5

Como realizar uma cerimonia de casamento Versão Tradicional

Cerimonia de casamento – #1

Procissão de acompanhantes

Desfile dos acompanhantes — música 1

Procissão de menina das flores, menina das alianças, família e noiva

Desfile da noiva com os pais — música 2

Noiva para enquanto pastor se dirige á congregação

Declaração de intenções

“Estamos hoje reunidos na presença de Deus para darmos Graças pelo dom do casamento e para testemunharmos a união de __________ e de ___________________. Em várias tradições o casamento é um sinal da intenção do Nosso Deus para a plenitude da sua criação. Desde o caos Deus trouxe a ordem e esse propósito criativo de Deus ainda está hoje funcionando. A união de duas pessoas é única, íntima e criativa. A união do casamento é uma demonstração de amor e do bom funcionamento da sociedade. O casamento é uma celebração da criação de Deus.

A união de duas pessoas de famílias e passados diferentes com vista a estabelecerem uma nova família é um acontecimento importante e memorável. Para aqueles de nós que estamos ligados ao ________________ e á __________________ por laços especiais de amizade, amor ou afeto a sua união de corpo alma e coração é motivo para todos nós celebrarmos!

O Casamento não é só mais uma cerimónia nem tem apenas a haver com um relacionamento entre um casal. Casamento deve ser feito com responsabilidade e oração. Este casamento trás hoje a união entre duas pessoas, duas famílias, (duas comunidades de fé). O casamento é no meio de uma sociedade em desmembramento um sinal de esperança. Merece o nosso apoio e o empenho da família e amigos ao apoiar a união do __________ e da ____________ no seu desejo de continuarem juntos as suas vidas.”

Oração

Oramos a ti Senhor, a fonte de toda a benção com felicidade gozo pelo dom do casamento que celebramos hoje. Que possas dar ao _______ e á ___________ a capacidade para sempre se alegrarem no seu amor. Que possas cumprir os desejos do seu coração. Que possas abrir os seus olhos para a beleza e o mistério do amor que os trouxe ao teu altar. Que eles sempre mantenham pela sua vida os votos e promessas que estão hoje fazendo e que a tua benção sempre os acompanhe, em nome de Jesus, Amém!

Entrega da noiva

(pastor dirigindo-se ao pai da noiva): “Quem dá esta mulher para se casar com este homem?”

(Pai da noiva responde em voz alta): “A sua mãe e eu a entregamos!”

Musical interlúdio enquanto sobem a plataforma - música 3

Saudações (Mensagem á assistência e aos noivos)

O casamento não é um ato privado mas uma cerimónia pública. Devemos encarar o casamento com responsabilidade e em oração. Este casamento junta estas duas vidas diante de vós todos e de Deus.

Mensagem aos noivos

Mensagem do Pastor aos noivos.

Votos nupciais

Pastor: ______________ e ______________ por favor declarem a vossa intenção nesta união expressando os votos um ao outro.

________(Noivo), repita em voz alta depois de mim:

Eu_____________ prometo diante de Deus e da minha família e amigos presentes; que irei amar-te, respeitar-te e estar sempre contigo através das mudanças em tua vida. Irei cuidar de ti e alimentar o nosso amor enquanto eu viver

(Noiva repete o mesmo que o noivo)

Leitura da escritura

O Amor é sofredor, é benigno; a caridade não é invejoso; O Amor não trata com leviandade, não se ensoberbece,

5 não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6 não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O AMOR NUNCA FALHA (1 Coríntios 13:4-8, 13b)

Tendo este amor em vossos corações sei que é o vosso desejo selá-lo através da troca das alianças

Troca de alianças

Embora pequenas em tamanho o seu significado é muito grande. As alianças são de metal precioso, lembrando-nos que o amor é igualmente precioso. Uma amor tem um custo a pagar. Estes anéis são um circulo represento que o amor nunca tem fim. Enquanto vocês usarem estes anéis estejam vocês juntos ou afastados serão por eles lembrados dos votos que aqui estão declarando.

(O anel deve ser colocado na ponta do dedo enquanto a declaração é feita e deverá ser enfiado quando o voto terminar)

 

O Noivo repete primeiro:

______, dou-te este anel como um símbolo da minha promessa. Dou-te tudo o que eu tenho e tudo o que eu sou. Prometo amar-te e honrar-te, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Amém!

 

A Noiva repete em seguida

Acender a vela da unidade

Três velas estão num candelabro. As duas velas dos lados são acesas pelas mães e a do meio está apagada. Os noivos irão cada um pegar uma vela e quando o pastor terminar a explicação desta parte da cerimónia acendem simultaneamente a vela do meio depois, ao mesmo tempo cada um apaga a sua vela, ficando apenas a vela do meio acesa.

Explicação:

“Estas velas representam as vossas vidas. Elas eram duas luzes distintas, cada uma capaz de ir por caminhos separados. Deste momento em diante passarão a ser apenas uma luz.

Enquanto cada um de vós pega a sua vela e acende a vela do meio isto representa a vossa união numa só carne. Antes as vossas vidas estavam divididas mas agora estão unidas numa só. A Partir de agora vocês são um só em Cristo.

Vão até a mesa das assinaturas – música 4

Assinatura do registro de casamento

Aproveitar este momento para tirar algumas fotografias

Oração pelos noivos (Pastores presentes)

Chamar todos os pastores presentes e orar pelos noivos enquanto este se ajoelham virados para a congregação.

Pronunciar do casamento

Agora que o _____________ e a _______________ se entregaram um a outro através dos votos solenes de casamento diante de nós e de Deus como testemunhas. Tendo já trocado os seus votos e as suas alianças. Tendo igualmente assinado os documentos que consumam legalmente este casamento. Pelo poder investido em mim como ministro do evangelho. Eu vos declaro marido e mulher, juntos para toda a vida, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.

Aqueles que Deus juntou que não os separe o homem!

 

Beijo nupcial

(Nome do noivo)_______, podes beijar a tua noiva.

 

Benção sacerdotal

Que Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo vos abençoe, guarde e mantenha. Que o Senhor coloque sobre vós o seu favor e vos encha com todas as bênçãos espirituais.

 

Apresentação do noivo e da noiva

Senhoras e Senhores, é a minha honra e o meu privilégio apresentar-vos, pela primeira vez: O Senhor e a Senhora ___________ (Apelido do Noivo)

 

Procissão final — Marcha Nupcial – música

Postar um comentário Blogger

  1. Tou muito satisfeito pelo ensinamento assim que chegar minha vez de casar irei seguir todos passos diretinhos.

    ResponderExcluir
  2. @Anônimo
    Que bom, faço votos para que a tua benção seja plena. Só não esquece de me convidar. rsrrss
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Que roteiro de cerimônia mais lindo! vc tem o dom da pregação.

    ResponderExcluir

 
Top