposta de Nabote foi: "Ela não está à venda!" Ao olharmos para a história de Nabote observe as razões para ele se agarrar a sua herança.

I. Ele não iria vender a sua herança porque iria desagradar a Deus.

A. Integridade espiritual começa com o desejo de agradar a Deus.[post_ad]
- Você se lembra da história de José, filho de Jacó, que foi vendido como escravo? Ele é um exemplo de outra pessoa que sabia o que era manter sua integridade por causa de seu amor por Deus. Gênesis 39:9: "Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque és sua mulher; como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?"
- O profeta Samuel sabia o que era ignorar os seus sentimentos pessoais quando Israel pecou contra Deus, e permanecer fiel a Deus. I Samuel 12:23 "Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direto”.
B. Ao se recusar a dar a vida que ele havia construído ele foi capaz de manter sua integridade.
- Sei que alguns poderiam apontar para o alto preço que Nabote pagou e questionar a sua sabedoria. Mas isso é exatamente o que deve nos preocupar, o fato de que há um preço que alguns pensam que é muito alto.

II. Ele não iria vender, porque era a herança de seu pai.

A. Alguns, para a satisfação de sua carne, já venderam a sua integridade espiritual para o inimigo. Hebreus 12:16: "Vede que ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho"
B. Mas outros estão determinados a se apegar à sua herança eterna. Efésios 1:18 "iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos" Hebreus 9:15, "Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados".

III. Ele não iria vender a sua herança porque dinheiro não podia comprá-la.

1 Reis 21:2, disse Acabe a Nabote: "Disse Acabe a Nabote: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está perto, ao lado da minha casa. Dar-te-ei por ela outra, melhor; ou, se for do teu agrado, dar-te-ei em dinheiro o que ela vale"
A. Tudo o que temos em Cristo não tem preço por causa do preço pago. 1 Pedro 1:18-19 nos diz: "sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,"
B. A promessa de algo melhor não torna mais fácil dormir à noite.

IV. Não venderia sua herança porque nada poderia substituí-la.

A. Quando o homem compreenderá que, o que o mundo oferece em nada que se compara? Mateus 16:26: "Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?"
B. Aquilo que é temporal e corruptível não pode substituir o que é eterno e intangível.

Conclusão: Ao longo de sua administração, Abraham Lincoln foi um presidente sob fogo; especialmente durante os anos de cicatrizes da guerra civil. E embora soubesse que ele poderia cometer erros, ele resolveu não comprometer sua integridade. Tão forte era essa resolução que uma vez ele disse, "eu desejo conduzir os negócios desta administração que, no final, quando eu vier a entregar as rédeas do poder, e eu tiver perdido todos os amigos na terra, vou pelo menos ter um amigo, e esse amigo estará dentro de mim”.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Integridade Espiritual Reviewed by Aldenir Araujo on sábado, janeiro 22, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.