Vivendo Sem Medo

Vivendo Sem Medo
Texto:
Números 14:1-14

Introdução: O medo é um sentimento que cada um de nós tem experimentado.

Se você fizer uma busca na Internet para a palavra "medo", você vai encontrar muitas fobias que os seres humanos enfrentam.

De fato, uma pesquisa no Google com a palavra "medo" lista 496 fobias.

Aqui estão apenas algumas:
  • Ablutofobia: medo de tomar banho.
  • Acluofobia: medo ou horror exagerado à escuridão.
  • Aicmofobia: medo de agulhas de injeção ou objetos pontudos.
  • Brontofobia: medo de trovões e relâmpagos.
  • Cinofobia: medo de cães.
  • Dendrofobia: medo de árvores.
  • Escopofobia ou escoptofobia: medo de estar sendo olhado.
  • Falacrofobia: medo de tornar-se careca.
  • Gnosiofobia: medo do conhecimento.
  • Malaxofobia: medo de amar (sarmassofobia).
  • Teofobia: medo de Deus ou de religião.
  • Tonitrofobia: medo de trovão.
  • Uiofobia: medo dos próprios filhos; medo da prole.
  • Xilofobia: medo de objetos de madeira ou de floresta.
  • Eclesiofobia: medo de igreja.
  • Teofobia: o medo da religião.
O medo é algo que todo homem tem experimentado, mas é preciso lembrar que o medo pode ser bom ou ruim. Toda semana antes de eu estar neste púlpito para pregar, sinto um pouco de medo. Todos nós conhecemos este sentimento. Poderíamos chamá-lo de ansiedade. Poderíamos chamá-lo de ter borboletas no nosso estômago. O bom medo faz você ficar em alerta. Ela nos ajuda a não ser complacente. Esse medo pequeno que experimento antes de pregar serve para humilhar-me e lembrar-me que minha pregação não é sobre mim. Ela é sobre Jesus Cristo, o Senhor!

O medo também pode ser uma coisa ruim. Ele pode nos paralisar. Pode consumir nossas vidas. É o lado ruim do medo, que queremos olhar esta noite. Em Números 14 Moisés conduziu os israelitas da escravidão no Egito.

Eles haviam chegado à Terra Prometida. Em Números 13, Moisés envia um pequeno grupo de homens para espiar a terra. Eles voltaram e deram o seu relatório a Moisés e a todo o povo. Falaram da beleza da terra, mas também que a terra estava cheia de gigantes. (Números 13:26-33). Josué e Calebe foram os únicos dos doze espiões que não deixou o medo oprimi-los. Os israelitas não podiam ver como era possível para eles tomar a terra de um povo tão forte. Isso nos leva a Números 14:1-4. Você pode achar interessante, mas as palavras "medo", "pavor" ou "fobia" não são encontrados nestes versos. Mas podemos ver claramente que o problema das pessoas foi o "medo". Na verdade, a última parte do v.9 nos diz: "Não tenhais medo deles." Eu quero pregar nesta noite sobre; quatro perigos do medo.

Notemos primeiro que...

I. O medo nos faz olhar para trás ao invés de avançar. Números 14:2-4

-"E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhe disse: Ah! Se morrêramos na terra do Egito! Ou, ah! Se morrêramos neste deserto! E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor, voltarmos ao Egito? E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão, e voltemos ao Egito."

A. Uma fé vacilante. O povo estava tão assustado que queriam voltar ao Egito. Eles queriam voltar ao cativeiro, em vez de tomar posse da terra que Deus lhes havia prometido. Os israelitas tinham experimentado o medo antes. Não era algo novo para eles. Eles haviam estado no cativeiro; como escravos no Egito durante 400 anos. Todos sabiam o que era a escravidão. Eles não eram guerreiros treinados. Em Êxodo 14:5-14 eles enfrentaram uma situação parecida com esta. Está escrito assim: "Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos sirva? E aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu povo; e tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egito, e os capitães sobre cada um deles. Porque o Senhor endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse os filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram com alta mão. E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros, e o seu exército e os alcançaram acampados junto ao mar, ao lado de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom. E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e eles tiveram muito medo; então, os filhos de Israel clamaram ao Senhor. E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirares de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, que nos tens tirado do Egito? Não é esta a palavra que te temos falado no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto. Moisés, porém, disse ao povo: Não temais, estais quietos e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre. O SENHOR pelejará por vós, e vos calareis". Faraó tinha acabado de deixá-los ir. Mas depois ele mudou de idéia e começou a persegui-los.

Quando o povo viu os egípcios que vinham após eles, disseram a Moisés para deixá-los sozinhos e deixá-los retornar ao Egito. Mas Deus estava prestes a mostrar a eles o Seu grande poder. Deus disse a Moisés para levantar sua equipe e estender a sua mão. Moisés obedeceu, e o Mar Vermelho se abriu e os israelitas atravessaram sobre a terra seca. Agora, em Números 14, as pessoas estão à beira da terra prometida. Eles estavam na borda das bênçãos que Deus os havia prometido. Mas então a sua fé começa a vacilar e começam a agir como fizeram quando deixaram o Egito. Amigo, se você permitir que o medo te controle, ele o levará a recuar em vez de avançar.

B. Um foco errado. Em vez de olhar para frente às pessoas estão olhando para trás. Aqui as pessoas estavam face a face com seu futuro; eles estão prestes a ver Deus dar-lhes a recompensa que tanto sonharam; e tudo o que eles pensam é no passado. Às vezes nós permitimos que algo ruim que aconteceu no nosso passado nos impeça de avançar para o nosso futuro. Pode ser um relacionamento ruim, uma dor profunda, ou uma perda dolorosa. Se nós continuarmos com o foco no nosso passado, nunca seremos capazes de avançar em nossas vidas. Paulo nos dá alguns conselhos em Filipenses 3:13-14, onde ele nos diz que devemos: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
Os israelitas em Números 14 estavam olhando para a recompensa de Deus e não podiam avançar por causa do medo. Amado você pode imaginar isso? O medo pode nos levar a ter o foco errado, nós olhamos para trás, em vez avançar.

O MEDO NOS FAZ OLHAR PARA TRÁS AO INVÉS DE AVANÇAR. Mas também...

II. O medo nos faz viver com limitadas bênçãos em vez de fé

A. Nós nos esquecemos do poder de Deus. O povo tinha visto as pragas que Deus enviou ao Egito. Eles tinham visto Deus abrir o Mar Vermelho para que pudessem passar sobre terra seca. Eles tinham sido guiados por uma coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite. Faz lembrar o que Deus fez por eles registrado para nós em Êxodo 17? Os israelitas estavam em guerra com os amalequitas. Moisés subiu em um monte, e enquanto seus braços estavam erguidos, os israelitas prevaleciam. Mas quando os braços se cansavam e caíam, os amalequitas prevaleciam. Arão e Hur subiram para ajudar os braços de Moisés até o pôr do sol, e Israel foi vitorioso.

O povo tinha visto Deus fazer algo incrível, coisas milagrosas. E agora por causa do medo, eles tinham se esquecido de tudo o que Deus tinha feito. Eles estavam tão oprimidos pelo medo que só pensavam neles mesmo. Amigos; é o que o medo faz. Ele nos faz esquecer o poder de Deus. Nós nos concentramos em nossos problemas ao invés de nos concentrar no poder de Deus. O salmista disse no Salmo 121:1-2-"Elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro. O meu socorro vem Senhor, que fez o céu e a terra". Amigos, temos a maior ajuda possível à nossa disposição! Por que, então ficamos com medo? O salmista declarou, "O Senhor é minha luz e a minha salvação, de quem terei medo? O Senhor é à força da minha vida, de quem terei medo? Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.  Ainda que um exército me cercasse o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria. Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei:, que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e aprender no seu templo. Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-a sobre uma rocha". (Salmos 27:1-5). O salmista percebeu, "Esta luz nunca pode ser extinta pelo homem, o Senhor é a minha salvação, minha proteção, meu escudo, e a minha defesa, de quem então eu deveria ter medo? Amados, isso é algo que você precisa perceber também!

B. Nós nos esquecemos da provisão de Deus. Eles tinham visto cair comida do céu e fluir água das rochas. Deus tinha sustentado os por quarenta anos de peregrinação no deserto. Nunca houve uma necessidade que Deus não supriu. E ainda com medo, eles esqueceram a provisão de Deus. Amados, eu quero que estejamos conscientes hoje do quanto somos abençoados por Deus. Não podemos deixar que o medo nos faça esquecer as bênçãos de Deus para nós. Devemos usar os nossos medos para nos motivar a realizar grandes coisas para o Senhor. Deus ainda faz grandes coisas. Ele ainda faz milagres! A Bíblia nos promete em Filipenses 4:19 - "O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo a sua riquezas em glória em Cristo Jesus".

O MEDO NOS FAZ OLHAR PARA TRÁS AO INVÉS DE PROGREDIR, O MEDO NOS FAZ VIVER COM LIMITADAS BÊNÇÃOS EM VEZ DA FÉ, e Em terceiro lugar ...

III. O medo nos faz viver com divisão no amor e amizades. Números 14:5-9

-"Então, Moisés e Arão caíram sobre seus rostos perante todo o ajuntamento dos filhos de Israel. E Josué, filho de Nun, e Calebe, filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então, nos porá nesta terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais".

A. As consequências do medo.
Divisão: As pessoas estavam divididas, o verso10 nos diz que eles inclusive estavam considerando apedrejar Josué e Calebe por seguir o desejo de tentar tomar a terra. O que causou essa divisão? MEDO. Josué e Calebe desejavam apoderar-se das promessas de Deus, mas as pessoas estavam tão temerosas que não podiam acreditar que eles eram capazes de assegurar a promessa de Deus. O medo provoca Divisão.
Desconfiança. Quando estamos com medo à tendência é ter desconfiança. Nós ficamos céticos das opiniões dos outros e duvidamos dos motivos dos outros.
Desunião.  O medo divide, mas o ardente amor une.
Deslealdade. O medo nos faz perder o respeito e a consideração pelos outros que não compartilham de nosso medo.

B. Causas da divisão. O medo causa divisão nos relacionamentos. O medo causa a divisão em casamentos, amizades, e no nosso ambiente de trabalho. Amados, é hora de nós trocarmos o medo pela coragem. Nosso casamento depende dela. Não podemos viver com medo do que poderia acontecer. Nossas amizades dependem dela. Eu quero também te dizer esta noite que nossa saúde espiritual depende também de trocar o medo pela coragem e enfocar o melhor de Deus para nós. Nós nunca iremos chegar a grandes alturas para o Senhor se estamos constantemente vivendo com medo de onde sua vontade pode nos levar. "A vontade de Deus nunca irá levá-lo onde a graça de Deus não pode mantê-lo". Devemos simplesmente amar o Senhor e deixar Ele nos levar onde Ele quer.

O MEDO NOS FAZ OLHAR PARA TRÁS AO INVÉS DE PROGREDIR, O MEDO NOS FAZ VIVER COM LIMITADAS BÊNÇÃOS EM VEZ DA FÉ, O MEDO NOS FAZ VIVER COM DIVISÃO NO AMOR E AMIZADES, e finalmente...

IV. O medo nos faz esquecer o plano de Deus para nós. Números 14:3

- "E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não seria melhor voltarmos ao Egito”?

A. O medo; cega. O povo permitiu o medo levá-los a esquecer o plano de Deus. Eles perguntam no verso 3 por que o Senhor lhes trouxe a este ponto apenas para deixá-los cair à espada. Eles reconheceram que Deus os levou até ali. Mas o medo os levou a deixarem de lado a fé na promessa de Deus e substituí-lo com a mentira de que eles não eram capazes de tomar a terra que Deus tinha prometido.

B. O medo amarra. O medo é uma das ferramentas favoritas do diabo. Ele usa o medo para nos impedir de seguir e fazer a vontade de Deus para nossas vidas. Amados, Deus não é o Deus do medo. Satanás é o autor do medo. Seu desejo é manter-nos com medo porque assim nós não vamos seguir e fazer a vontade de Deus. II Timóteo 1:7 diz-nos "Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de poder, de amor, e de moderação". Amados, Deus nos deu um espírito de poder, amor e autodisciplina.

Deixe-me perguntar, "Você se sente como se tem o espírito de poder ou espírito de medo? Você se sente como tem o espírito de amor ou espírito de medo? Você se sente como tem um espírito de autodisciplina? Deus tem grandes planos para sua vida e para a minha vida também. Não podemos deixar que a mentira do medo impeça estes planos! Os planos de Deus nos levarão a lugares que nunca poderíamos ter imaginado. Mas o medo é o nosso maior obstáculo.

Conclusão: Recentemente, assisti uma notícia sobre dois bombeiros que perderam suas vidas em um incêndio. A história foi trágica. Aqueles homens foram mortos ao fazer o que eles foram treinados para fazer. Eles são treinados para entrar em um prédio que está pegando fogo. Eu não sei você, mas eu sou treinado para fugir de um prédio que está pegando fogo. Os bombeiros consideram como sua missão de correr para um prédio em chamas para certificar que todos estão fora de perigo. E eles não têm medo. Por quê? Porque suas mentes estão fixas em sua missão. Se eles estivessem pensando apenas em si mesmos nunca iriam para aqueles edifícios. Eles têm que se concentrar em seu propósito.

Irmãos, precisamos fazer o mesmo.

O MEDO NOS FAZ OLHAR PARA TRÁS AO INVÉS DE PROGREDIR, O MEDO NOS FAZ VIVER COM LIMITADAS BÊNÇÃOS EM VEZ DA FÉ, O MEDO NOS FAZ VIVER COM DIVISÃO NO AMOR E AMIZADES, O MEDO NOS FAZ ESQUECER O PLANO DE DEUS.

O medo nos impede de nosso propósito. Deus tem um plano e um propósito para cada um de nós. Nós não devemos deixar que o medo esteja entre nós e os propósitos de Deus. Devemos manter os olhos sobre a nossa missão. Devemos manter nossos olhos em Deus! Com o poder de Deus, não há realmente nada a temer!

7 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Olá Pastor, A paz o Senhor!

    Excelente estudo. Parabéns!

    Nas Escrituras, é frequentemente repetida a admoestação para "não ter medo" e assim devevmos procurar fazer. Não ter medo poque somos criação de Deus e Ele luta por nós. Ele nos ama, nos socorre quando precisamos e a ele suplicamos.
    Temos certeza de sua presença e a percepção que temos é induzida pela recordação da fidelidade de Deus no passado.(Dt.7: 18-19).

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, graça e paz!
    Seu comentário só enriquece, fico feliz de saber que tenha edificado sua vida.
    Deus lhe abençoe ricamente!
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA” que é a palavra de Deus,” e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Será que tem uma seqüência para salvação? Religião salva alguém? O que é pecado contra o próprio corpo? O que é caminho da carne?
    O que a bíblia diz sobre: Idolatria, o que a bíblia fala sobre imagens e esculturas? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? Crer em Deus é fato! Mas se eu não aceitar Jesus, se eu não confessar Jesus como meu único salvador, mesmo assim serei salvo? Qual é o verdadeiro batismo e a verdade sobre a ceia do Senhor? Quebrando maldição, como assim? Ganhar o mundo inteiro e perde a sua alma? Essas e outras perguntas e resposta você vai encontrar no site. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com “Seja sua bíblia de católico ou de evangélico.” Você pode dizer, eu já estou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II (Pedro cap 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (I A Timóteo cap 2 ver5e6) Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e mal. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas... (Deuteronômio cap 30 ver 15 e 16)
    Quer saber mais acesse:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    “Seja sua bíblia, de católico ou de evangélico.”

    ResponderExcluir
  4. Olá pastor. sou católico e sempre rendo graças a Deus por pessoas que edificam a nossa vida. Parabéns e que Deus continue a iluminar sua vida, um abraço...

    ResponderExcluir
  5. Olá pastor, a paz!
    Sou católico e me senti no dever de lhe parabenizar, pois os seus sermões são iluminados, um forte abraço e que Deus continue a operar em sus vida.

    ResponderExcluir
  6. parabéns pastor! ótimas mensagens.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem