O Que é o Homem? Ou, Quem Sou eu?

O que é o homem? Ou, quem sou eu?Texto: Salmos 8

Introdução: Davi não está tendo uma crise de identidade quando ele pergunta "O que é o Homem?"
O doutor John Whitcomb disse: "Os estudantes universitários que estão à procura de respostas e não podem encontrá-las no humanismo secular, ocupa o segundo lugar em suicídios na América. Em primeiro lugar vem os psicólogos que pensam que têm as respostas e não as tem"

Como você responderia à pergunta: "Que é o homem?" Ou "Quem sou eu?" Eu sou um fracasso","Eu sou rejeitado" “Eu sou o maior".

Davi não está tendo uma crise de identidade, mas uma experiência de adoração! O Salmo 8 é uma explosão de louvor sobre quem é Deus e o que Ele pensa de você e eu. "Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra" (Salmo 8:1 e 9).

Deus é nosso Senhor e Redentor. Deus também é nosso Senhor e soberano. O Salmo 8 não começa e termina com o homem, definindo-o. O Salmo 8 começa e termina com Deus. O Salmo 8 não é antropologia ou psicologia, mas teologia. O Salmo 8 é um hino de louvor a Deus que nos redimiu e governa sobre nós.

Temos de responder à pergunta "Quem sou eu?" À luz de "Quem é Deus?"

1. Quem sou eu? Eu sou o foco do interesse de Deus. V.1-2 

A. Deus está infinitamente acima de mim em 8:1. Davi louva a Deus pela Sua glória que está acima dos céus. No Salmo 113:4-6, Deus em Sua grandeza está acima do universo como um cientista se curvou sobre o seu microscópio para observar o universo como uma pequena gota de água.
"Exaltado está o Senhor, acima de todas as nações, e a sua glória, acima dos céus. Quem é semelhante ao Senhor nosso Deus, que habita nas alturas. Que se curva para ver o que está nos céus e na terra." O Salmo 113:7-9 leva ao nosso próximo ponto que Deus não só está infinitamente acima de nós, mas Ele está intimamente envolvido conosco: "Que do pó levanta o pequeno e, do monturo ergue o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes, sim, com os príncipes do seu povo; que faz com que a mulher estéril habite em família e seja alegre mãe de filhos. Louvado seja o Senhor".


B. Deus está intimamente envolvido comigo (8:2). Deus, que está no topo do universo usa o mais fraco e mais frágil dos seres humanos, as crianças, para silenciar seus inimigos. Cristo citou este versículo para os seus inimigos, os líderes religiosos, que estavam indignados porque as crianças louvavam a Jesus como seu Messias na Sua entrada triunfal em Jerusalém (Mateus 21:16). Com este versículo, ele silenciou os lideres religiosos.

Outra criança nasceu, Jesus Cristo, que totalmente frustrou e derrotou o inimigo de Deus, Satanás.
Você pode estar dizendo: "Deus nunca poderia me usar. Eu sou muito pobre, ignorante demais, também socialmente atrasado." De acordo com 1 Coríntios. 1:26-29, você é o candidato perfeito para Deus usar.

2. Quem sou eu? Eu sou a coroa da criação de Deus. V. 3-5a

A. O universo revela a grandeza de Deus. V.3. Charles H. Spurgeon chama o Salmo 8 de, "A canção do astrônomo" Davi enquanto cuidava das suas ovelhas à noite, podia ver 3 a 4 mil estrelas a olho nu e suspirava tomado pela grandeza de Deus. Os astrônomos modernos com seus telescópios gigantes tem feito algumas descobertas surpreendentes desde 1920. No nosso universo, na Via Láctea, existem 100 bilhões de estrelas. E então, para além do nosso universo existem bilhões de universos, cada um com 100 bilhões de estrelas. Tudo isto, disse Davi, foi "o trabalho dos dedos das mãos de Deus." John Wesley disse: "Deus criou os céus e a terra, e não meia tentativa"

B. O universo revela a pequenez do homem. V. 4ª "Que é o homem?" O homem é uma partícula infinitesimal no espaço, em comparação com o universo incomensurável. De acordo com o Salmo 144:3-4, o homem é um ponto microscópico na linha do tempo da eternidade. Eu sei linha do tempo é uma contradição para a eternidade. Jó perguntou: "Que é o homem?" Em frustração em Jó 7:17-21 contra Deus, a quem Jó acha que está fazendo um grande barulho por nada em sua vida: “Que é o homem, para que tanto o estimes, e ponhas sobre ele o teu coração, e cada manhã o visites, e cada momento o proves? Até quando me não deixarás, nem me largarás, até que engula a minha saliva? Se pequei, que te farei? Ó Guarda dos homens? Porque fizeste de mim um alvo para ti, para que a mim mesmo me seja pesado? E porque me não perdoas a minha iniquidade? Pois agora me deitarei no pó, e de madrugada me buscarás, e não estarei lá” Jó, na essência, disse, "Eu estou sob sua lupa. Eu não posso mover-se sem seu aviso e seu castigo. Quando eu acordo, você está lá. Não posso sequer engolir o meu cuspe sem você me supervisionar. Você colocou um par de olhos nas minhas costas. Se eu pequei, perdoa-me e vamos seguir em frente. Que é o homem para você? Porque todo o barulho?

C. O universo revela a graça de Deus. V. 4b-5
1. Quando Deus está "atento" a este átomo ínfimo no universo de Deus e escolhe-o para si mesmo. Efésios 1:3-4.
2. Quando Deus "visita" fraco, frágil e mortal homem. Deus não escolhe apenas nós, mas Ele cuida de nós.
3. Quando Deus fez o homem à Sua imagem a fim de ter comunhão com ele. O Salmo 8:5 afirma esta verdade de duas formas diferentes. Primeiro, quando Davi escreve que Deus criou o homem "um pouco menor que os anjos".
Aqui está como James Montgomery Boice, explica a primeira verdade: "O aspecto mais interessante do Salmo 8 é a maneira em que coloca o homem no que tem sido chamado de "uma posição de mediação" no universo. Thomas Aquinas foi um dos primeiros a sublinhar este aspecto, dizendo que o Salmo 8 coloca o homem no meio entre os anjos, que estão acima dele, e os animais, que estão abaixo. O homem é um espírito / corpo, segundo Aquino. Os anjos têm espíritos, mas não tem corpo. Os animais têm corpos, mas não tem espíritos. O homem, porém, tem tanto espírito como corpo e assim está abaixo dos anjos" Sabemos por esta descrição de Davi que não era um evolucionista ateu ou ele teria escrito que o homem foi criado "um pouco maior do que os animais".
Em segundo lugar, não só Deus tem "glória" que está acima do universo em 8:1, mas o homem Deus coroou com a Sua glória. Ambas as declarações são iguais a declaração em Gênesis que Deus criou o homem à Sua imagem.

Tão grande como é o universo, Deus não fez estrelas conforme a sua imagem. Tão incomensurável que é o universo, Cristo não morreu por planetas, Ele morreu por você e por mim. Deus não desejou ter comunhão com galáxias. Estamos sozinhos no universo vasto de Deus somos feitos à Sua imagem e temos o potencial e o privilégio de comunhão com Deus.

3. Quem sou eu? Eu sou o destinatário da coroa de Deus. V. 6-8

A. Deus criou o homem para governar a terra.
No Salmo 8:6-8, Davi cita Gênesis 1:26-28 que é uma referência a Adão antes da queda no pecado. Deus coroou o homem com "honra e glória", que são atributos de um rei. Quando Adão pecou, ele foi destronado. Hoje o homem não é um governante, ele é um rebelde. O homem não é o soberano que Deus lhe destinou a ser, o homem é um pecador. Hoje, o homem temporariamente não está percebendo o Salmo 8.


B. Por causa da queda do primeiro Adão no pecado, Deus enviou o último Adão, Jesus Cristo. O último Adão, Jesus Cristo, recuperou tudo o que o primeiro Adão perdeu na queda. Deus planejou o primeiro Adão para reinar, mas ele se rebelou e perdeu o controle e o reino. O Novo Testamento cita o Salmo 8:6-8 e aplica-o a Cristo. "Todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés .... Mas, agora, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas" (Hebreus 2:8). "Na realidade, Cristo está sentado à direita do Pai, e tudo tem sido submetido a seus pés, mas o pleno exercício desse poder não está evidente até o seu retorno"
1. Mesmo enquanto estava na terra Cristo governou um peixe: um cardume de peixes (João 21:6), um único peixe (Mateus 17:27). Cristo governou os animais: um jumentinho sem domar (Mateus 21:2). Cristo governou as aves (Lucas 22:34). Além disso, Cristo expulsou demônios, curou os doentes, e andou sobre a água. Todas estas foram as prerrogativas do Antigo Testamento sobre o Messias predito.
2. Hoje, Paulo diz em Efésios 1:22 que Deus "E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja" Um exemplo de Cristo reinando hoje está em Colossenses 1:13. Cada vez que um pecador é convertido Deus liberta o pecador do poder das trevas e o transporta para o reino do seu querido Filho, sobre o qual reina Cristo.
3. O pleno exercício do poder de Cristo e do reino vai acontecer no futuro em sua segunda vinda de acordo com 1 Coríntios 15:24-27 onde o Salmo 8 é citado novamente. "Depois, virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força. Porque convém que reine, até que tenha posto todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que será destruído é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés."
4. Por causa da morte de Jesus, podemos reinar com ele.
Jesus em sua encarnação foi feito um pouco menor que os anjos de acordo com Hebreus 2:9. Jesus não se tornou um anjo em sua encarnação, porque os anjos não morrem e eles são seres espirituais. Jesus em sua encarnação tornou-se homem, que morre porque tem corpo físico "pelo sofrimento da morte."

Na cruz, Jesus foi "coroado de glória” (Hebreus 2:9). Durante seis horas, a cruz foi o trono de Jesus. Ele estava governando e reinando como Rei dos reis e Senhor dos senhores, conquistando a morte, o inferno, e o túmulo. Porque Ele vive, nós vivemos. Porque Ele reina nos reinaremos com ele. Porque Ele foi coroado com a "glória" na cruz em Hebreus 2:9 que entraremos na "glória" do milênio (Hebreus 2:10) e reinaremos com Ele e, finalmente, realizar o Salmo 8 que é o propósito original de Deus para nós.
Apocalipse 1:5-6 afirma a mesma verdade abençoada: "e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos, e o soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e nos lavou de nossos pecados no seu próprio sangue, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele glória e poder pelos séculos dos séculos. Amém"


Conclusão: Como começa o Salmo 8 termina no versículo 9: "Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra."

Devemos louvar ao Senhor porque somos o foco de seu interesse, a coroa de Sua criação, e o destinatário de sua coroa.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem