A Verdade Sobre o Caminho Para o Egito

A Verdade Sobre o Caminho Para o Egito
Texto:
Gênesis 12:10-20

Introdução: Temos diante de nós esta noite, o que é provavelmente o evento mais triste de toda a vida de Abraão. Podemos vê-lo tomar uma decisão que trouxe enormes problemas para sua vida e para a nossa também. Nosso texto diz que durante um período de fome em Canaã, Abrão tomou sua família e se mudou para a terra do Egito.

Agora, na Bíblia, o Egito é sempre nos apresentado como a imagem e um tipo do mundo. O lugar onde os filhos de Israel foram presos em cativeiro por Faraó por 400 anos. Mesmo depois que eles foram libertos pelo poder de Deus, eles ainda ansiavam por aquilo que tinham deixado para trás, no Egito, Êxodo 16:3. É como nós! Independentemente de como o Senhor nos abençoa, ainda há uma parte de nós que olha para trás com saudade do mundo que deixamos para trás.

Como vemos Abrão fez a sua viagem para o Egito, há algumas verdades sobre o caminho que ele tomou para o Egito que precisamos perceber esta noite. Esta noite, eu quero pregar por alguns minutos sobre a verdade sobre o caminho para o Egito.

I. É sempre um caminho descendente. V. 10

Quando um crente sai de Canaã (o lugar de vitória e bênção) para ir para o Egito (o mundo), ele sempre está descendo. Exemplo de Jonas - Jonas 1:1-5. Nota: Amós também descreveu o Egito como um lugar de baixo. Amós 2:10, 3:1.

A. O levou para longe da terra da promessa - A terra de Canaã representava o melhor de Deus para Abrão. A terra de Canaã era o suposto lugar onde ele deveria estar!
- Não há lugar mais precioso do que o lugar que Deus quer que você esteja. Exemplo de José - Gênesis 50:20.

B. O levou para longe da terra da preparação - A fome em Canaã não foi um castigo pelo pecado, ao contrário, foi uma prova de fé. (Contraste com Rute 1) Ele deixou o melhor de Deus e fugiu da prova de Deus. A verdadeira fé sempre vai ser testada. O grande teste é submeter ao teste e confiar em Deus em vez de fugir! (A viúva de Sarepta - 1 Reis 17), Abrão deveria escolher a incerteza de Canaã ao invés da abundância do Egito.

C. O levou para longe da terra da provisão - Deus tinha prometido abençoar Abraão em Canaã, Gênesis 12:2.
- Canaã era também o local de descanso de Deus para Abrão. Só em Canaã ele poderia descansar nos braços da providência e confiar em Deus para cuidar dele.
- O melhor lugar para se estar é onde o Senhor coloca você, mesmo que seja difícil - Elias - 1 Reis 17:4, 9 - "Ali"

II. É sempre um caminho desonesto. V. 11-15

A. Abrão concebeu uma mentira - É um dia triste quando um crente se afasta da verdade, e abraça uma mentira. Este pode ser o mais triste episódio na vida de Abraão, e ele sempre preservado na Palavra de Deus. Podemos aprender com o erro!

- Nós todos temos aqueles momentos em que concebemos uma mentira em nossos corações para tentar justificar as coisas que fazemos e permitimos em nossas vidas. É um dia triste quando isso acontece!

B. Abrão tornou-se a mentira - Depois que ele contou a mentira, ele começou a viver na mentira! Uma mentira sempre leva a outra! (Isso é claramente visto nas mentiras de Davi e as ações a seguir em seu adultério com Bate-Seba. II Samuel 11). Suas mentiras sempre afetam sua vida!

C. Abrão acreditou na mentira - Ele chegou a acreditar na mentira que ele tinha forjado mais do que a verdade que ele tinha recebido de Deus. O versículo 12 nos diz que Abrão estava preocupado com algo que nunca poderia acontecer. Ele não podia morrer, porque a promessa de Deus para ele não havia sido cumprida, Gênesis 12:2-3.

- Nota: Este é sempre o caminho do pecado, Gênesis 3:1-6 - Eva pecou porque ela acreditou mais no diabo do que em Deus. Pedro caiu porque ele acreditou mais em sua própria mentira, do que na palavra do Senhor - Marcos 14:30-31).

III. É sempre um caminho desastroso. V. 15-17

A. Por causa do potencial - O pecado de Abrão tinha o potencial de fazer outros caírem. Faraó poderia ter tomado Sarai para ser sua esposa!

- Quando um crente vai para o Egito espiritual, faz com que outros caiam ou permaneçam longe. Gandhi disse que o motivo pelo qual ele nunca se tornou um cristão, foi os outros cristãos!

B. Por causa da punição - O pecado de Abrão trouxe a mão do julgamento de Deus sobre a situação!

- Não seria uma vergonha saber que nossos pecados causaram o tropeço de um crente ou um pecador a estar convicto na sua decisão para o inferno? Mateus 18:6.

C. Por causa dos lucros - A Bíblia nos diz que Abraão saiu do Egito com mais do que quando ele entrou. Isso nem sempre é o caso. Exemplo: O Pródigo - Lucas 15: 11-24, mas às vezes o crente prospera no país distante. No entanto, essas coisas que as pessoas acham que é o lucro, muitas vezes são a perda! Entre os servos que Abrão adquiriu no Egito, havia uma menina egípcia chamada Agar, Gênesis 16:1-3. Ela se tornou um problema para o pecado de Abraão e Sara, e o pecado de Abraão com ela ainda tem consequências no mundo hoje.

D. A lição aqui é esta: "O que achamos que são as melhores bênçãos do mundo, muitas vezes tornam-se os maiores problemas da nossa vida" (Mateus 6:19-21)

IV. É sempre um caminho de desilusão. V. 18-20

O mundo e todas as suas seduções não pode satisfazer a alma que já provou a bondade do Senhor!

A. Por causa do testemunho que se perde - Abrão perdeu o seu testemunho no Egito. Faraó lhe disse, "Leve-a e vá!" Ele foi literalmente expulso do mundo do mundo! As pessoas perdidas nunca esquecem um testemunho em ruínas! Eles nunca se lembram de suas boas obras, mas eles nunca vão esquecer seus fracassos! (Exemplo: De quem lembramos mais, “a pregação de Pedro no dia de Pentecostes, ou sua negação de Cristo?” Davi e a Arca, ou Davi e Betseba?).

B. Por causa das coisas que são esquecidas - No Egito, Abrão não tinha altar, não ofereceu sacrifícios e não levantou nenhuma oração. Ele deixou totalmente Deus fora de tudo o que ele estava fazendo! Quando no mundo, o filho de Deus vive como o mundo. Isso é uma tragédia em si mesmo! Deus, e tudo o que pertence a ele são negligenciados e ignorados! “Ninguém pode servir a dois senhores” - Mateus 6:24.

C. Devido à tragédia que promove - Em vez de trazer a luz do Deus único e verdadeiro para a escuridão do Egito, Abrão apenas trouxe mais escuridão! Ele não era "sal e luz", como ele deveria ter sido!

- Quando saímos de Canaã para o Egito, nós não podemos ser aquilo que Deus nos chamou para ser, Mateus 5:13-16. É sempre uma tragédia quando os crentes deixam o mundo pior do que era quando eles o encontraram!

Conclusão: Onde está a sua tenda acampada esta noite? Você está acampado em Canaã, firmemente fixado na terra da vitória bênção e testemunho, ou você tem descido ao Egito? Tudo o que é preciso para chegar ao Egito é um pouco de compromisso aqui e ali, e antes que você perceba você está à milhas de distância do Senhor. Você nunca vai prosperar contanto que você esteja onde Deus quer que você esteja! Meu conselho é que você volte para casa, reconstrua seus altares e viva para Jesus.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem