Filho, servo ou escravo?


Filho, servo ou escravo?
Texto: 1 Corintios 7:21-24 - Gálatas 4:1-7

Introdução: Um cristão autêntico tem de redobrar-se em cuidados para não se deixar tomar pelo preconceito. Temos de diferenciar o filho do servo e do escravo. Muitos dos que recusam o chamado de Deus ou trilham caminho diferentes do escolhido pelo Pai rendendo adoração a falsos deuses, são escravos e não servos e muito menos filho.
O escravo não tem opção senão servir, é obrigado a fazer tudo o que seu dono manda.
O escravo é uma propriedade.

 [post_ad] 
A Bíblia fala que os hebreus passaram 450 no Egito multiplicaram-se a casa dos milhões, por que nunca se rebelaram? Por que tinham alma sub-julgada. Eram escravos, foram feitos cativos. Geração após geração foram sendo dominados em sua alma, gerando filhos escravos, netos escravos... até que ninguém do povo existente tivesse conhecido a liberdade. Assim existem muitos por ai. Foram gerados, geração após geração longe de Deus, dos caminhos corretos do Senhor, perdendo a personalidade, desenvolvendo um conceito próprio de vida, do que é certo e errado.
O resultado disso:
Escravidão, solidão e finalmente cegueira.
Mesmo assim o escravo tenta aliviar sua dor:
Mas está cego, dessa forma contenta-se com que lhe é oferecido, ficando ainda mais confusos e por vezes aprofundando ainda mais seu estado de cegueira espiritual preenchendo com a idolatria a falta que Deus têm feito em suas vidas.
São sedentos da água da vida, mas por estarem cobertos pelo véu da ignorância satisfazem-se em beber o lodo que o enganador lhes oferece como a pura água da fonte de Deus. Levam uma vida de pecado não por maldade, mas sim por ignorância, pois como estão cegos caíram como presas fáceis nas artimanhas do diabo.
O escravo servidor vive nas trevas.
O filho servo vive na luz.
Mas o diabo não vai ficar assistindo de camarote sua viajem rumo ao colo do Pai, ele não quer desertores em seu exército,  ele não quer te perder para Deus.
O diabo nesta época se alegrava ao ver o povo eleito por Deus misturar-se a promiscuidade, a idolatria e ao paganismo. Deus levantou a Moisés para retirar o povo do cativeiro. O faraó, que perfeitamente cumpria naquele momento o papel do diabo, não desejava que os hebreus saíssem de seu domínio, igualmente aos dias de hoje quando o diabo não deseja que os homem encontrem a luz de Deus.
 
Mas que força tem o diabo contra o poder de Deus? O diabo já foi derrotado. Assim só lhe resta fazer armadilhas para assim tentar tragar alguém para a escuridão.

1. Comodidade de adorar a Deus no reino do Diabo.

Ex 8.25 “ Chamou Faraó a Moisés e a Arão e disse: Ide, oferecei sacrifícios ao vosso Deus nesta terra.”
Vejam irmãos que dessa mesma forma age o inimigo em nossas vidas.
Você já viu a luz, o diabo sabe que depois de ver a luz não tem mais volta o homem quer seguir a luz. Para não te perder ele precisa te segurar, te amarrar, te impedir de prosseguir rumo a luz. Então ele te engana dizendo... vai adora teu Deus, mas adora daqui, do meu reino ...
E como é o reino do diabo?
É o reino das trevas, da falsidade. Adora daqui mesmo - diz o diabo - não precisa mudar tua vida.
Diga diabo não caio mais nessa armadilha.   DECLARE
Vou continuar seguindo meu caminho para os braços do Pai.
Achou que era fácil?
Lá vem a Segunda proposta:
Êxodo 8.28 “ Então, disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que ofereçais sacrifícios ao SENHOR, vosso Deus, no deserto; somente que, saindo, não vades muito longe; orai também por mim.”

2. Não vades muito longe...

Ele te propõe a religiosidade. O que é a religiosidade? É a mudança na mente e não de mente. As pessoas que aceitam esta proposta do inimigo acreditam que sendo santos na frente de sua congregação podem pleitear uma vaga no celeiro do pai no dia da ceifa. Para melhor entender são aqueles cristãos de fachada, na Igreja são santos mas longe dos olhos conhecidos sentem-se a vontade para deixar a sua santidade de lado e tornarem-se profanos.
Vem a terceira proposta:
Êxodo 10.11 “ Não há de ser assim; ide somente vós, os homens, e servi ao SENHOR; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó.”
Que ardiloso é o diabo. Ele sabe que te perdeu, mas mesmo assim ele te faz propostas, te tenta. Mas quem é varão de Deus, ora e vigia.

3. Deixe sua casa em minhas mãos.

Essa é aquela pessoa que, aceitando a proposta de satanás, não ministra na sua casa, com sua esposa ou seu marido, com seus filhos. E aquele que desfruta da palavra de Deus, mas não cumpre a palavra.
Mas mesmo assim o diabo não cansa de fazer propostas.
Ele já perdeu você e os membros da sua casa.
Vem a Quarta  proposta do diabo.
Êxodo 10.24 “Então, Faraó chamou a Moisés e lhe disse: Ide, servi ao SENHOR. Fiquem somente os vossos rebanhos e o vosso gado; as vossas crianças irão também convosco.”

4. Deixe as provisões aqui comigo.

O diabo não possui nada. Se algum coisa sua está nas mão dele é porque você concorda com isso. Tome tudo o que é seu das mãos do diabo. Essa é uma das mais terríveis propostas que alguém pode aceitar. O diabo tenta com o material te tornar novamente escravo do reino dele. Ele não tem direito sobre suas posses.

Conclusão: Nunca esqueça que Deus é fiel.
Ex 10.26 E também os nossos rebanhos irão conosco, nem uma unha ficará; porque deles havemos de tomar, para servir ao SENHOR, nosso Deus, e não sabemos com que havemos de servir ao SENHOR, até que cheguemos lá.

Declare isso, nem uma unha ficará no nome do Senhor Jesus e tomo das mãos do diabo tudo o que me foi dado por Deus, que é meu de direito: a minha salvação, a salvação de minha casa, da minha família, a restauração da aliança de prosperidade feita com Abraão, Isaque e Jacó que por descendência eu tomo posse.

Projeto Atenda

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Filho, servo ou escravo? Reviewed by Aldenir Araujo on terça-feira, novembro 02, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.