Deus Livra-nos da Crise

Deus livra-nos da crise Texto: Salmos 55

Introdução: Todos nós podemos sentir-nos oprimidos e desafiados diante das mais diversas circunstâncias da vida. No entanto, Deus não permite sermos provados além do que podemos suportar, pois junto com a provação, Ele nos dará o escape, 1 Coríntios 10:13.

É claro que a maioria dos nossos dissabores são consequências das nossas atitudes impensadas e por não tomarmos o devido cuidado diante da Palavra de Deus.

Transição: O texto básico foi escrito por Davi.  Ele que era um grande vencedor de batalhas,  agora  se  encontra  numa  situação  totalmente  desfavorável,  não  por  causa  de inimigos  externos,  mas  por  problemas  dentro  do  seu  próprio  reino  e  família.  Vamos aprender nesse Salmo a situação que ele se encontrava e como conseguiu a vitória.

I.  A trágica situação. V. 2-5

Não há limites para as tragédias que podem acontecer e ferir nosso coração. Davi, escritor desse Salmo, sofreu coisas terríveis em sua vida. Este salmo foi escrito logo após ser traído por seu filho Absalão, que deste modo tentou usurpar o trono.

Essa rebelião foi uma das muitas terríveis consequências do pecado de Davi com Bate-Seba que ele teve que suportar.

Veja como sua alma estava perturbada: Ele era corroído por suas aflições “Escuta-me e responde. As minhas aflições me deixam desgastado” (v.2).  As aflições são mecanismos de crescimento e fortalecimento e não de desgaste, mas ele estava fragilizado.

Ele vivia assustado, se fazendo de vítima “Eu tremo quando ouço as ameaças dos meus inimigos; a perseguição dos maus me esmaga. Eles fazem com que desgraças caiam sobre mim; estão com raiva de mim e me odeiam” (v. 3).

Ele estava vivendo em desespero “O meu coração está cheio de medo, e o pavor da morte cai sobre mim. Sinto um medo terrível e estou tremendo; o pavor tomou conta de mim” (V. 4-5).

II. A ineficiência da fuga. V. 6-8

Quando estamos nos sentindo oprimidos, ou quando as preocupações da vida nos causam medo,  angústia ou ansiedade opressiva,  nós,  muitas vezes,  gostaríamos de fugir e,  assim, obter descanso e alívio.

O próprio  profeta  Jeremias  desejou  isso,  quando  seus  próprios  irmãos  o  perseguiam: “Prouvera a Deus eu tivesse no deserto uma estalagem de caminhantes! Então, deixaria o meu povo e me apartaria dele, porque todos eles são adúlteros, são um bando de traidores”  (Jeremias 9:2).

Na maioria dos casos, porém, não nos é possível fugir de tais situações. A fuga não significa solução.
O salmista imagina como seria bom se tivesse asas para voar: voaria e estaria em descanso, fugiria para longe, escaparia da fúria! Mas Deus não nos deu asas, mas nos deu a chave da vitória: a fé e a oração.

III.  A solução eficiente. V. 16-18 e 22

A verdadeira solução está somente no refúgio em Deus. Podemos então fazer como fazia o salmista invocar a Deus de tarde, de manhã e ao meio-dia (vv. 16-18), e lançar nosso fardo sobre o Senhor, confiando nEle para nos suster (v. 22).

Se estamos enfrentando provações, tão pesadas e parece que não vamos suportar, Deus nos convida a lançar sobre Ele nossos fardos e cuidados. Ele, então, conduz o peso juntamente conosco e nos sustém em todas as situações. Jesus fez esse convite em Mateus 11:28-30.

O apóstolo Pedro afirmou que devemos humilhar-nos diante de Deus,  lançando sobre ele toda a nossa ansiedade, porque ele tem cuidado de nós, 1 Pedro 5:7.

E o apóstolo Paulo nos exortou a levar todas as nossas ansiedades a Deus em oração, com a promessa de que a paz de Deus guardará nossos corações e mentes, Filipenses 4:7.

Conclusão: As crises podem ser início de uma grande conquista ou pode significar o fim de um grande talento. Depende de cada um de nós. Vimos que Davi  estava numa situação desesperadora e pensava que se pudesse fugir resolveria a situação, mas a solução está diante de cada um de nós. É só abrir os olhos da fé e começar a trilhar contra as crises em nome do Senhor dos Exércitos.

Fique com 1 João 5:4-5 “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?”

Autor: Pr. Wanderley da Silva

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem