A Jornada de Uma Família Abençoada

A jornada de uma família abençoadaTema: Família

Texto: Gênesis 12:1-9

Introdução: Eu creio que Deus criou a família.
Não existe felicidade plena fora do projeto de Deus, chamado família. E Creio também que Ele tem uma forte disposição em abençoá-la.

Creio que todos nós que aqui estamos, desejamos viver numa família abençoada por Deus. Amém?

Assim foi com a vida e família de Abraão. Vejamos algumas lições da vida desta família, que podemos e devemos aplicar em nossa família, e assim também vivermos “Por uma família Abençoada”.

Para que de fato nossa família seja abençoada por Deus, de forma especial, é necessário...

I. Trilharmos o caminho da renúncia e da obediência. V. 1.

“Então o SENHOR disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.” - NVI

Não é sempre, mas geralmente, para obedecer, você precisa abrir mão de alguma coisa.
É muito importante saber quem está falando, não podemos ter dúvida que a orientação é divina. Assim, nossa obediência não será em vão e nem muito menos errada.

Algumas vezes estamos sendo obedientes a uma “voz”, e não obedientes a Deus. Pode ser a voz: do coração, da razão, da vaidade, do orgulho, do ego ou de uma pessoa, mas não a voz de Deus.

O caminho da obediência não é sempre o mais fácil. Para Abrão representou um grande deslocamento. Deixou: Sua terra, sua parentela e sua casa.

Será que parar caminhar no caminho da obediência sua família terá que empreender algum deslocamento, ou mesmo outras renúncias? Pense nisto!

II. Decidirmos sermos guiados pela fé. V. 1b.

“E vá para a terra que eu lhe mostrarei.” - NVI
Quantas vezes nossa família toma sérias decisões e um dos últimos quesitos consultados é a fé. Deus pode fazer?
Senhor perdoa-nos pelas muitas falhas nesta questão!
A fé praticada. Aponta caminhos, supre, capacita, sustenta e abençoa as famílias!
Deus queria de Abrão uma decisão em ir, porém, a direção seria revelada posteriormente! Que difícil decisão, somente por fé poderia ser tomada.

III. Creiamos e busquemos a benção de Deus. V. 2.

"Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.”

Creia na bênção e busque.

Calebe perguntou à sua filha Acza o que você quer? Ela respondeu: uma benção, um presente. Juízes 1:15

É, eu creio na bênção de Deus, mas não mereço, sou o pior entre os piores, benção é para os outros! Não! A bênção de Deus é para todos que vivem pela obediência e pela fé, como Abrão e tantos irmãos hoje aqui!

Deus disse, eu... “abençoar-te-ei” Creia, receba, que você é abençoado.
“Os filhos do seu ventre serão abençoados, como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos.” – Deuteronômio 28: 4

IV. Sejamos canais de bênçãos para outras famílias. V. 3.

“Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados".

O que você tem feito por outras famílias?

Ref. porque Jesus seria da descendência de Abrão!

É fato, quando abençoamos, também somos abençoados por Deus. E quando amaldiçoamos, somos amaldiçoados. Se promovermos a paz, alcançaremos a paz, é de Deus isto!

Que promessa maravilhosa feita a Abraão, nosso Pai na fé!

“Em ti, serão benditas todas as famílias da terra!” Quantas famílias estão sendo abençoadas pela sua família hoje? Se sua família não existisse ela faria falta a alguém?

V. Lembremos que nunca é tarde para mudarmos. V. 4.

“Partiu Abrão, como lhe ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã.”

Havia no coração de Abrão, fé, obediência, consciência da bênção e desejo em abençoar, por isso partir.

A caminhada seria longa, difícil e ele tinha 75 anos. (E viveu até 130 anos). + 55 anos!

Qual o sacrifício que sua família precisará empreender hoje para alcançar um objetivo, seja em nível do Reino de Deus ou seja em nível pessoal? Porém, em ambos os casos se aplica a regra. Não há vitória sem lutas.

VI. Nunca façamos planos sem incluir nossa família. V. 5

“Levou sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam acumulado e os seus servos, comprados em Harã; partiram para a terra de Canaã e lá chegaram”.

Vamos a muitos lugares e momentos, principalmente por motivo de emprego, maridos vivendo meses longe da esposa e dos filhos, filhos crescendo longe do pai. Por normal que isto possa parecer, não o é! E trazem prejuízos irrecuperáveis as famílias. As pessoas se unem para viver em família na fartura ou na escassez, juntos somos mais forte, diz a Palavra.

Se para ganharem mais, vivem separados, meu conselho: Desconsiderem esta possibilidade. Você correrá TODO o tipo de perigo!

VII. Sejamos uma família de adoradores durante a jornada. V. 7-8.

“O SENHOR apareceu a Abrão e disse: "À sua descendência darei esta terra". Abrão construiu ali um altar dedicado ao SENHOR, que lhe havia aparecido. Dali prosseguiu em direção às colinas a leste de Betel, onde armou acampamento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Construiu ali um altar dedicado ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR”.

Deus falou e Abrão, o adorou! Vamos estar mais íntimos de Deus através de sacrifícios de louvor que cheguem como brasa viva no teu altar.

Deus se revela e fala a nós. Já falou aos homens, diretamente e pessoalmente, por meio de anjos, visões, profetas, Cristo e, hoje continua falando, sobretudo com a sua palavra profética e seus mensageiros.

E Abrão, continuou sua adoração ao Deus vivo! Veja o v.8: “Dali prosseguiu em direção às colinas a leste de Betel, onde armou acampamento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Construiu ali um altar dedicado ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR.”.

Edifique altares de adoração em todos os lugares que você estiver com tua família.

Conclusão: Depois Abrão partiu e prosseguiu em direção ao Neguebe. Abrão no Egito. V. 9.
Que todas as direções e decisões de sua família, sejam em direção à vontade do Senhor!
Uns irão com Abrão para o Sul, outros para norte, outros ficarão pelo centro.

Mas para onde quer que formos nós viveremos e promoveremos famílias abençoadas e abençoadoras!
“A sua cesta e a sua amassadeira serão abençoadas. Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem.” Deuteronômio 28:6

Deus assim nos ajude! E toda arma forjado contra sua casa, em nome do Senhor Jesus venha perecer!

Pr. Carlito Paes

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Gostei muito desta mensagem que fala de família.Deus abençoe pastor

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desta mensagem que fala de família.Deus abençoe pastor

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem