A Bíblia e a saúde mental


A Bíblia e a saúde mental
Nosso mundo de problemas emocionais

Texto: Marcos 5:1-15

Introdução:
a. Cristo e seus discípulos atravessaram a costa oriental do Mar da Galiléia e encontraram um homem que estava possuído por demônios.
b. Este homem vivia entre os túmulos. Homens tentaram prendê-lo com correntes, mas foram incapazes de fazê-lo porque ele quebrava as correntes. Este homem possuído vagava entre os túmulos e as montanhas, gritando e ferindo-se com pedras.
c. Quando Jesus encontrou este homem, Jesus expulsou os espíritos imundos (demônios). Os demônios pediram autorização para entrarem em uma manada de porcos nas proximidades. Quando os demônios entraram na manada de porcos, a manada correu para baixo em um monte íngreme para o mar e se afogaram.
[post_ad]
d. Os homens que cuidavam dos porcos foi para a cidade e disse ao povo que o que havia acontecido. Naturalmente, as pessoas ficaram curiosas e saíram para ver o que tinha acontecido.
e. As pessoas ao encontrarem Jesus assentado com o homem, que agora estava "em perfeito juízo". Em vez de ficarem admiradas pelo poder do "milagre de Jesus, o povo pediu a Jesus para sair do território. Atualmente, muitas pessoas têm estupidamente privado-se de bênçãos, não permitindo Jesus em suas vidas.
f. Mas não devemos esquecer um ponto interessante - quando o endemoninhado encontrou Jesus, ele recuperou sua sanidade. Há solidez da mente em estar com o Filho de Deus!

I. Tempos difíceis.

A. A doença mental é um dos principais problemas de saúde em nossa sociedade.
1. Estima-se que pelo menos metade das pessoas em leitos hospitalares estão lá sem nenhuma razão biológica, mas porque têm problemas emocionais.
2. A ciência médica reconhece que emoções como o medo, a tristeza, a inveja, o ressentimento e o ódio são responsáveis pela maioria das nossas doenças. As estimativas variam de 60 por cento a quase 100 por cento.
3. As páginas amarelas da lista telefónica em qualquer grande cidade está repletas de anúncios de psiquiatras e psicólogos.
B. Os psicólogos sugerem que, mentalmente, as pessoas se dividem em três classes em geral.
1. Normal - essas pessoas sentem a sua quota de problemas cotidianos, se cansam, ficam irritadas, ou com raiva de vez em quando, e tem seus altos e baixos.
2. Neurotico - Ele é capaz de viver em sociedade e trabalhar junto com outras pessoas. No entanto, essas pessoas muitas vezes experimentam ansiedade. Estas pessoas podem ser hipocondríacas e imaginar que estão gravemente doentes.
3. Psicóticos - esta pessoa tem um transtorno emocional que é tão grave que requer cuidados privativos de liberdade. Ela perdeu o contato com a realidade e pode estar sujeito a delírios ou alucinações. Ela às vezes se retira completamente da sociedade e não responde aos outros ao seu redor. Ele tende a viver em um mundo próprio.

II. Causas dos distúrbios emocionais.

A. Às vezes a origem destes distúrbios é orgânico, hormonal, ou químico. Pessoas afetadas desta forma necessitam de atenção médica.
B. Defeitos genéticos, alterações degenerativas que acompanham a idade avançada, o uso de álcool e outras drogas pode precipitar alterações físicas no cérebro que se manifestam no trauma emocional. Tal como acontece com o primeiro grupo, essas pessoas muitas vezes requerem atenção médica.
C. No entanto, nem todos os problemas mentais são de origem genéticas ou orgânicas. Os problemas emocionais de algumas pessoas são muitas vezes problemas espirituais. Elas se permitiram subir ao ponto em que essas pessoas simplesmente não podem desfrutar de uma vida feliz, e plena. Essas pessoas se tornam uma infelicidade para si e para aqueles ao seu redor. Pessoas que sofrem de problemas emocionais causados por problemas espirituais não necessitam do aconselhamento de psicólogos ou psiquiatras modernos nem precisam de tratamento medicamentoso.
D. O pecado coloca uma carga emocional enorme sobre aqueles que pecam. Observe o seguinte:
1. O pecado separa uma pessoa de um ser de pureza absoluta, Deus (Isaías 59:1-2). Ninguém pode apreciar a verdadeira felicidade enquanto ele é separado do seu Criador.
2. O pecado entristece. O filho pródigo estava em um estado de depressão, até que "caiu em si" e se reencontrou com seu pai (Lucas 15:11ss.)
3. O pecado deixa cicatrizes. Mesmo quando uma pessoa sabe que foi perdoada de seus pecados, ela pode continuar a carregar o fardo do seu pecado. Muito tempo depois de sua conversão, Paulo se refere a si mesmo como o "principal dos pecadores" (I Timóteo 1:15).
4. O pecado azeda. Carregar o fardo do pecado podem levar uma pessoa a tornar-se negativa e crítica - "hostilidade mal dirigida"
5. O pecado adoece. O pecado pode produzir problemas cardíacos, úlceras e dificuldades emocionais.
6. O pecado endurece. Quando o pecado é deixado sem correção, torna o coração endurecido. Paulo falou daqueles que eram "sem sentimento" (Efésios 4:19).

III. Os problemas espirituais têm soluções espirituais.

A. A psiquiatria moderna é muitas vezes incapaz de lidar com os problemas do homem.
1. A psiquiatria moderna é muitas vezes ateus e, portanto, humanista, vendo o homem como um mero animal.
2. A psiquiatria moderna frequentemente se esforça para ser moralmente neutra e se recusa a fazer julgamentos sobre os valores.
B. Há somente uma solução para os problemas emocionais que são espiritualmente causados.
1. Esta solução é a palavra de Deus - II Pedro 1:3.
2. A Bíblia é o melhor livro de psicologia do mundo. A Bíblia não só diagnóstica as fraquezas da humanidade, ele também oferece a cura.

Conclusão:
1. Assim como Jesus restaurou (através do miraculoso) a solidez da mente do endemoninhado, ele pode restabelecer a solidez da mente (através da sua palavra) para quem tem problemas emocionais devido a lapsos espirituais.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

A Bíblia e a saúde mental Reviewed by Aldenir Araujo on sábado, junho 19, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.