Mefibosete: O Rei te chama para sair de Lo-Debar

O Rei te chama para sair de Lo-DebarTexto: II Samuel 9:3-13
Objetivo: Falar da maravilhosa graça de Deus que nos busca e resgata para devolver-nos dignidade e nos fazer assentar a sua mesa.
Introdução: Ao soberano rei, todo poderoso, maravilhoso, o Rei dos reis o Senhor dos senhores, o único que tem imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem nenhum dos homens viu e nem pode ver, a ele seja a honra a glória e o domínio eterno.
Quando estudamos a soberania de Deus nos encontramos com a verdade e a revelação da sua grandeza. Deus é grande e maravilhoso, insondável, todo poderoso, onisciente e majestoso Rei, a soberania de Deus sinala seu direito, sua autoridade e seu governo impassível e eterno.[post_ad]Deus não precisa do homem, Deus não precisa de nada e nem de ninguém, e sem dúvida nos busca e nos traz a sua presença. O amor de Deus é incompreensível para nós os crentes que conhecemos nossas limitações e insuficiências. Por isso a historia de Mefibosete tem tanta vigência para nós, na experiência deste jovem impotente e inutilizado pela vida encontramos algo parecido com nossa própria experiência.
- O rei o procura para abençoá-lo
- Esconde-se do rei por medo, não sabendo que orei só quer lhe fazer o bem.
- Tem uma pobre imagem de si mesmo, se vê inútil e não espera nada de bom da vida.
- As pessoas o desprezam porque o considera inútil de vido a sua deficiência.
- O rei o busca e o leva para viver com ele, e o faz sentar a sua mesa sem se importar que esteja aleijado.

I. O que Mefibosete poderia ter sido e não foi na vida.

- Mefibosete vivia em Lo-Debar= Terra sem pasto.
- Lo-Debar= Um povo em Manassés em Gileade, a oeste do Jordão.
- Lo-Debar é sinônimo de terra árida e desgraça.
- Quantos têm estado em Lo-Debar.
- Quantos há que poderia ter sido alguém, mas a vida, os erros de outros ou seus próprios erros o deixaram coxos e incomunicáveis.
- Mefibosete estava destinado a uma vida privilegiada. Era neto do rei Saul, era filho do futuro rei de Israel, Jonatas. Mas em um só dia perdeu tudo. Sua vida instantaneamente mudou e se transformou em um pesadelo, até que o rei foi buscá-lo.
- Muitos de nós fomos golpeados inesperadamente por circunstâncias trágicas e inesperadas na vida, porém o rei está nos chamando para mudar o quadro de derrota.

II. Alguém o deixou cair. II Samuel 4:4.

- A vida acertou golpes fortes em Mefibosete.
- Em um só dia morreu seu avô o rei Saul e seu pai o futuro rei Jonatas, e para completar a tragédia a ama o deixou cair, deixando-o invalido.
- Às vezes a vida é trágica, não tem explicação que console a alma.
- Às vezes temos que continuar avançando no caminho da vida, ainda que não tenhamos respostas aos males passados.
- Às vezes passamos e perdemos mais tempo escondidos tentando entender as culpas e as irresponsabilidades de outros do que avançando para solução de nossas vidas que está nas mãos do rei.

III. O Rei soberano está te chamando. II Samuel 9:3-5.

- A tradição dizia que os filhos reis depostos ou mortos, deveriam ser mortos. Por que representavam ameaça contra o novo reino, Mas Davi chama Mefibosete para abençoá-lo. João 1:14 “ ...e o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do pai, cheio de graça e de verdade”
- Por ignorância nós os homens nos escondemos de Deus quando mais precisamos dele. Por ignorância corremos, fugimos daquele que mais necessitamos. Lucas 19:10 “Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.

III. Ainda que aleijado, mas na mesa do Rei. II Samuel 9:13.

- Que maravilhosa ação do rei Davi. Por isso a Bíblia diz que era homem conforme o coração de Deus.
- O rei não precisava de um pobre aleijado como Mefibosete, mas sem dúvida o chama, o busca.
- O rei não busca proveito nem beneficio em Mefibosete, senão o contrário quer usar de misericórdia para com ele e exercer sobre ele sua bondade.
- Assim também Cristo nos chama para bendizer-nos e nos assentar a sua mesa por puro amor e bondade. Lucas 22:29-30 “E eu vos destino o reino, como meu pai mo destinou, para que comais e bebais a minha mesa no meu reino e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel”.

Conclusão: Muitos de nós se soubéssemos antes os que agora sabemos, não teriam perdido tanto tempo escondendo do rei que por muitas vezes nos chamava.
Deus tem preparado um lugar a mesa para os Mefibosetes de hoje.
Você é a pessoa a quem o Rei dos Reis está chamando. Se você atender o chamado do rei, hoje começará um novo tempo na sua vida.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Mefibosete: O Rei te chama para sair de Lo-Debar Reviewed by Aldenir Araujo on sábado, novembro 20, 2010 Rating: 5

5 comentários:

  1. Linda mensagem, hoje sei que fui mefibosete na minha vida, mais o senhor me chamou, mesmo em terra de lo debar, adorei ao senhor e ele restituirá todos os meus sonhos amém!!

    ResponderExcluir
  2. depois que li esse esboço entendi quanto tempo vivi escondido de DEUS por causa dos pecados que cometi !!! preso com medo de coisas banais que vivi vergonha de pedir perdão ! meu DEUS obrigado por estar me abrindo os olhos

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito deste esboço, me fez ver a imensa bondade de Deus

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito deste esboço, me fez ver a imensa bondade de Deus

    ResponderExcluir
  5. Só a soberania do Senhor pode nos redimir dos pecados, retirar da carência moral e nos resgatar para a mesa do seu banquete!

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.