Josué um Líder em Evidência


Josué um Líder em Evidência
Texto: Josué 1:1-9

Introdução: Para se tornar um grande líder, a serviço de Deus, Josué teve de ser trabalhado ao longo de muitos anos. A primeira vez que a bíblia o menciona ele era tão somente um Israelita que sonhava com a libertação do seu povo. Todavia, o eterno viu naquele um jovem comandante capaz de conduzir Israel com segurança à terra prometida.

O trabalho pesado, o sofrimento e as vicissitudes da sua vida de escravo proporcionaram as qualidades de liderança eficaz. Apos o êxodo do Egito, Josué tornou-se um fiel servidor de Moisés. Sua eficiente liderança sobre Israel somente seria demonstrada mais tarde, quando estivesse preparado pelo senhor.

l. A ordem divina para a conquista da terra.

1. Deus ordena a travessia do Jordão. Josué 1:2. O intento divino de libertar Israel não foi afetado com a morte de Moisés. Deus levantou Josué justamente para dar prosseguimento a esse grande projeto. Entrar em Canaã era uma ordem que deveria ser comprida a risca. Nenhum obstáculo poderia ser colocado à frente dessa meta divina. Deus já havia prometido a Abraão (Gênesis 12:7 - 17:18), e suas promessas são infalíveis.

2. Deus dá a Josué o mapa da terra prometida. Josué 1:4. Segundo estudiosos, essa nova terra era delimitada pelo deserto, ao sul e ao leste. Nos lados leste e oeste aparecem as fronteiras setentrionais, “o Líbano e o Eufrates". O mar grande, mais conhecido como mediterrâneo, é o a fronteira ocidental daquela terra. O texto fala da "terra dos heteus", que inclui uma porção da Ásia menor. Em razão de sua infidelidade e desobediência, até o dia de hoje a terra prometida não foi plenamente conquistada pelos hebreus. 13:1.Entretanto, Deus não desistiu de seu povo. Todas as promessas feitas Abraão e a Moisés serão compridas, independente da incredulidade de muitos.

3. Deus revela a Josué o segredo da conquista. Josué 1:5-9. Quanto ao comprimento da promessa Deus asseverou  a Josué “como fui com Moisés, assim serei contigo" (Josué 1:5). Essa era a garantia que ele precisava; afinal Moisés fora invencível diante de todas as adversidades e provações. Porém, o senhor queria que Josué cumprisse todas as ordens entregues a Moisés sem desviar "nem para a direita nem para a esquerda" (1:7) deveria se manter fiel aos objetivos do eterno. Por ultimo, para evitar a superficialidade e o esquecimento, o novo líder deveria meditar no livro da lei "dia e noite" (1:8) a vitória só seria plena se toda estratégia divina fosse obedecida por Josué e por todo o povo de Israel. a palavra de Deus deveria ser cumprida cabalmente. "não te mandei eu?" Josué 1:9.

II. A preparação do povo para atravessar o Jordão.

1. Josué deveria executar o plano revelado por Deus. Josué 1:4,10-13. Transpor o Jordão era o firme propósito de Deus. Do outro lado estava a terra da promessa divina. Josué teria de agir com fé em Deus, vigor e determinação.  e foi exatamente o que fez: reuniu seus principais auxiliares e ordenou-lhes que instruíssem o povo. Preparando-o para a grande jornada todos deveriam estar prontos para quaisquer circunstâncias. Para alcançarem a benção, eram-lhes indispensáveis: coragem, ação e fé genuína em Deus. Tiago 2:17.

2. Josué ordena o povo que se prepare. Josué 1:10-13.
Todos deveriam estar convictos de Deus lhes entregariam aquelas terras. Josué precisava também da confiança daquele povo (vv.16-18) ele sabia que um líder não subsistiria sem o apoio de seus liderados, e que sua liderança precisava ser reconhecida publicamente: "tudo quanto nos ordenares faremos,  e aonde quer que nos enviar iremos" Josué 1:16.

III. Os espias são enviados  a Jericó. Josué 2:1-24.

1. A previsão é imprescindível ao líder. Josué 2:1. Um autêntico líder cristão nada faz por mero impulso, mas age com fé, segurança e previdência. A despeito da confiança e garantia de vitória que o senhor lhe havia dado, Josué procurava cumprir cabalmente sua parte, planejando suas ações. Prever e antever  o desconhecido. Por isso, enviou dois espias em Jericó. Na igreja, um dirigente espiritual, capaz, experiente e com discernimento deve planejar cuidadosamente suas ações.

2. Deus enviou os espias à casa de Raabe. Josué 2:1-8. Embora prostituta Raabe reconhecesse o poderio e a grandeza de Deus ela creu que o senhor era capaz de subjugar aquela cidade, a despeito de sua fortaleza e fama; por isso tornou-se o elo da vitória de Israel sobre o restante de Canaã. Apos salvar a vida dos espias, Raabe abandonou a idolatria unindo-se pela fé a Israel e ao seu Deus. Hebreus 11:31; Tiago 2:25. Isto ilustra que Deus aceita qualquer pessoa "que em qualquer nação, que o teme o faz o que e justo” Atos 10:35.

3. O cordão de escarlate na janela. Josué 2: 15-18. Esse cordão forma um paralelo com o cordeiro da páscoa. Assim como o sangue do cordeiro foi colocado nas portas das dos Israelitas  a fim de protegê-los (Êxodo 12: 21-23), igualmente o cordão de escarlate  pendurado na janela da casa de Raabe resultou em segurança e libertação de sua família. Como nas muitas proezas que Deus realizou por seu povo, mais uma vez, ele faz valer sua soberania usando as coisas pequenas e até ilógicas como um cordão de escarlate (l Coríntios 1:27-29).

Conclusão: um dos grandes ensinamentos sobre o êxito na vida de Josué, é que um bom líder deve ser fiel em tudo, corajoso e determinado, porém, preventivo, prudente e moderado. Josué era um autêntico guerreiro, porém jamais agia precipitadamente.

Autor: Pr. Devanir Rodrigues Pêgo

3 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Muito boa essa palavra!
    Que possamos tomar como experiência
    para as nossas vidas..

    ResponderExcluir
  2. muito bons os etudos edificantes para nossa vida crista....

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem