Quatro Âncoras Fortes para os Mares Tempestuosos da Vida

Quatro Âncoras Fortes para os Mares Tempestuosos da Vida
Texto: Atos 27:27-29

Introdução: Estes bravos marinheiros estavam em uma tempestade que parecia ser esmagadora. Em um esforço para salvar o navio e as suas vidas, lançaram quatro âncoras no mar. Infelizmente, essas âncoras foram ineficazes contra a tempestade, e o navio foi finalmente perdido.

No entanto, a bordo do navio estava um homem chamado Paulo. Ele era um homem especial por motivos diversos:
1. Ele era um filho de Deus,
2. Ele era um homem com uma missão
3. Ele era um homem de fé, e
4. Ele estava em comunhão com Deus. Por causa de quem ele era, Paulo foi ancorado no meio daquela tempestade, apesar de o navio não estar ancorado!

Os marinheiros lançaram quatro âncoras no mar, em uma tentativa para estabilizar o navio. As âncoras falharam. Enquanto eu lia esse texto, eu me dei conta de que Paulo tinha quatro âncoras também. Essas âncoras firmaram-lhe durante a tempestade. Mesmo o navio sendo sacudido e abalado, Paulo foi capaz de permanecer firme e forte.

Gostaria de por alguns momentos desta noite compartilhar com vocês as âncoras que manteve Paulo firme durante a tempestade. As mesmas âncoras estão disponíveis para você e para mim esta noite. Permitam-me compartilhar com vocês quatro âncoras fortes para os mares tempestuosos da vida.

I. A Âncora Forte da Presença de Deus. V. 23

A. Mesmo no meio da tempestade, Paulo descobriu que ele não estava sozinho. O Senhor veio a ele para ministrar a paz ao seu coração.

B. Independente da tempestade que chacoalha sua vida e a minha, se tivermos a mesma confiança que Paulo tinha em seu relacionamento com o Senhor, v.23, então podemos ter fé em sua promessa de estar sempre conosco - Mateus 28:20; Hebreus 13:05 (Davi - Salmos 23:4 )

C. Que incentivo é saber que nunca iremos enfrentar um instante da vida sozinho! Cada passo, cada vale, cada montanha será agraciada por Sua presença! Salmos 23:6 - Os pés abençoados de Deus, bondade e misericórdia nos seguirão todos os dias da nossa vida!

D. Seria uma bênção se contássemos sempre com a presença manifesta do Senhor, como fez Paulo. Mas, mesmo quando você não consegue vê-Lo, Ele ainda está lá: observando, conduzindo, protegendo, sendo Deus.

II. A Forte Âncora Das Promessas de Deus. V. 24-25

A. Enquanto Paulo resistia a terrível tempestade, o Senhor veio a ele com uma promessa preciosa. Ele lembrou Paulo que ele estaria diante de César, e que todos a bordo do navio seriam poupados também. Para Paulo, apenas ter uma palavra de Deus foi suficiente para ancorá-lo e dar-lhe uma segurança abençoada. Por quê? Ele sabia que Deus é tão bom quanto a Sua Palavra, Romanos 4:21.

B. Sua promessa é fiel e verdadeira! Romanos 3:4; Hebreus 6:18.
Observe o que Ele promete que teremos que garante a segurança total.
1. Dias melhores - Salmos 30:5
2. Livramento - Salmos 34:19
3. Tudo é para o nosso bem - Romanos 8:18, 28, 32 II Coríntios 4:17
4. Graça Divina - 2 Coríntios 12:9
5. Gloria final - Apocalipse 21:4

C. Suas promessas são baseadas em e sobre a Sua Palavra. É pura, inspirada e vai permanecer quando o mundo estiver em chamas, Salmos 119.89!

“As Sagradas Escrituras contêm um total de 8.810 promessas”.
  • 7487 promessas de Deus ao homem (cerca de 85 por cento de todas as promessas da Bíblia).
  • Existem 991 ocorrências de uma pessoa que fez uma promessa para outra pessoa.
  • Existem 290 promessas do homem a Deus.
  • 29 promessas feitas pelos anjos, a maioria delas encontrados em Lucas.
  • nove promessas feitas pelo "velho mentiroso, o diabo" (Por exemplo, sua promessa de dar a Jesus todos os reinos do mundo se ele prostrasse e o adorasse).
  • 2 promessas são feitas por um espírito maligno.
  • 2 são feitas por Deus Pai, ao Deus Filho. Um livro da Bíblia não contém nenhuma promessa, Tito. Efésios têm apenas seis promessas. Por outro lado, Isaías, Jeremias, Ezequiel, tem mais de 1.000 promessas cada. "Praticamente todos os versos do Salmo 37 é uma maravilhosa promessa”.
D. Reivindique as promessas de Deus como uma âncora para sua alma enquanto você navega pelos mares tempestuosos da vida! Elas vão desbloquear as prisões de desespero em que o diabo procura prender você!

III. A Forte Âncora da Providência de Deus. V. 24

A. O Senhor diz a Paulo que a tempestade é da parte de Deus trabalhando o seu plano na vida de Paulo. Naquele momento, a tempestade era o lugar mais seguro do mundo para Paulo estar! Por quê? Porque ela era a vontade do Senhor e Deus estava trabalhando de uma maneira poderosa na situação para trazer a Sua vontade para a vida de Paulo.

B. Você sabia que Deus pode estar fazendo a mesma coisa em sua vida também? Pode ser uma fé simples, mas eu ainda acredito que Deus é soberano! Isto significa que Ele está no controle absoluto de tudo que acontece na vida! Ele é o Senhor Soberano - Isaías 45:7. Ouça o testemunho de Tiago sobre este soberano Senhor – Tiago 1:17. Se eu não soubesse que Deus está no trono, eu não quereria viver neste mundo um segundo, mas enquanto eu sei que Ele ordena as tempestades (Discípulos e tempestade - Marcos 6:45-50 ), eu posso confiar nEle. Ele sabe o que é melhor e isso é tudo o que Ele envia em sua vida. Romanos 8:28 . A melhor coisa que podemos fazer quando a tempestades vier sobre nós é correr para Ele em busca de refúgio e se agarrar a ele até que a tempestade passe. Salmos 57:1; Isaías 25:4.

C. Esse é o tipo de confiança que vai lhe permitir bater na cara do Diabo, mesmo quando a tempestade continua a fazer estragos. Jó 1:20-21!

D. Observe que: mesmo depois de Paulo receber a grande promessa do Senhor para si e para todos a bordo do navio, os homens ainda tentaram cuidar dos assuntos por conta própria, v. 28-39, e alguns até tentaram sair do navio, v. 30-31. Mesmo diante da promessa de Deus, v. 21-26, os homens no navio, lutavam, temiam e lançavam trastes no meio da tempestade. Havia apenas um a bordo que estava gostando da viagem: Paulo! Por quê? Porque ele acreditava em Deus! Ele sabia que Deus estava trabalhando e ele usou essa verdade como uma âncora!

Amigos, vivemos numa época em que os homens estão abandonando o navio em um ritmo alarmante! A tempestade da vida ataca-os e eles abandonam a igreja, o velho barco de Sião. Quero lembrar-lhe que o melhor lugar que você pode estar nas tempestades da vida, é o barco, onde o Senhor quer que você esteja. Se você deixar o barco, você pode enfrentar a fúria da tempestade com as suas próprias forças. Se você ficar onde o Senhor te plantou, você pode ter certeza de que Sua obra providencial na sua vida será realizada até a conclusão!

IV. A Forte Âncora do Agir de Deus. V. 44

A. O que o Senhor disse a Paulo, e que Paulo acreditava que iria acontecer aconteceu: todos com segurança chegaram à praia. Deus manteve a Sua Palavra! Ele poupou a vida de todos e provou ser tão bom quanto a Sua Palavra!

B. Deus é capaz de resolver tudo! Ele vai conduzi-lo através da tempestade e chegarás a terra com segurança! Pode parecer esta noite que o barco vai afundar. Pode parecer que as tempestades da vida vão prevalecer. No entanto, quando as ondas se acalmarem, quando os ventos cessaram o seu sopro, quando as chuvas diminuírem, quando as nuvens de tempestade se afastar do horizonte: você vai ver que Deus estava no controle o tempo todo! Eu posso te prometer, nenhuma tempestade nesta vida será capaz de surpreendê-lo fora do curso que Deus determinou para sua vida! Ele vai proteger você durante a tempestade e ele vai conseguir entregá-lo ao porto seguro da sua glória!

C. Gostaria apenas de lembrá-lo esta noite que o nosso Deus é um Deus forte e poderoso, Lucas 1:37; Jó 42:2. Ele é capaz de fazer qualquer coisa que precisa ser feito, Efésios 3:20. O fato é, Ele não salvou você para perder o controle sobre você em uma tempestade. Não! Ele salvou-lhe levar pra casa para a glória e isso é exatamente o que Ele vai fazer, João 6:37-40!

Conclusão: Você lançou suas âncoras profundas no Senhor, esta noite? Se você lançou, então você pode resistir às tempestades da vida. Se você não tiver lançado, se prepare para ser soprado pelos ventos da adversidade. Eu incentivo-o a vir diante do Senhor e dizer algo como: "Senhor, eu não posso resolver a minha situação. não posso acalmar a fúria dos mares da minha vida e eu não posso ainda os ventos que sopram contra mim. Preciso de ajuda hoje. Pela fé, eu coloco as âncoras da sua presença, da sua promessa, da sua providência e do seu agir em meu mar revolto. Estou decidido a confiar em ti para andar em minha tempestade e falar de paz quando for a sua vontade fazê-lo. Até então, eu não o medo, não vou traste, e não vou lutar. Vou confiar em ti para fazeres o que é melhor para mim" Quando você joga a toalha e chega a um lugar de total confiança diante do Senhor em sua tempestade, ele recebe sua atenção e você pode ter certeza que ele vai fazer alguma coisa sobre a sua situação!

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem